Notícias

| Cidades

[@#galeria#@]

Um acidente ocorrido na tarde deste sábado na BR-101, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, resultou em um óbito e pelo menos três feridos graves. A colisão envolveu um caminhão-tanque que acessou a contramão e atingiu três carros de passeio.

##RECOMENDA##

Segundo o policial rodoviário federal Paulo Arcoverde, as informações preliminares apontam que o motorista do caminhão tentou desviar de uma motocicleta. “O caminhão vinha no sentido Paulista-Cabo de Santo Agostinho quando a motocicleta o trancou. Ele veio para a faixa contrária e ocorreu a colisão com esses outros veículos”, resume o policial.

A capitã do Corpo de Bombeiros Aline Falcão relata que o acidente teve, ao todo, nove envolvidos. Uma mulher de 32 anos ocupante de um Siena faleceu no local. Uma pessoa foi atendida também no local do acidente e liberada. Os outros sete envolvidos seguiram para o Hospital da Restauração, no centro da cidade, e Hospital Getúlio Vargas (HGV), na Zona Oeste. Pelo menos três feridos foram socorridos em estado grave, entre eles o motorista do caminhão. As vítimas resgatadas pelos bombeiros apresentavam traumatismo craniano e trauma de tórax - entre elas havia uma gestante. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também atuou no resgate das vítimas. O Instituto de Criminalística (IC) segue ao local para iniciar a perícia. Trânsito está lento e apenas um sentido da via foi liberado até o momento.

[@#video#@]

Com informações de Nathan Santos

A Polícia Militar (PM) deteve os irmãos conhecidos como “Gêmeos do Tráfico” em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, na quinta-feira (15). Heverton Mathias da Silva Alves e Hemerson Matheus da Silva Alves, ambos de 19 anos, foram autuados em flagrante.

De acordo com a PM, a corporação recebeu uma denúncia de tráfico de drogas. No local indicado, os dois suspeitos estavam em uma motocicleta roubada.

##RECOMENDA##

Na ação, a polícia apreendeu também uma espingarda calibre 20 e munições. Segundo a PM, os irmãos foram levados para a delegacia de plantão e autuados.

A Polícia Civil confirmou a prisão de Heverton. Ele responderá por posse ilegal de arma de fogo, receptação e dano ao patrimônio.

 

[@#galeria#@]

Um veículo de modelo Palio pegou fogo no início da tarde deste sábado (17), no cruzamento da Rua Imperial com a Rua Lourenço Sá, em Afogados. As chamas foram tão altas que transeuntes que passavam pelo viaduto Capitão Temudo podiam enxergar a fumaça.

##RECOMENDA##

De acordo com o motorista do veículo, que preferiu se identificar apenas como Bruno, ele e a companheira estavam on carro quando uma fumaça começou a ser vista parte dianteira do automóvel. "Eu não sei se foi algum problema na parte elétrica, temos que investigar", disse. 

O casal deixou o veículo estacionado na calçada e se afastou. Em questão de segundos, o fogo destruiu completamente o carro. Eles até tentaram utilizar o extintor de incêndio do carro, sem sucesso. Após quinze minutos, o Corpo de Bombeiros chegou o local e apagou as chamas.

Um veículo de modelo Siena estava estacionado um pouco mais a frente e também ficou completamente queimado. O proprietário do automóvel, Felipe Moraes, tinha estacionado há poucos minutos por falta de gasolina.

"Só foi o tempo de ir comprar no posto e quando voltei, estava tudo pegando fogo. Ainda tentei afastar o carro para frente porque as chamas estavam na parte traseira, mas não consegui por causa da quentura", comentou o dono do Siena, que vai aguardar o contato do seguro do outro automóvel para realizar o procedimento para ser ressarcido.

Só no mês de agosto, já foram pelo menos cinco casos de veículos que pegaram fogo.

No dia 1º de agosto, um motorista ficou ferido depois que o carro que ele dirigia explodiu e pegou fogo, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. No dia 7 de agosto, um automóvel pegou fogo na Praça Antônio Maria, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife. Segundo o dono do veículo, motorista na empresa Uber há um ano, as chamas começaram na parte da frente do carro modelo EcoSport Ford e rapidamente se espalharam.

