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O aplicativo de entrega de comida iFood lançou uma nova ferramenta para seus usuários. Com o intuito de agilizar ainda mais a vida de quem tem pressa para comer, o serviço anuncia a inclusão do botão "PraRetirar". A nova funcionalidade deve permitir aos clientes retirar os pedidos feitos pelo aplicativo no próprio restaurante, sem o pagamento do frete.

Inicialmente, a ferramenta está disponível somente na cidade de São Paulo, para testes, mas deverá ampliar seu funcionamento para outros municípios, em breve. De acordo com a empresa, além de levantamentos globais do mercado de Food service, o iFood também realizou pesquisas com restaurantes parceiros e consumidores e acredita que a melhoria agilizará ainda mais a rotina de quem tem pressa de comer.

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Como funciona

Ao pedir a refeição pelo aplicativo, além do tempo de preparo - que já é mostrado atualmente - o usuário recebe uma notificação para retirar sua refeição quando ela estiver pronta. Assim é possível calcular o tempo de preparo e chegada, passando no estabelecimento apenas para retirar o pedido, já que o pagamento será feito online.

Por enquanto, a função está disponível apenas em alguns restaurantes selecionados da cidade.

Moradores da Região Metropolitana do Recife (RMR) estão sofrendo por causa da chuva que cai sobre nesta quinta-feira (13). Em apenas 6 horas, a capital pernambucana registrou um equivalente a 10 dias de chuvas. Por conta disso, muita gente tem enfrentado dificuldades para chegar ao trabalho ou outros destinos e as alternativas de transporte, como os carros particulares, se tornam mais atrativas. Porém, usuários da Uber que tentaram solicitar motoristas pelo aplicativo não estão felizes com a opção.

No Twitter, muita gente reclama dos preços que estão sendo cobrados pelo serviço. Com a diminuição de condutores rodando pela cidade, por causa da chuva, os valores para uma corrida chegam a ficar até 10 vezes mais caros que o normal.

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Viagens como do Centro da cidade até bairros como os Espinheiro, Graças e Aflitos, passaram de R$ 10 para quase R$ 50. Destinos como o aeroporto Gilberto Freyre ou a cidade de Olinda chegam a mais de R$ 100.

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Apesar de trabalhar no desenvolvimento de carros autônomos desde 2015 e pretender integrá-los a seu serviço de transporte, o Uber não funcionará sem motoristas parceiros "nas próximas décadas", garantiu ontem o diretor de tecnologias avançadas da companhia, Eric Meyhofer. Apenas no Brasil, 600 mil pessoas trabalham como motoristas cadastrados na empresa.

Segundo o executivo, a oferta de mão de obra hoje é baixa comparada com a demanda e tem limitado o crescimento do Uber. Daí, a necessidade de incorporar o carro autônomo. "Vemos esse veículo como um adicional", destacou. A ideia, segundo Meyhofer, é que os carros autônomos circulem em áreas de acesso "mais fácil", deixando as rotas mais difíceis e que pagam mais aos trabalhadores.

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"Será uma rede híbrida, com parceiros e veículos autônomos por muito tempo. Talvez para sempre. Os motoristas parceiros são um ativo gigante para nós", disse Meyhofer, em evento da empresa em Washington (EUA).

Novo modelo. Ontem, a empresa apresentou um novo protótipo do carro autônomo desenvolvido em parceria com a Volvo, com quem trabalha desde setembro de 2016. É o terceiro veículo criado pelas duas companhias e o primeiro que dispensa integralmente o motorista.

O carro tem sistemas de freio e direção projetados para serem controlados por computador. Se algum equipamento falhar, um sistema também eletrônico para o automóvel imediatamente.

Segundo Meyhofer, o acidente ocorrido em março de 2018, no Arizona (EUA), quando um carro autônomo da empresa matou uma pedestre enquanto circulava, tem influenciado o desenvolvimento do veículo. "Se as pessoas não acreditarem que esse veículo é seguro, não entrarão nele. O que construímos é o veículo mais seguro que podemos ter." O Uber não tem previsão de quando o carro autônomo será oferecido em seu aplicativo.