No último dia 12 de agosto, um carro foi destruído pelas chamas na Avenida 17 de Agosto, perto da Praça de Casa Forte, no bairro de mesmo nome, Zona Norte do Recife.

Já no último dia 15, um outro carro também pegou fogo na Rua Emiliano Braga, próximo ao terminal de ônibus da Caxangá, na Iputinga, Zona Oeste do Recife. Um idoso conduzia o veículo percebeu a fumaça e abandonou o veículo ante de as chamas se alastrarem.

O caso de maior repercussão foi o do ônibus da linha Vila da Sudene, que pegou fogo na avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife. O acidente ocorreu em frente à estação de BRT Gervásio Pires II, cuja estrutura também foi atingida pelas chamas.

Neste fim de semana (17 e 18), São Paulo recebe a 5ª Jornada do Patrimônio e será palco de mais de mil atividades em cerca de 500 pontos da cidade. Estão programadas atividades educativas ligadas à preservação e valorização de patrimônios históricos e culturais tanto da capital como de todo o estado bandeirante.

Entre os destaques está o Grande Cortejo da Memória Paulistana, que percorre o Centro no sábado (17) saindo do Largo do Paissandu e caminhando com base em um roteiro de memórias. Os teatros independentes, inscritos no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) como patrimônio imaterial da cidade, realizam 30 atividades, além de apresentações artísticas gratuitas.

##RECOMENDA##

Nos museus, além da visita à obra de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, na região central, estão programadas atividades no Museu da Imigração, no Museu da Casa Brasileira, na Casa Guilherme de Almeida, na Casa Mário de Andrade, na Casa das Rosas, no Museu do Futebol, na Pinacoteca, na Estação Pinacoteca, no Memorial da Resistência, no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Museu Catavento, no Museu Afro Brasil e no Memorial da América Latina. Para as atrações do Museu da Imigração, da Casa Mario de Andrade e Memorial da América Latina, é necessário inscrever-se com antecedência.

Haverá também encontros para contar histórias nas bibliotecas da cidade com o programa "Hora do Conto" e os "Jogos do Patrimônio", que testarão a memória dos participantes sobre o patrimônio histórico e cultural de São Paulo. Os eventos acontecerão na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos.

Além dos museus e das bibliotecas, as "Fábricas de Cultura" estarão envolvidas na programação da Jornada do Patrimônio. Os eventos serão na Fábrica de Cultura do Parque Belém, da Vila Curuçá e do Itaim Paulista.

Parceria com o Sesc SP

O Sesc SP, parceiro da Jornada do Patrimônio desde a primeira edição, tem 28 atividades programadas em 13 unidades na capital e região metropolitana. Os roteiros e a programação podem ser consultados em www.sescsp.org.br/jornadadopatrimonio.

Serviço

Jornada do Patrimônio - 2019

Inscrições e/ou agendamento prévio: Museu da ImigraçãoCasa Mario de Andrade e Memorial da América Latina.

Neste sábado (17), será realizado o seminário sobre "Violência Contra Lésbicas e Mulheres Bissexuais é Jogo Sujo" e o 1º Campeonato de Futsal Feminino. O evento acontece das 13h às 16h, na Secretaria Municipal de Educação, localizado na Praça Ismael Gouveia, no Centro de Palmares, Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com os organizadores, o evento visa promover o debate sobre mulher e esporte, além da violência contra as mulheres - com enfoque nas agressões contra as lésbicas e bissexuais. 

Serão exibidas Mostra de Documentários de produções de mulheres com temas “História das Mulheres Lésbicas de Pernambuco” em homenagem às lésbicas e mulheres bissexuais, que fizeram história no movimento dos anos 80 e “Charque Attack” que trás reflexões sobre desafios e possibilidades políticas para mulheres.

##RECOMENDA##

A mesa de Abertura contará com representantes de várias Secretarias, da Câmara Municipal de Palmares, a Associação da Mata Sul de Pessoas LGBTTT (AMAS), também participará o Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados de Palmares, Diretoria dos Direitos Humanos e o Núcleo de Estudos de Gênero da Escola Estadual Monsenhor Adílio Américo Galvão Palmares.

Às 15h20 haverá o debate sobre Violência contra Mulher é Jogo Sujo, coordenado por Hewria Maia, da associação da Marta Sul de Pessoas LGBTT (AMAS) e as palestrantes Maria Goreti, Articuladora Nacional da Liga Brasileira de Lésbicas e Fernanda Carvalho, Articulação e Movimento Homossexual do Recife e Região Metropolitana (AHMOR) e Depoimentos de jogadoras do Santa Cruz Futebol Clube.

No domingo (18), será iniciado o 1° Campeonato de Futsal Feminino das 08h às 14h, na Escola Estadual Galtemir Lins, localizada na Travessa Nossa Senhora de Lourdes, nº 145 no Centro de Palmares-PE. Serão seis equipes a disputar o torneio das seleções das cidades de Palmares, Jaqueira, Água Preta, Xexeu, Sirinhaém e São José da Coroa Grande.

No próximo domingo (18) acontece a 15ª Motorromaria em direção a Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso, em Guarulhos, na Grande São Paulo. No evento, motociclistas integrantes de motoclubes da cidade transportam a imagem da padroeira da Catedral Nossa Senhora da Conceição até o santuário de Bonsucesso, onde participam da missa com a benção dos capacetes.

Esta é uma das programações da 278ª Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso, que acontece durante todo o mês de agosto. Há 15 anos, o Naja Motoclube organiza a motorromaria. "O evento já se tornou um grande encontro de diferentes culturas. Essa fusão da parte cultural com o evento religioso é muito rica, pois agrega diferentes grupos, o que ajuda a manter viva a tradição e a cultura da cidade", afirma o presidente do Naja Motoclube, Nelson Marcelo Lallo, conhecido como Pé.

##RECOMENDA##

Nos dias 24 e 25 de agosto, último final de semana de comemorações, o evento reúne atividades artísticas e culturais, a 18ª Romaria a Nossa Senhora de Bonsucesso e a Romaria dos Cavaleiros, além de apresentações musicais no Rancho dos Romeiros e no palco principal do evento. A programação completa está disponível no site.

Serviço

278ª Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso

Onde: Santuário de Nossa Senhora do Bonsucesso - Rua Dona Catharina Maria de Jesus, 109, Bonsucesso, Guarulhos - SP

Um mutirão de serviços será ofertado à população na próxima segunda-feira (19), no Shopping Guararapes, em Piedade, Jaboatão do Guararapes. A ação faz parte do Justiça Itinerante, projeto do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que oferece audiências de conciliação, emissão de documentos, realização de exames e higienização bucal - tudo realizado no estacionamento do mall, das 8h às 12h. 

O ônibus da Justiça Itinerante estará estacionado próximo à portaria A (entrada que dá acesso ao DETRAN), promovendo 25 sessões de conciliação já agendadas, relacionadas a casos de divórcio. A Defensoria Pública também estará presente fornecendo orientação jurídica para a população, e o Balcão de Direitos ofertará 120 senhas para expedição da 2ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.

##RECOMENDA##

Para realizar a ação, o TJPE conta com alguns parceiros, além do Shopping Guararapes, como a Secretaria de Saúde de Jaboatão, que ofertará vacinação e higienização bucal, além de um micro-ônibus que fará 40 exames de mamografia em mulheres entre 50 e 69. Mulheres com idade abaixo dessa faixa etária que desejem realizar o exame devem apresentar uma requisição médica. Outros órgãos também estarão presentes, como o Instituto de Identificação Tavares Buril, que realizará expedição de RG gratuitamente, e a Câmara de Dirigentes Lojistas do município, com consulta ao cadastro no SPC e Serasa. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada.

 

*Com informações da assessoria

Devido as obras de modernização e manutenção durante este fim de semana, algumas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terão intervalo maior na circulação dos trens. Na noite de sábado (17), as obras serão nas linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana). No domingo (18), além dos reparos das linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz – Estudantes) e Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana), a Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto-Guarulhos) não prestará serviço.

A partir das 21h de sábado até o encerramento da operação, na Linha 8-Diamante haverá manutenção na via entre as estações Lapa e Domingos de Moraes. O intervalo entre os trens deve ser de 25 minutos. Já na Linha 9-Esmeralda, a partir das 20h até o fim das atividades, a circulação será em intervalos médios de 15 minutos. Neste ramal, as obras de modernização serão entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú. Ainda devido à renovação no sistema de energia entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino, a Linha 12-Safira opera com intervalo de até 35 minutos em toda sua extensão das 20h em diante.