De lado. O grande movimento de helicópteros no espaço aéreo de São Paulo foi um dos motivos que levaram o Uber a desistir de testar na cidade o "carro voador" em 2020. Na terça-feira, a empresa anunciou que escolheu Melbourne, na Austrália, como primeira cidade fora dos EUA. São Paulo estava na lista das finalistas ao lado de Paris, Mumbai e Tóquio, além de Melbourne. Nos Estados Unidos, Dallas e Los Angeles receberão testes.

Em 2016, o Uber chegou a oferecer um serviço de viagens por helicóptero na cidade, mas o projeto durou apenas um mês.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O UberEats, serviço de entrega de comida da startup americana, anunciou ontem que vai passar a testar o uso de drones para reduzir o tempo dos pedidos. Segundo a empresa, os veículos aéreos não tripulados devem viajar dos restaurantes até o teto de carros estacionados. Depois disso, caberá a motoristas parceiros da empresa fazer a última parte da viagem, entregando as refeições até a casa dos clientes. O sistema já está sendo testado com uma filial do McDonald's em San Diego, nos EUA.

O anúncio foi um dos destaques de ontem do Uber Elevate Summit, evento que a empresa realiza nesta semana em Washington. Até agora, empresas como Google, Amazon e até a brasileira iFood tem experimentado fazer entregas por drones em casas com quintais e espaços abertos. A solução "aérea", porém, é inviável para apartamentos - e foi por isso que o Google adotou a solução combinada entre o drone e veículos terrestres. Para ter certeza de que o drone está entregando a refeição no veículo certo, os carros serão equipados códigos QR em seu teto - as imagens devem ser lidas pelos s veículos aéreos.

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Diretora global de desenvolvimento de negócios do Uber Eats, Liz Meyerdirk, destacou que o sistema permitirá que restaurantes atendam mais clientes sem ter de estarem em diferentes localidades. "As entregas com drone serão mais rápidas, o que significa que o alimento chegará mais quente e a comida terá melhor qualidade", afirmou, durante o evento. Sem fornecer números, a executiva disse que os drones devem ser capazes de superar o tempo médio de entregas feitas por motos nos EUA - de meia hora para um raio de 4,8 km (ou 3 milhas).

Segundo ela, haverá testes com outros dois restaurantes de San Diego ainda este ano - um deles, de comida mais sofisticada. Para isso, a empresa trabalha na criação de uma caixa que será acoplada ao drone para as entregas. O recipiente deverá ter espaços separados para alimentos quentes e frios. Apesar de parecer simples, o desenvolvimento do recipiente tem demandado muito trabalho, disse a executiva, que acrescentou ainda que a empresa não pretende informar aos clientes que seus pedidos foram entregues por drones.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O "carro voador" desenvolvido pela Embraer X, subsidiária da Embraer para negócios disruptivos, será uma aeronave para "as massas", conforme definiu Antonio Campello, presidente da unidade. Por dentro, o veículo planeja lembrar um SUV (utilitário esportivo). O modelo foi divulgado ontem pela companhia em Washington, nos EUA, durante evento do Uber sobre transporte aéreo.

As duas empresas trabalham em parceria para desenvolver projetos na área. Ainda não há cronograma público para a apresentação da aeronave da Embraer e, portanto, não se sabe se a empresa brasileira participará dos primeiros testes planejados pelo Uber já no ano que vem.

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Ontem, a americana revelou que fará testes com os veículos em 2020 nas cidades de Melbourne, na Austrália, e Dallas e Los Angeles, nos EUA. São Paulo, que tem o maior número de viagens do aplicativo de transportes no mundo, estava cotada para receber o piloto, mas foi preterida pela australiana. Em janeiro, o governador João Doria (PSDB) chegou a receber uma equipe do Uber para falar sobre o projeto.

Além da Embraer, o Uber trabalha com companhias como Boeing e Bell para criar a nova forma de transporte, chamada tecnicamente de Evtol (veículo elétrico para pouso e decolagem verticais). A previsão é de uso comercial a partir de 2023.

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SUV. Segundo Campello, o projeto está em fase "preliminar". A ideia de criar o veículo semelhante a um SUV teve a intenção de transmitir familiaridade e segurança. "A gente precisa ser seguro e fazer com que o passageiro se sinta seguro. O SUV é um símbolo de segurança", disse.

Como o veículo será elétrico e usará bateria recarregável, o custo de decolagem e aterrissagem deverá ser inferior ao de um helicóptero comum - a empresa não divulga valores. O design simples da aeronave, com peças fixas, também deverá tornar sua manutenção mais barata. "Estamos fazendo essa aeronave para muitas pessoas. Não é uma aeronave VIP, é para as massas. Vamos transportar milhares de pessoas", disse Campello.