##RECOMENDA##

No domingo (18), sete linhas da CPTM serão afetadas pelas obras de manutenção. A Linha 7-Rubi terá reparos entre 6h e meia-noite. O intervalo entre os trens pode chegar a 34 minutos. Na Linha 8-Diamante, das 4h até meia-noite, haverá ajustes no sistema de energia entre as estações Jandira e Itapevi com intervalo de 20 minutos entre as composições. Já no ramal da Linha 9-Esmeralda, também das 4h até meia-noite, as obras serão entre Pinheiros e Cidade Jardim com intervalos de até 24 minutos.

Ainda no domingo, a Linha 10-Turquesa tem reparos entre 7h30 e 19h30, que só permitem liberação de trens a cada 20 minutos. Usuários da Linha 11-Coral podem esperar até 30 minutos na plataforma, pois as obras vão de 4h até meia-noite. No mesmo período, a Linha 12-Safira circula com intervalos de 35 minutos entre uma composição e outra. Se ainda houver dúvida, a CPTM tem à disposição a Central Atendimento pelo telefone 0800 055 0121.

Metrô

Neste sábado (17), o Metrô fará testes na Linha 15-Prata. Das 4h40 às 14h, o sistema não terá operação. Entretanto, os passageiros podem optar pelo Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), que funcionará entre as estações Vila União e Vila Pruidente. No domingo, a operação será normal.

Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô atende todos os dias no telefone 0800 770 7722, das 5h até meia-noite.

Na última quinta-feira (15), a Polícia Militar foi acionada para conter um caso de violência doméstica em Pirituba, zona oeste da capital paulista. Porém, quando os agentes chegaram ao local, encontraram mais de 2 toneladas de drogas.

Na ocorrência, os policiais conseguiram conter e dar assistência aos envolvidos na briga. Na sequência, os agentes sentiram cheiro de droga e resolveram vistoriar o imóvel, onde encontraram mais de 2,7 toneladas de maconha, 4,9 quilos de cocaína e 11 quilos de ecstasy, além de cinco celulares e R$ 3,2 mil.

##RECOMENDA##

Por fim, homem e mulher envolvidos na ocorrência de violência doméstica foram presos por tráfico de drogas.

Em entrevista ao LeiaJá, o tio de Débora Esthefany confirmou o interesse dos familiares em transferi-la para um centro de referência nos Estados Unidos. Douglas Nascimento revelou que mantém contato com a jovem e falou sobre o apoio oferecido pelo Walmart, empresa que alocava a pista de kart onde ela foi escalpelada, na tarde do último domingo (11). 

Após dois procedimentos emergenciais, o organismo de Débora rejeitou o reimplante do couro cabeludo e a equipe médica sugeriu sua transferência para um centro de referência. "A gente tá tentando muito fazer com que isso aconteça, até porque não é fácil e depende do acordo com o Walmart. Se houver a possibilidade, vamos fazer [a transferência] o mais rápido possível", relatou Douglas. Uma das unidades que podem receber a paciente é a Baylor College of Medicine, localizada em Houston, no Texas, Estados Unidos.

##RECOMENDA##

O tio da jovem também garantiu que os representantes da rede de supermercados estão oferecendo apoio à família e pretendem custear o tratamento. "Ele [o representante] deu carta branca para que a gente pudesse buscar o melhor para ela. Ele disse que o que fosse preciso, iria custear".

Débora apresenta um quadro estável e segue internada na UTI do Hospital da Restauração (HR). Consciente, ela conversa com a família, que tenta confortá-la. "Ela ainda tá um pouquinho debilitada, mas conversa com a gente. Até o momento, falamos de outras coisas para tentar deixar ela confortável e ciente que a família tá ali junto com ela", revelou.

LeiaJá também

-->Jovem escalpelada em kart pode perder reimplante

--> Kart é interditado após mulher perder couro cabeludo

--> Jovem que perdeu couro cabeludo em kart passa por cirurgia

--> Mulher está em quadro grave após acidente com kart

--> Mais uma pista de kart é interditada no Recife

A Marinha emitiu um alerta de mal tempo entre esta sexta-feira (16) e sábado (17). Ventos com intensidade de 61 km/h, decorrentes de uma alta na pressão atmosférica, proporcionarão ondas de até 2,5 metros no litoral de Recife, em Pernambuco.

"A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) recomenda que embarcações de pequeno e médio porte evitem navegar no mar estes dias, e que as demais embarcações redobrem a atenção", assinala o comunicado.

##RECOMENDA##

De acordo com o boletim meteorológico emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a previsão para os dias 16 e 17 é de um tempo parcialmente nublado com chuvas rápidas, fracas e moderadas.

 

Em boletim divulgado nesta sexta-feira (16), o Hospital da Restauração (HR) informou que a paciente Débora Esthefany Dantas de Oliveira apresentou "microtrombos na área da cirurgia" e deverá prosseguir com o tratamento em outra unidade de saúde. A jovem de 19 anos prossegue na UTI após se acidentar e perder o couro cabeludo enquanto corria de Kart, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Devido a reação ao procedimento, Débora poderá perder o reimplante do couro cabeludo. Por isso, os médicos responsáveis pela paciente planejam as futuras intervenções e incluíram a possibilidade de realizar enxertos com tecidos de outras regiões do corpo da paciente.

##RECOMENDA##

Ela apresenta um quadro estável, mas a família da jovem mostrou interesse na proposta de transferi-la para outra unidade de tratamento. Caso confirmada, os médicos responsáveis ainda acompanharão a paciente. Outro boletim será divulgado na próxima terça-feira (20), segundo a assessoria do HR.  

LeiaJá também

--> Kart é interditado após mulher perder couro cabeludo

--> Jovem que perdeu couro cabeludo em kart passa por cirurgia

--> Mulher está em quadro grave após acidente com kart

--> Mais uma pista de kart é interditada no Recife

No próximo domingo (18), a ONG Samaritanos realiza, a partir das 8h, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife, a 8ª edição do Ventura, um evento de promoção de cidadania em forma de mutirão de atendimentos para o público vulnerável em situação de rua, com apoio de voluntários e entidades públicas e privadas.

A ação disponibilizará atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos para a população de rua, feitos por voluntários atuantes em cada área, além da realização de um grande café da manhã proporcionado pelo grupo Pão Nosso de Cada Noite e a Fundação Terra, doação de roupas e atividades de lazer e atendimentos estéticos com cabeleireiros e esteticistas também voluntários.

##RECOMENDA##

Com a proposta da luta por direitos, que é característica da ONG Samaritanos, foram articuladas também parcerias com a Defensoria Pública do Estado, que levará um ônibus de atendimentos, mobilizando defensores e servidores, e as Secretarias de Turismo, Desenvolvimento Social e de Saúde da Prefeitura do Recife, que apoiam o evento com estrutura e materiais para os atendimentos de saúde, além da Secretaria Executiva de Assistência Social de Pernambuco. O Instituto Tavares Buril também estará presente realizando a emissão de segunda via de RGs.

*Da assessoria

Um avião que decolou do Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da capital, com destino ao Rio de Janeiro apresentou problema mecânico e precisou retornar na última quinta-feira (15). Ninguém ficou ferido ou necessitou de atendimento e os passageiros já fizeram nova decolagem na madrugada desta sexta-feira (16).

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que voo G3 1861 decolou às 17h55. Pouco depois, às 18h05, o piloto solicitou retorno. O avião aterrissou no Recife às 19h19.

##RECOMENDA##

De acordo com a Gol, companhia responsável pelo voo, o avião apresentou uma limitação técnica após a decolagem e seguiu para avaliação da equipe de manutenção. Os clientes, salienta a companhia, receberam assistência necessária até a decolagem.

Na última quarta-feira (14), um alarme falso de bomba dentro de avião da companhia Azul atrasou um voo que também saía do Aeroporto Internacional do Recife. A informação falsa foi passada por um idoso de 64 anos, que dizia estar com líquidos inflamáveis e explosivos na bagagem de mão. A Polícia Federal e a Infraero realizaram procedimentos de segurança, desembarcando toda a tripulação e realizando vistoria na bagagem. O passageiro poderá responder criminalmente.