O carro voador da Embraer deverá ser de fácil acesso e fazer o menor ruído possível, já que a ideia é que ele voe mais baixo que os helicópteros. "Não adianta voar sobre o trânsito, mas demorar 15 minutos para entrar a bordo", disse André Stein, diretor de estratégia da Embraer X.

Segundo Campello, grande parte do projeto está sendo feita no Brasil. A EmbraerX não foi incluída na venda de 80% da área comercial da empresa para a Boeing e as criações da companhia seguem independentes.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Durante duas semanas a empresa Via Technolies testou na cidade de Curitiba, no Sul do país, um ônibus autônomo - ou seja, que não precisa de condutor. A veículo é capaz de tomar decisões com base no trajeto, podendo corrigir a rota em casos de imprevistos na pista.

O ônibus pode funcionar também com o motorista, que passa o controle para a central apenas em situações em que se sente sonolento ou tenha algum outro tipo de dificuldade. Toda a rota é controlada remotamente, em tempo real, dando mais segurança nas paradas efetuadas pelo meio de transporte.

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Apesar de ainda não serem tão populares os ônibus autônomos vêm ganhando espaço no mundo. Países como Japão, Holanda, Alemanha, França, Suíça e Estados Unidos já possuem modelos transitando em suas vias, sendo a grande maioria elétricos e produzidos pela empresa francesa Navya.

Mesmo após o teste ainda não há promessas desse tipo de ônibus começar a circular pelas ruas tupiniquins, uma vez que o veículo não tem ligação com a prefeitura de Curitiba.

Entre maio e novembro de 2019, representantes da Apple estarão cruzando o Canadá para coletar dados que serão usados ​​para melhorar o Apple Maps. A iniciativa tem a intenção de atualizar detalhes da estrada, sinalização e pontos de referência que podem ter mudado com o tempo. Alguns desses dados serão publicados em futuras atualizações do Apple Maps

Ao todo,ez dcidades receberão a visita da maçã e a empresa garante que deve borrar rostos e placas nas imagens coletadas antes da publicação. As informações coletadas serão trabalhadas por equipes em Cupertino, Califórnia. A empresa afirma que pretende publicar esses dados em uma atualizações futuras.

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Concorrência com a Google

Recentemente, a Google brincou ao comparar a qualidade da nova tecnologia usada no Google Maps com o mapa da Apple, em um comercial do Pixel 3a. No vídeo de 15 segundos a gigante da internet reforça como é difícil saber a exata localização na ferramenta, enquanto Pixel 3a, ao contrário do “phone X”, se utiliza de realidade aumentada para situar precisamente o usuário.

Produzido em Campinas, São Paulo, um ônibus 100% elétrico foi testado nas ruas de Salvador, capital da Bahia. O veículo da empresa chinesa BYD tem capacidade para transportar 51 passageiros em pé e 26 sentados e não transmite qualquer tipo de poluição ao meio ambiente.

O ônibus possui dois motores, sendo um em cada roda, freio ABS, potência de 400cv e consegue rodar em 250 km com a bateria completa, que leva até 4h para ser recarregada. O sistema de carregamento da bateria é feito em uma central de abastecimento, que pode ser instalada na garagem dos ônibus.

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O veículo é conectado em uma tomada até concluir o processo. “Nós estamos testando as questões da autonomia e da logística do carregamento, assim como a funcionalidade do veículo. A gente precisa garantir que o ônibus elétrico tenha as mesmas condições que tem um ônibus a diesel”, frisa Fábio Mota, secretário de mobilidade de Salvador.

A assessoria de Salvador aponta que os testes estão servindo para ver como é a funcionalidade desses veículos e já estudam possibilitar esta realidade automotiva para a população.

A Tesla espera implementar em 2020 "robô-táxis" autônomos, anunciou nesta segunda-feira (22) o CEO da empresa, Elon Musk, durante a apresentação de sua tecnologia melhorada para veículos sem motorista.

Musk disse em uma apresentação a um investidor que espera a aprovação do regulador em algumas jurisdições para o serviço de transporte autônomo de táxis, que poderia utilizar alguns veículos Tesla na estrada se seus proprietários estiverem de acordo em compartilhar estes veículos.

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"Estou muito confiante em prever os robôs-táxis autônomos para o ano que vem", disse Musk, ao acrescentar que espera operar um modelo similar para o Uber ou o Airbnb.

Acrescentou que a Tesla pode adicionar um aplicativo de viagens compartilhadas e os proprietários que escolham participar da rede poderiam se beneficiar disso.

"A utilidade fundamental dos veículos aumenta em um fator de cinco" com um sistema de táxis, disse.

Antes a empresa havia revelado um hardware com capacidade de "autocondução completa" como parte de sua estratégia de levar carros autônomos ao 'mainstream'.

A Tesla já permite a autonomia parcial para seus carros, mas o caminho para ter a autonomia total enfrenta obstáculos legais e de regulação consideráveis.

O chip anunciado chega em um momento em que a Tesla concorre com a Waymo, a Uber e os fabricantes tradicionais para levar ao mercado os automóveis autônomos.

Musk disse que o chip, que está sendo instalado em todos os veículos da Tesla, tinha um significado simbólico na condução autônoma.

"Inicialmente isto parecia improvável. Como é possível que a Tesla, que nunca havia criado um chip, poderia criar o melhor chip do mundo? Mas foi isso que aconteceu", disse.

Apesar das afirmações de Musk, os veículos da Tesla não estão implementando a definição padrão de autonomia de "nível 4", que controlaria todas as funções com um humano em espera ou uma autonomia de "nível 5", que não necessitaria humanos.

Musk disse que espera que com a tecnologia Tesla, os motoristas não precisem tocar no volante a partir do início do ano que vem e que deve obter a aprovação regulatória em algumas áreas no fim de 2020.

Imagine passar mais de uma hora dentro de um carro para fazer um percurso de 7km. Ou pior, fazer esse mesmo trajeto dentro de um ônibus lotado, sem o mínimo de conforto, enfrentando temperaturas dignas de um deserto. Essa é a realidade da maioria das pessoas que moram na Região Metropolitana do Recife  e que precisam se locomover nos horários de pico da cidade. Para fugir desse caos urbano muita gente acaba optando por utilizar os serviços de compartilhamento de bicicletas, disponíveis em diversos pontos da região.

No Recife, existem dois aplicativos que lutam pela preferência da população, o Bike itaú, também chamado de BikePE, e o novíssimo Yellow - que trouxe, além das bicicletas, a possibilidade do usuário andar também de patinete. Para ajudar você a decidir qual utilizar, fizemos uma lista de prós e contras dos dois aplicativos. Confira.

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Aplicativo

Os dois serviços funcionam via aplicativo gratuito, o que ajuda a agilizar a vida do usuário. Desta forma é possível conferir o local em que estão alocadas as bicicletas, raio de utilização, além de ser por ele que os ‘bicicleteiros’ colocam créditos que serão utilizados.

Prós da Yellow

1. Fácil localização. No aplicativo da Yellow é possível ver onde estão as bicicletas ou os patinetes disponíveis, representadas por pontinhos no mapa da cidade. No caso dos patinetes, como são elétricos, também é possível saber qual o nível da recarga da bateria.

2. Design limpo e Intuitivo. É fácil usar o aplicativo das amarelinhas, que permite que o usuário escolha qual a forma de locomoção quer utilizar, facilitando encontrá-las no mapa. O botão de escanear o QR code para liberação dos veículos fica no centro e ao deslizar a tela da esquerda para a direita também é possível ter acesso ao menu com recargas, espaço para códigos promocionais e histórico de corridas.

3. É mais leve e, consequentemente, mais ágil.

Prós do Bike Itaú

1. Fácil localização.

2. Vagas disponíveis nas estações. Ao contrário da concorrente, no BikePE é preciso deixar as bicicletas em estações próprias para elas. Por isso o app avisa quantas vagas estão disponíveis para estacioná-las e quantas estão ocupadas.

Contras

O dois aplicativos acabam, muita vezes, enganando os usuários quanto a localização das bikes. No BikePE as estações lotadas, com bikes quebradas, são a principal queixa dos usuários na página do aplicativo, na Playstore. O app das laranjinhas também é mais pesado que a rival e a utilização do VEM não faz muito sentido, já que os créditos não são utilizados.

Mobilidade

Prós da Yellow

1. Pode estacionar em qualquer lugar;

2. Cestinha. Suporta até 5kg, ideal para quem precisa carregar mochilas ou fazer compras rápidas.

Prós da Bike Itaú

Bicicleta  com pedal mais leve;

Pneu mais grosso que facilita andar em qualquer terreno;

Número de bikes disponíveis é maior.

Contras

Aqui as amarelinhas saem perdendo. Porque são mais difíceis de pedalar e não possuem marcha para controlar a força usada no pedal, às vezes são colocadas em lugares de difícil acesso e, quanto aos patinetes, não são muito fáceis de andar nos obstáculos que as vias recifenses apresentam.  Além disso, por ser recém-chegada, as amarelinhas ainda são poucas.

Raio

No quesito das áreas atendidas pelos dois serviços os prós são, em sua maioria, das bikes Itaú. Isso porque, por ser novidade, a Yellow atende um mapa muito registro na cidade, concentrando-se apenas no Centro e no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul. Já as laranjinhas do Itaú atendem uma boa parte a região metropolitana, com estações em Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Ao todo, são 800 bicicletas, disponíveis em 80 estações.

Custo benefício

Prós da Yellow

1. Valores atrativos para viagens curtas.

2. Possibilidade de estacionar em qualquer lugar

3. Sem limite de horário para uso ou entrega (a não ser para o patinete)

4. Aplicativo leve

Prós da Bike Itaú

1. Planos diários ou mensais sem limite de utilização

2. Estações fixas que não atrapalham o espaço urbano

3. Valores atrativos para o dia a dia

4. Tempo adicional gratuito para encontrar uma nova estação

5. Cartão de usuário exclusivo para o serviço

Contras

Em relação ao custo benefício, depende da sua necessidade. Os valores para usar uma Yellow, por exemplo, variam de R$ 1,50 a cada 15 minutos de uso, a bicicleta, até R$3 + R$ 0,50 por minuto de uso, para o patinete. Porém, no dia a dia, é um barato que pode sair caro.

Quem costuma usar a bicicleta como principal meio de locomoção e precisa pegar várias vezes a magrelinha, ou percorrer grandes distâncias, pode acabar gastando mais do que pretendia. Além disso, a taxa de resgate para quem deixar a amarelinha fora do raio custa R$30. O que salga o bolso de quem mora nas regiões não atendidas pelo serviço.

Quanto a BikePE, o maior contra é o horário de funcionamento, das 5h à 00h. O que impossibilita quem precisa fazer algo de madrugada. A constante de informações erradas no aplicativo, que demora para ser atualizado e não indica se há bikes bicicletas com defeito alocadas nas estações também gera reclamações.

A empresa mexicana América Móvil, dona da Claro no Brasil, anunciou nesta segunda-feira (18) a compra da Nextel Brasil. A empresa assinou o contrato para adquirir a totalidade da Nextel Brasil por U$$ 905 milhões, cerca de R$3.5 bilhões.

Antes disso os detentores da ação eram a NII, com 70%, e a Ai Brasil Holdings, com os 30% remanentes. Após a transação, a América Móvil se torna a única controladora da Nextel.

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Em comunicado, a América Móvil destacou que, com a transação, a sua subsidiária Claro "consolidará sua posição, uma das principais prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil", fortalecendo sua base de assinantes e cobertura nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, os principais mercados brasileiros.

O fechamento da transação está sujeito a aprovação pelos acionistas e atuais controladores e da obtenção das aprovações pelas autoridades regulatórias (Anatel) e de defesa da concorrência (Cade).

Por Waleska Andrade

O aplicativo de transportes feminino Mary Drive realiza, nesta sexta feira (22), o lançamento do serviço na capital maranhense. O evento acontece no auditório da Faculdade UNINASSAU São Luís, a partir das 18h, e contará com um bate-papo e troca de experiências sobre o aplicativo.

Mary Drive foi desenvolvido para oferecer mais segurança para o público feminino que usufruem desse tipo de serviço. O diferencial é que só podem se cadastrar no app passageiras e motoristas do sexo feminino e não existe tarifa dinâmica, os preços são fixos a qualquer horário. Já existem cerca de 80 mulheres cadastradas como motoristas no aplicativo aqui em São Luís.

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Há pouco menos de 2 meses, a empresa foi acelerada pelo centro de inovação Overdrives que pertence à UNINASSAU e hoje conta com um quadro societário bem reduzido.

Segundo a diretora da unidade, Luzia Aquime, a divulgação de um aplicativo que pensa, em sua base, a segurança de motoristas e passageiras do sexo feminino é muito importante. “A UNINASSAU que é expansora dessa iniciativa, apoia a política de segurança e tranquilidade para mulheres no transporte. É um segmento que trará grandes benefícios para o conforto do público feminino e consequentemente a oferta empregos”, afirmou.

“O aplicativo Mary Drive surgiu para dar mais tranquilidade e segurança não só para a passageira, mas também para a motorista, pois uma mulher ao lado de outra, se sente segura e a viagem se torna mais agradável”, explicou o CEO da empresa, Felipe Martins.

Serviço:

Lançamento oficial do aplicativo MaryDrive em São Luís

QUANDO: 22 de fevereiro (sexta-feira), das 18:00 às 21:30

ONDE: Faculdade UNINASSAU São Luís  – Rua Zoé Cerveira nº 120, Alemanha.

*Da assessoria 

O aplicativo Mary Drive, ferramenta de transporte exclusivo para mulheres, realizará um evento que promete compartilhar experiências, homenagens e diversão para o público feminino. Batizado de “I Mary Experience”, o encontro será promovido no dia 20 de fevereiro, no Overdrives, centro de inovação localizado no Centro do Recife. A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau é sponsor da iniciativa.

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Durante o evento – exclusivo para mulheres -, também será divulgada a expansão da Mary Drive para as cidades de Campina Grande-PB e São Luís-MA, bem como o público contará com música e muita descontração. “O Mary Experience é um projeto da Mary que visa entregar mais do que o aplicativo de mobilidade urbana. Nosso objetivo é valorizar a mulher guerreira, trabalhadora, que merece momentos como este no seu dia a dia”, destaca o CMO da empresa, Rhuan Torres.

Felipe Martins, CEO da marca, detalha os benefícios da ferramenta de mobilidade. “A Mary drive foi criada pensando na segurança das motoristas e passageiras e levamos esse mote muito a sério. Temos uma equipe que faz esse monitoramento de cadastros um a um e vamos manter essa rigorosidade em toda nossa área de validação, pois o bem estar dessas duas extremidades vitais para o nosso negocio é nosso maior patrimônio”, garante Martins.

O I Mary Experience iniciará às 18h, na cobertura do Overdrives -  que também é aceleradora da empresa -. As interessadas em participar do evento podem se inscrever de forma gratuita pela internet. O Overdrives fica na Avenida Guararapes, 283, bairro de Santo Antônio, área central do Recife.

 

A Boeing informou nesta quarta-feira (23) que seu protótipo de "carro voador" completou com sucesso seu primeiro voo de teste, no âmbito de seu projeto para desenvolver táxis aéreos autônomos.

O veículo foi concebido para realizar voos completamente autônomos, desde a decolagem até a aterrissagem, de até 80 km. Mede nove metros de comprimento e 8,5 de largura, conta com sistemas de propulsão e de hélices para planar e se move como um helicóptero.

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A companhia indicou que o voo de teste foi realizado na terça-feira nos arredores de Washington.

A Boeing, assim como outras companhias como Uber e uma start-up apoiada pelo fundador da Google, Larry Page, está desenvolvendo veículos que possam ser usados para transporte aéreo com navegação autônoma.

Continuarão sendo feitos testes "para potencializar a segurança e confiança do transporte aéreo autônomo sob demanda", indicou a companhia. "Em um ano avançamos de um projeto conceitual para um protótipo voador", afirmou o chefe de tecnologia da Boeing, Greg Hyslop.

"É assim que a revolução se parece, e é por causa da autonomia", disse John Langford, presidente e diretor executivo da Aurora, subsidiária da Boeing encarregada do projeto. "A autonomia certificável vai tornar possível a mobilidade aérea urbana silenciosa, limpa e segura".

O aplicativo de viagens 99 agora dispõe de um de um dispositivo que visa aumentar a proteção dos usuários. O botão de emergência está em funcionamento desde ontem quarta-feira (7) e facilita o acionamento da polícia em casa de emergência, além de permitir ligar para contatos de confiança e compartilhar corridas.

A 99 integra a chinesa DiDi Chuxing, que lançou o botão no Brasil depois de ter sido implantado na China em setembro. A versão estrangeira foi aperfeiçoada com novas funções. Ao clicar no botão, o passageiro vai encontrar a opção de ligar automaticamente para a polícia, fazendo isso irá aparecer no aplicativo do usuário informações como a placa do carro, o modelo e a localização para facilitar o repasse das informações em caso de emergência. As informações também serão compartilhadas imediatamente com os contatos de confiança.

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 A função incorporada em algumas bases vai ser expandida gradativamente nos próximos dias. Recentemente, a empresa já havia lançado ferramentas de checagem adicional a motoristas e está testando câmeras de segurança nos carros.

Por Jéssika Tenório

A Uber lançou nesta semana seu plano de assinatura no qual os clientes pagam um valor fixo mensal para evitar o aumento dos preços nas corridas. A novidade foi chamada de Ride Pass e, por enquanto, está disponível apenas em algumas cidades dos EUA - Los Angeles, Austin, Orlando, Denver e Miami.

Por US$ 14,99 por mês - ou US$ 24,99 mensais em Los Angeles - os passageiros podem garantir tarifas fixas em todas as viagens nas modalides UberX e UberPool. O valor das corridas do Ride Pass não estarão sujeitas a eventos externos típicos, como previsão do tempo ou trânsito. E não há limite para o número de viagens que os clientes podem realizar a cada mês.

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Os passageiros destas cinco cidades já podem se inscrever através do aplicativo. Os assinantes do plano podem acompanhar suas economias em cada viagem recebendo atualizações em tempo real. A assinatura é renovada automaticamente, portanto, não é necessário se lembrar de comprar um passe todo mês. E os usuários podem cancelar a qualquer momento.

Os motoristas ainda receberão os mesmos ganhos com base no tempo e na distância de uma corrida, com o Uber cobrindo a diferença. O Uber não é o primeiro serviço a experimentar assinaturas. No mês passado, a Lyft lançou um recurso similar em todos os EUA, após vários meses de testes.

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Começou a funcionar nesta segunda-feira (8) o aplicativo de transportes Grande Recife. A ferramenta, que está em caráter experimental, permite que os passageiros confiram as opções de ônibus para chegar ao destino, o valor das tarifas, o horário das linhas, entre outras funcionalidades. Nesta primeira fase, o sistema identificará os veículos dos dois Corredores de BRT e toda a frota da empresa Globo. 

O aplicativo é uma ferramenta do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) que vem sendo implantado pelo Consórcio como forma de acompanhar de perto o trabalho das empresas operadoras do transporte público na Região Metropolitana. Para ter acesso ao programa, o usuário deve acessar a Play Store do celular com sistema Android e procurar pelo Grande Recife. Depois, é só baixar e instalar. Em até três semanas, o programa também estará disponível para iPhone através da Apple Store.

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FUNCIONAMENTO

Ao abrir o aplicativo Grande Recife, o usuário identifica um mapa das imediações onde se encontra e já consegue visualizar as primeiras paradas de ônibus. Na parte inferior da tela, há o botão Como Chegar. Clicando nele, é possível inserir os endereços de origem e o de destino. Então, o sistema indica as opções de linhas, rotas e valores de passagem para chegar ao ponto desejado.

No canto superior esquerdo, há um menu que, além da opção Como Chegar, apresenta ainda os links Paradas, que identifica todos os pontos de ônibus da rua, informa as linhas que param nestes locais e horários oficiais de chegada dos veículos; Terminais, com todos os terminais integrados e de bairro da RMR; e Linhas, apresentando o itinerário, paradas e horários das linhas de ônibus. No mesmo menu, o usuário pode ter informações gerais sobre as Empresas; saber o valor de cada uma das Tarifas praticadas nos transportes coletivos; pode sugerir novas linhas, itinerários ou relatar situações como queima de parada na Ouvidoria.

Como está em fase de testes, o app Grande Recife vai operar inicialmente com todas as linhas de BRT do Corredor Norte/Sul, são oito que ligam o município de Igarassu ao Centro do Recife; Corredor Leste/Oeste, são seis que ligam a cidade de Camaragibe ao Centro do Recife e todas as 20 da empresa Globo que operam na Zona Norte da capital. Com isso, mais de 270 ônibus serão acompanhados e 2.200 viagens monitoradas diariamente.

Sobre o SIMOP - o objetivo do Sistema é planejar, monitorar, otimizar, regular e fiscalizar as 25 mil viagens que são realizadas por dia no Recife e Região Metropolitana. A expectativa é de que, até o fim do ano, todas as linhas que circulam pela RMR sejam acompanhadas pelo aplicativo.

A Uber lançou seu primeiro serviço de patinetes elétricos em Santa Mônica, Califórnia (EUA). A empresa adquiriu em abril a startup JUMP, que oferece esse tipo de transporte, e agora começou a integrá-lo em seu aplicativo principal. Os modelos foram adicionados à frota da Uber ao lado dos carros que já estavam disponíveis normalmente.

Os clientes podem pegar um modelo de patinete elétrico na rua, seguir até o seu destino e estacioná-los em um local indicado quando terminar o trajeto. O aluguel custa US$ 1 para desbloquear e US$ 0,15 por minuto. No total, 50 modelos estarão disponíveis nas ruas da Califórnia nos próximos 18 meses.

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Os clientes são orientados a deixar seus patinetes em zonas de estacionamento designadas no final da viagem ou devem enfrentar uma multa de US$ 25. Os modelos são fabricados pela Ninebot, a empresa-mãe sediada em Pequim da Segway.

O movimento é parte dos planos da Uber de mudar seu foco de carros para patinetes elétricos e bicicletas para viagens mais curtas - uma iniciativa que foi anunciada pelo CEO Dara Khosrowshahi em agosto.

Publicamente, a empresa diz que está feliz que os passageiros em São Francisco e em outros lugares estejam optando por substituir viagens de carro curtas por transportes alternativos, mesmo que essas corridas lhe tragam menos receita.

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Especialistas em engenharia britânicos projetaram um táxi de fibra de carbono que pode voar pelo ar a cerca de 320 quilômetros por hora. Engenheiros que trabalham no projeto dizem que ele deve ser lançado no Reino Unido nos próximos quatro anos.

O objetivo final é criar um serviço no estilo Uber, que permita aos usuários solicitar um táxi voador por meio de um aplicativo para transportá-los pelos céus do Reino Unido. A empresa britânica Vertical Aerospace já criou um protótipo totalmente elétrico movido a bateria.

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Falando ao jornal The Times, o CEO da Vertical Aerospace, Stephen Fitzpatrick, disse que sua cápsula voadora iria revolucionar os transportes para os britânicos. O drone decola e aterrissa verticalmente, e atualmente tem um alcance de 93 milhas.

Existem planos, no entanto, para um modelo mais avançado que pode voar por até 500 milhas. A Vertical Aerospace conta com ex-funcionários da Airbus e da Boeing. "Isso vai revolucionar a maneira como as pessoas voam de curta distância", informou Stephen Fitzpatrick.

A empresa planeja apresentar o veículo voador para certificação com reguladores de segurança aérea, na esperança de operar comercialmente até 2022. A vantagem, diz Fitzpatrick, é que os drones poderiam remover o incômodo dos aeroportos. Mas isso só será verdadeiramente viável quando a empresa conseguir operar uma versão do drone com alcance de 500 milhas.

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Um dos carros autônomos da Apple, que circulava por Sunnyvale, Califórnia e outras cidades próximas do Vale do Silício (EUA), se envolveu em seu primeiro acidente há uma semana, de acordo com um relatório arquivado pela autoridade rodoviária do estado norte-americano. O documento só foi divulgado nesta sexta-feira (31).

O carro da Apple, modelo SUV Lexus RX450h modificado que transportava equipamentos e sensores especiais, viajava a apenas 1 km/h enquanto se preparava para entrar numa via expressa, quando um Nissan Leaf fez bateu em sua traseira.

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Os dois veículos sofreram danos, segundo o documento, mas nenhum dos passageiros tiveram ferimentos. O acidente aconteceu um pouco antes das 15h (horário local) - e o clima estava seco, claro e não havia condições incomuns. O departamento de trânsito californiano não atribui culpa em seus relatórios.

A Apple expandiu sua frota de veículos de teste na Califórnia para 27 carros em janeiro, e aumentou esse número em 18 modelos a mais em março. A empresa também fez uma parceria com a Volkswagen para ajudar a criar uma frota de ônibus autônomos, com a montadora alemã fornecendo os veículos e a Apple o software.

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