LeiaJá também

--> Avião faz pouso de emergência em milharal na Rússia

--> Avião faz pouso de emergência após motor pegar fogo

--> Avião faz pouso de emergência em rodovia nos EUA

--> Felipão faz piada com acidente de avião

--> Corpo de homem cai de avião antes de pouso em Londres

--> Mulher abre porta de emergência de avião por engano

 

Dois novos grupos de paradas seletivas foram ativados na Avenida Conde da Boa Vista, nesta quinta-feira (15). Os módulos substituem o ponto de embarque e desembarque nº 180307 que ficava no canteiro central da via, em frente à Caixa Econômica Federal, sentido cidade/subúrbio. A iniciativa faz parte do projeto de requalificação do corredor e afeta, neste trecho, 34 linhas de ônibus.

Os coletivos que antes eram atendidos por uma única parada, agora serão divididos em dois grupos. O primeiro, com 21 linhas, fará o embarque e desembarque de seus usuários no ponto de nº 180307 que foi instalado na calçada do Banco do Nordeste. São os ônibus:

##RECOMENDA##

243 - Vila Dois Carneiros - via Cais de Santa Rita

311 - Bongi (Afogados) - aos domingos

313 - San Martin (Abdias de Carvalho)

314 - Mangueira

315 - Bongi

321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)

324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)

331 - Totó (Jardim Planalto)

341 - Curado I

346 - TI TIP (Conde da Boa Vista)

411 - Plaza Shopping (Dantas Barreto)

414 - Torre

516 - Casa Amarela (Nova Torre)

521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)

524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)

531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)

624 - Brejo (Conde da Boa Vista)

644 - Largo do Maracanã

726 - Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)

731 - Beberibe (Espinheiro)

1981 - Rio Doce (Conde da Boa Vista) 

Já o outro grupo é formado por 13 linhas que serão atendidas pela parada nº 180308 que foi instalada na calçada da Empresa de Urbanização do Recife (URB). São elas:

014 - Brasília (Conde da Boa Vista)

032 - Setúbal (Conde da Boa Vista)

042 - Aeroporto (Opcional)

061 - Piedade

064 - Piedade (Opcional)

071 - Candeias

100 - Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)

101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)

121 - Vila da Sudene

168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)

185 - TI Cabo - via Unicap (04 viagens a noite)

214 - UR-02 / Ibura (Opcional)

224 - UR-11 (Opcional) - via Ipsep

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

 

*Da assessoria

A Secretaria de Saúde do Recife promoverá vários serviços de saúde bucal no Parque Científico e Cultural do Jiquiá, na Zona Oeste do Recife, incluindo atendimentos em duas unidades móveis com quatro cadeiras odontológicas para crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. O mutirão será realizado das 8h às 12h, nesta sexta-feira (16), gratuitamente.

De acordo com o órgão, serão montados escovódromos onde os profissionais irão ensinar aos participantes a forma correta de escovar os dentes, além da aplicação de flúor e entregas de kits de higiene bucal. Os pacientes ainda passarão por uma triagem para avaliar a necessidade de serem encaminhadas para atendimento nas unidades móveis. 

##RECOMENDA##

Ao público também será ofertado palestras com nutricionistas e bombeiros, além de contação de histórias, atividades culturais, de educação, lazer, meio ambiente e turismo - momento em que os participantes aprenderão a história do parque, onde fica a Torre do Zeppelin.

Após receberem denúncia anônima na tarde da última terça-feira (13), equipes da Polícia Militar prenderam em flagrante três homens que tentavam roubar combustível em um duto na cidade de Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo.  

Chegando ao local indicado na denúncia, os policiais viram que havia uma edícula nos fundos do terreno. Dentro da casa, os integrantes da quadrilha cavaram um túnel que dava acesso ao duto de uma empresa distribuidora de combustíveis. 

##RECOMENDA##

Os três homens disseram à polícia que foram contratados para fazer esse serviço. Após registro do flagrante, o trio deve responder por tentativa de furto qualificado.

O Ministério Público brasileiro realiza operação em nove estados do país contra organizações criminosas. Em Pernambuco, uma mulher foi presa. Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão. Além de Pernambuco, as diligências ocorrem nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) prendeu Gabriela Lorrani de Souza Silva em Petrolina, no Sertão. Ela é suspeita de ajudar na lavagem de dinheiro oriundo de organizações criminosas. Os mandados são decorrentes de uma ação do Rio de Janeiro para prender acusados de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas que atuavam como "laranjas" para ocultar valores de integrantes da facção Comando Vermelho. Segundo o MPPE, ainda é preciso aprofundar as investigações para saber como se dava a participação da detida.

##RECOMENDA##

A investigação é articulada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (Gncoc), colegiado que reúne os Gaecos de todos os estados. No total, estão sendo cumpridos mais de 300 mandados judiciais, entre prisões e busca e apreensões.

As operações nos estados:

Acre – está sendo realizada uma grande revista na Penitenciária Francisco de Oliveira Conde, na Capital. O foco está em pavilhões dominados pelo PCC e a facção local Bonde dos 13, aliada ao Primeiro comando da Capital. A ação visa a apreensão de ilícitos e prospecção de informações, além da identificação de pessoas que exercem posição de liderança nessas organizações. Paralelamente, foram denunciadas à Justiça 69 pessoas presas na Operação Hemolíse, realizada no dia 24 de julho, na Capital e outros quatro municípios. Os denunciados são integrantes do Comando Vermelho.

Alagoas – a operação cumpre 37 mandados de busca e apreensão e 42 de prisão contra integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, todos os mandados estão sendo cumpridos em municípios do litoral norte do estado. Os pedidos têm por base três Procedimentos de Investigação Criminal do GAECO local e um inquérito da Delegacia de Narcóticos – DENARC.

Amapá – com alvos em Macapá, Santana e Porto Grande, a operação, que também tem foco no combate ao tráfico de drogas,  é contra a organização criminosa “Família Terror do Amapá”.

Amazonas – estão sendo cumpridos três mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão. Dentre os alvos da medida, encontram-se lideranças da organização criminosa Família do Norte, considerada a terceira maior facção do Brasil.

Bahia – são 19 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. A operação está sendo realizada nos municípios de Senhor do Bonfim, Jacobina, Juazeiro, Capim Grosso, Serrolândia e Lauro de Freitas. Entre os alvos, estão integrantes de organização criminosa ligada ao PCC que atua com tráfico de drogas e é responsável por diversos homicídios no estado. Onze promotores de Justiça, 74 policiais militares e 99 policiais rodoviários federais participam da ação.

Ceará – as operações “JERICÓ” e “AL QAEDA” tiveram investigações que resultaram na expedição de 35 mandados de prisão e 29 mandados de busca e apreensão contra integrantes do PCC a serem cumpridos em todo o Estado do Ceará.

Mato Grosso do Sul – 15 mandados de prisão estão sendo cumpridos contra integrantes do PCC com atuação no estado.

Pernambuco –  cumpre um mandado de prisão e busca e apreensão  em apoio a operação que combate a lavagem de dinheiro no Rio de Janeiro. O mandado está sendo cumprido na cidade de Petrolina.

Rio de Janeiro – três operações em andamento. Uma cumpre 41 mandados de busca e apreensão contra policiais militares , sendo oito denunciados por associação criminosa e crime de corrupção passiva,  um denunciado por associação para o tráfico de drogas , tendo sido  todos afastados de suas funções pela Justiça. A segunda, mandados de prisão  contra  sete traficantes em comunidades do Complexo de Madureira. A terceira, visa prender acusados de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, com denunciados que atuavam como “laranjas” para ocultar o dinheiro ilícito do tráfico de integrantes da facção Comando Vermelho.

Uma mulher em situação de rua morreu esmagada no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, na noite da quarta-feira (14). Segundo a Polícia Civil, a vítima estava dormindo embaixo de um caminhão estacionado e o motorista do veículo não havia notado.

Quando o condutor deu partida no caminhão, acabou passando por cima da mulher, que não resistiu aos ferimentos. A polícia suspeita que a vítima também estava alcoolizada.

##RECOMENDA##

A mulher ainda não foi identificada. A Delegacia de Jardim São Paulo está à frente das investigações.

Uma menina de três anos faleceu após ser atingida por uma bala perdida em Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR), na noite da quarta-feira (14). O alvo dos tiros, Adoni da Silva Gomes, de 21 anos, também foi baleado e morreu.

Adoni faleceu ainda no local, após disparos efetuados por dois homens em uma moto. A criança Maria Eloísa Marques da Silva também foi atingida na cabeça. A menina foi encaminhada ao Hospital da Restauração (HR), no centro do Recife, mas morreu durante o trajeto.

##RECOMENDA##

A Polícia Civil suspeita que Adoni tenha sido assassinado por causa de acerto de contas. A vítima estaria envolvida em um crime ocorrido na última semana.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando