Esportes

| Geral

O indomável Leicester segue impressionando no Campeonato Inglês. Neste domingo (8), a equipe do técnico Brendan Rogers goleou o Aston Villa por 4 a 1 fora de casa, em Birmingham, emplacou a oitava vitória consecutiva e alcançou a maior sequência de vitórias da sua história no torneio.

O feito se torna ainda mais relevante quando se lembra que o Leicester não alcançou uma série tão vitoriosa assim nem quando surpreendeu o mundo ao conquistar o campeonato inglês na temporada 2015/2016.

##RECOMENDA##

A fase impressionante faz com que o Leicester se consolide na vice-liderança do torneio e abra vantagem sobre o Manchester City, o terceiro colocado, de modo que agora soma 38 pontos, seis a mais que o time de Guardiola, que foi derrotado sábado no clássico de Manchester por 2 a 1. O problema para a equipe treinada por Brendan Rogers é que o Liverpool ostenta uma campanha ainda mais impressionante e lidera a competição com oito pontos de vantagem.

Para chegar ao oitavo triunfo seguido, o Leicester foi mais uma vez liderado pelo artilheiro James Vardy. O veterano centroavante balançou as redes duas vezes e se isolou na artilharia do torneio, com 16 gols, cinco a mais que o jovem Tammy Abraham, do Chelsea.

O zagueiro norte-irlandês Evans e o atacante nigeriano Iheanacho anotaram os outros gols do triunfo. O Aston Villa, que briga no momento para não voltar à segunda divisão inglesa - é o 17º e primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 15 pontos - foi às redes uma vez com Jack Grealish.

Nas outras duas partidas da liga inglesa já encerradas neste domingo, o Sheffield United (oitavo) derrotou o penúltimo colocado Norwich City fora de casa por 2 a 1, mesmo resultado da vitória do Newcastle (décimo) sobre o Southampton (18º).

A polícia da região metropolitana de Manchester, na Inglaterra, prendeu neste domingo (8) um homem suspeito de cometer ofensas racistas contra o meia brasileiro Fred, durante o clássico de Manchester, no Etihad Stadium, no sábado (, que terminou com vitória do United por 2 a 1.

"A polícia foi chamada a uma denúncia de um torcedor fazendo supostos gestos e sons racistas em relação aos jogadores durante o derby entre Manchester City e Manchester United", disse a polícia, por meio de um comunicado. A corporação informou que o suspeito de 41 anos foi preso em razão da "ofensa à ordem pública agravada por racismo e permanece sob custódia para interrogatório".

##RECOMENDA##

O superintendente da divisão policial de Manchester, Chris Hill, repudiou o ato, dizendo que "qualquer tipo de racismo não tem lugar no futebol ou em nossa sociedade e espero que essa prisão mostre que estamos levando esse assunto muito a sério".

"Continuaremos a conversar com os clubes Manchester City e Manchester United sobre este incidente e investigaremos outras linhas de investigação", acrescentou Hill. A Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês) também está investigando o caso.

Fred foi vítima de injúria racial durante o segundo tempo da partida válida pelo Campeonato Inglês. Quando o United vencia o jogo por 2 a 0, torcedores do City atiraram vários objetos no gramado e imitaram sons de macaco no momento em que o brasileiro se preparava para cobrar um escanteio.

As imagens foram registradas pela transmissão da partida e se espalharam rapidamente pelas redes sociais. Cerca de meia hora após o fim do clássico, o City emitiu um comunicado condenando a ação de parte dos torcedores e informando que o torcedor racista seria banido do clube para sempre.

"O Manchester City trabalha com um programa de tolerância zero em relação a qualquer tipo de discriminação. Qualquer um que for considerado culpado de racismo será banido do clube pelo resto da vida", diz um trecho da nota.

Fred se manifestou sobre o caso após o jogo, em entrevista à ESPN Brasil. "Infelizmente, a gente está em uma sociedade um pouco atrasada, em pleno 2019 a gente ainda tem de conviver com isso", afirmou. "É triste, mas a gente tem de levantar a cabeça, bola para frente, tem de esquecer isso. Eu falei com o árbitro depois do jogo e eles vão tomar as providências e ponto final".

Criada para ajudar no combate ao racismo e outros preconceitos e promover a igualdade e a inclusão no futebol, a organização inglesa Kick It Out afirmou que entrará em contato com os clubes para "oferecer nosso apoio e espera que sejam tomadas medidas rápidas para identificar os infratores".

Um dos fenômenos do início desta temporada da NBA, o armador esloveno Luka Doncic brilhou mais uma vez e comandou a vitória arrasadora do Mavericks Dallas por 130 a 84 diante do New Orleans Pelicans, na noite deste sábado, em Dallas.

Atual vencedor do prêmio de calouro do ano da NBA e um dos fortes candidatos a ser o MVP da temporada, Doncic, com uma nova atuação de destaque, se igualou a Michael Jordan e Oscar Robertons como os únicos jogadores com 20+ pontos, 5+ rebotes e 5+ assistências em 18 jogos seguidos.

##RECOMENDA##

Neste sábado, o esloveno de 20 anos anotou 26 pontos, deu nove assistências e apanhou seis rebotes, ajudando seu time a se manter na vice-liderança da Conferência Oeste, que tem os Pelicans na penúltima colocação. O Los Angeles Lakers lidera.

Sem o camaronês Joel Embiid, o Philadelphia 76ers recorreu a Ben Simmons e o australiano não decepcionou. Ele assumiu o protagonismo e conduziu o time da Pensilvânia na vitória fácil por 141 a 94 sobre o Cleveland Cavaliers.

Ben Simmons foi brilhante, anotando 34 pontos - seu recorde pessoal -, além de ter pegado três rebotes, dado sete assistências, dois tocos e ter roubado duas bolas. O brasileiro Raulzinho também teve boa participação. Em pouco mais de 22 minutos em quadra, ele marcou nove pontos e deu seis assistências.

Em uma partida marcada pelo equilíbrio, o Indiana Pacers superou o New York Knicks por 104 a 103. A equipe de Indianápolis vacilou no fim, ao cochilar e ver o adversário encostar no placar. Mesmo assim, conseguiu segurar o triunfo, que teve como destaques T.J. Warren, autor de 25 pontos, e Domantas Sabonis, que fez 19 pontos e pegou 15 rebotes.

Em casa, o Houston Rockets emplacaram a segunda vitória seguida ao derrotar o Phoenix Suns por 115 a 109. Muito graças à dupla formada por Russell Westbrook e James Harden. O primeiro alcançou mais um "triple-double", com 24 pontos, 14 rebotes e 11 assistências, e o segundo foi o cestinha da Franquia do Texas, com 34 pontos. O "Barba" também contribuiu com seis rebotes e quatro assistências. Destaque, também, para o coadjuvante Ben McLemore, autor de 27 pontos. Devin Brooker marcou 35 pontos e foi o maior pontuador da partida, mas não conseguiu evitar o revés dos Suns, o oitavo da Oeste. Os Rockets ocupam o quinto lugar.

No último jogo do sábado, o Utah Jazz superou o Memphis Grizzlies por 126 a 112. Donovan Mitchell comandou o triunfo da equipe de Salt Lake City, com 22 pontos anotados, além de quatro rebotes e três assistências. Jaren Jackson Jr foi o cestinha do jogo, com 26 pontos, mas não foi capaz de impedir o revés do time do Tennessee, que teve o brasileiro Bruno Caboclo em pouco mais de 11 minutos em quadra. Ele fez sete pontos e apanhou um rebote.

Confira os jogos da rodada de domingo da NBA:

Brooklyn Nets x Denver Nuggets

Charlotte Honets x Atlanta Hawks

Miami Heat x Chicago Bulls

Philadelphia 76ers x Toronto Raptors

Washington Wizards x Los Angeles Clippers

Dallas Mavericks x Sacramento Kings

Portland Trail Blazers x Oklahoma City Thunder

Los Angeles Lakers x Minnesota Timberwolves

A Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês) inaugurou em julho um escritório em São Paulo para organizar eventos, oferecer produtos e ajudar a trazer novos fãs para a modalidade. Já existia uma estrutura da entidade no País, mas o crescimento era inevitável. Só para se ter uma ideia, 30% da audiência nas plataformas no mundo é de brasileiros, à frente de Austrália e equilibrada com Estados Unidos. Ou seja, o Brasil tornou-se o principal mercado.

"Do ponto de vista de negócios, a WSL tem três pilares: igualdade na premiação entre homens e mulheres, algo raro no esporte profissional, sustentabilidade, com uma preocupação clara com a conservação dos oceanos, e estilo de vida, que é diferente do cara que gosta de futebol", diz Ivan Martinho, gerente geral da WSL na América Latina.

##RECOMENDA##

Segundo Pedro Dau de Mesquita, diretor comercial da 213 Sports, empresa que é a agência comercial da WSL no Brasil, a virada de chave na modalidade ocorreu em 2015. Na ocasião, Medina já tinha sido campeão mundial no ano anterior e a etapa no Rio foi o evento de maior audiência da história do surfe.

"Fizemos uma parceria com a Globo e a final foi transmitida ao vivo por 40 minutos, alcançando mais de 21,5 milhões de pessoas. Ali o surfe deixou de ser um esporte de nicho e virou popular. Começamos a perceber uma mudança no comportamento das pessoas", conta.

Ele explica que existem quatro ingredientes para um esporte ser de massa: ter ídolo nacional, apresentar rivalidades, possuir uma base de fãs apaixonados e contar com transmissão de alta qualidade. "Só para se ter uma ideia, 90% de quem consome surfe no Brasil nunca subiu numa prancha, ou seja, cada vez mais é um produto aspiracional", revela.

Além da busca por mais um título mundial, o Brasil tem os atuais campeões juniores (Mateus Herdy em 2018 e Lucas Vicente em 2019) mostrando que a base vem forte. E nos negócios, 2020 tem tudo para bater recordes "pelos contratos já fechados e pelo o que está em negociação para o próximo ano", avisa Ivan Martinho.

No primeiro jogo após a demissão do técnico português Marco Silva, o Everton interrompeu a sequência de três derrotas e voltou a vencer no Campeonato Inglês. O time de Liverpool derrotou o Chelsea por 3 a 1 em casa, neste sábado, pela 16ª rodada.

A vitória tira o Everton da zona de rebaixamento e deixa a equipe com 17 pontos. Na quarta colocação, o Chelsea, por sua vez, perdeu a oportunidade de igualar a pontuação do Manchester City, terceiro colocado, e pode ver os adversários pelas ligas europeias se aproximarem. O time de Frank Lampard soma 29 pontos.

##RECOMENDA##

Aparentando novo astral, o Everton jogou bem e contou com boas atuações de Richarlison e Calvert-Lewin. O brasileiro abriu o placar aos quatro minutos do primeiro tempo, em cabeceio certeiro após cruzamento de Sidibé.

A equipe de Liverpool também se beneficiou de erros individuais da defesa do Chelsea, que até fez uma boa partida no geral, mas viu as falhas impedirem um resultado melhor especialmente depois de levar o segundo gol, no final da etapa inicial.

No lance, a defesa se atrapalhou e bateu cabeça, deixando a bola para Calvert-Lewin finalizar em ótima condição, ampliando o placar. No segundo tempo, Kovacic diminuiu a desvantagem em arremate de fora da área. O croata pegou mascado, mas conseguiu acertar o canto de Pickford para marcar seu primeiro gol pelo time londrino.

Quando os comandados de Lampard pareciam estar perto de chegarem ao empate, a retaguarda voltou a falhar e sepultou qualquer possibilidade de reação dos visitantes. Desta vez, o goleiro Kepa errou na saída de bola e deu um presente para Calvert-Lewin.

O atacante inglês rolou para Davies, que foi interceptado. No entanto, Lewin, mais esperto e mais rápido que os zagueiros, apareceu na área para finalizar de bico e sacramentar o triunfo.

O Real Madrid fez seu dever de casa neste sábado ao vencer o Espanyol por 2 a 0 em casa, no Santiago Bernabéu, pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol. Foi a quarta vitória consecutiva do time do técnico Zinedine Zidane, que assumiu provisoriamente a liderança do torneio.

O Real Madrid tem, agora, 34 pontos, e é líder provisório porque precisa secar o arquirrival Barcelona, que tem 31, para se manter no posto. O time catalão enfrenta o Mallorca neste sábado e, se não vencer, deixará o primeiro lugar com a equipe madrilenha. O Espanyol é o 19º e penúltimo colocado, com apenas nove pontos.

##RECOMENDA##

Criticado outrora, Benzema vive grande fase e mais uma vez foi decisivo para a vitória do Real. O atacante francês, artilheiro do Campeonato Espanhol com 11 gols, deu a assistência para Varane abrir o placar aos 37 minutos do primeiro tempo e selou o triunfo em bonita jogada que terminou com arremate certeiro aos 34 minutos da etapa final. É verdade que ele, por outro lado, também desperdiçou duas chances claras ao parar no goleiro Diego López.

Rodrygo e Vinicius Junior receberam chances como titular. Em meio a especulações que apontar sua saída do time de Madri, o ex-jogador do Flamengo aproveitou a oportunidade. Não fez gol nem deu assistência, mas teve participação ativa no jogo, de modo que foi bastante acionado pelo lado esquerdo e chegou perto de balançar as redes em três ocasiões.

No entanto, Vinicius Junior ficou perto de ser expulso após, já com cartão amarelo, ter feito falta dura na intermediária defensiva. Já Rodrygo, que vinha em alta, não repetiu as suas boas atuações recentes e foi apenas discreto.

O Real Madrid volta suas atenções para a Liga dos Campeões, já que na próxima quarta-feira enfrenta o Club Brugge, na Bélgica. O time espanhol é o vice-líder do Grupo A, atrás do Paris Saint-Germain, e já está classificado às oitavas de final.

Fernando Prass não jogará mais pelo Palmeiras. Por meio de suas redes sociais, o goleiro anunciou, na manhã deste sábado (7), que encerrou seu ciclo no clube alviverde, do qual se tornou uma das principais referências nos últimos anos.

"Não foi da maneira como planejei, mas hoje se encerra meu ciclo no Palmeiras. Obrigado Palmeiras e torcida pelo carinho!", escreveu o goleiro. Ele tem contrato com o Palmeiras até o final de dezembro e não renovará o vínculo.

##RECOMENDA##

Fernando Prass chegou em 2013, momento difícil do Palmeiras, que iniciaria, naquele ano, a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Ao todo, o goleiro ficou sete anos no time alviverde e conquistou quatro títulos: Série B, Copa do Brasil (2015) e Campeonato Brasileiro (2016 e 2018).

Prass se tornou ídolo da torcida pelas atuações e pela postura profissional e de líder. O goleiro viveu seu auge em 2015, na disputa da Copa do Brasil, depois de defender pênaltis na semi e final da competição e, ainda, converter a cobrança que garantiu o título à equipe alviverde.

Em entrevistas recentes, o goleiro havia manifestado seu desejo de permanecer e até de encerrar a carreira no Palmeiras. Aos 41 anos, Prass afirmou recentemente que está em forma e ainda tem "muita lenha para queimar". Ele não indicou o que fará no futuro.

Ao todo, Prass, primeiro goleiro contratado pelo Palmeiras desde o paraguaio Gato Fernández em 1994, atuou em 274 jogos com a camisa do Palmeiras, o que o fez ser o oitavo arqueiro com mais partidas pelo clube na história, atrás de Leão, Marcos, Valdir de Morais, Velloso, Oberdan, Sérgio e Gilmar. Em relação ao atual elenco, só jogou menos partidas que Dudu.

Com a saída de Prass, Jailson deve permanecer no Palmeiras. Para a próxima temporada, a diretoria já acertou o retorno do jovem Vinicius Silvestre, que estava emprestado ao CRB. O titular da posição é Weverton.

Depois de encerrar a fase de grupos com três derrotas em três jogos, Praia Clube e Minas Tênis Clube, ambos de Uberlândia (MG), venceram pela primeira vez no Mundial de Clubes de Vôlei Feminino, que está sendo disputado na cidade de Shaoxing, na China, e vão disputar o quinto lugar da competição.

O primeiro a entrar em quadra foi o Praia Clube. A equipe mineira superou o Guangdong, da China, no duelo que começou na noite de sexta e terminou na madrugada deste sábado, por 3 sets a 0 - parciais de 25/22, 25/20 e 25/14. A dominicana Brayelin Martinez anotou 16 pontos e foi a maior pontuadora da partida, seguida de Fernanda Garay, com 14 pontos.

##RECOMENDA##

Mais tarde, na metade da madrugada deste sábado, o Minas Tênis Clube, que também havia perdido todos os seus jogos na fase inicial do campeonato, venceu o rival local Tianjin Bohai Bank, por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 28/26 e 25/19.

O jogo coletivo foi fundamental para o primeiro triunfo do Minas no torneio. Individualmente, quem mais brilhou foi Thaisa, maior pontuadora, com 15 pontos. A venezuelana Roslandy Acosta virou 14 bolas e também teve boa atuação. Bruna Honório contribuiu com 13 pontos e Vivian Pellegrino, com 10.

Com os seus primeiros resultados positivos, as equipes brasileiras se enfrentarão na disputa pelo quinto lugar. A partida está marcada para este domingo, às 3 horas (de Brasília).

SEMIFINAL - Na primeira das semifinais disputada na manhã deste sábado, o Conegliano, da Itália, derrotou o Vakifbank Istambul, da Turquia, por 3 sets a 2 - parciais de 25/23, 20/25, 25/23, 21/25 e 23/21 - e se garantiu na grande final do Mundial.

A equipe italiana aguarda o vencedor do duelo entre Novara, da Itália, e Eczacibasi Vitra Istambul, da Turquia, para saber quem vai enfrentar na decisão, que está marcada para este domingo, às 9 horas, (de Brasília), logo depois da disputa pelo terceiro lugar, que será às 6 horas.

O 56º Campeonato Pernambucano Adulto de Futsal será finalizado neste sábado (7) com um grande confronto: Asec-Caruaru x Garapa. As duas equipes decidirão o título em partida única no Ginásio Municipal de Afogados da Ingazeira, às 20h30. A maior competição estadual do Norte e Nordeste contou com a participação de 20 clubes de todas as regiões do Estado no processo de interiorização da modalidade iniciado na gestão do presidente da FPFS Luiz Cláudio de Carvalho e com a final sendo realizada pela primeira vez no Sertão.

A grande final reunirá times com históricos distintos na competição. Enquanto o Asec-Caruaru irá para a terceira final seguida do Pernambucano Adulto – sendo campeão em 2017 -, o Garapa disputará o título pela primeira vez.  Já neste ano, as campanhas são bem parecidas com apenas uma derrota em 11 jogos cada. Os caruaruenses perderam ainda na primeira fase para o Imperial/Bom Jardim, mas acumulam outras dez vitórias. Enquanto o time de Petrolina foi derrotado pelo Cabrobó Futsal, também na fase inicial, e chegou à decisão ainda com sete vitórias e três empates.

##RECOMENDA##

Mesmo com o tropeço no início, o Garapa Futsal manteve o planejamento e alcançou o primeiro objetivo que era a final. Porém, o título inédito é a principal meta da equipe sertaneja, que recebeu o abraço da região para levantar o troféu de campeão do Pernambucano Adulto de Futsal.

“Sempre tivemos os pés no chão, mesmo depois da estreia com derrota. Trabalhamos firmes, todos os dias da semana e chegamos na final. Agora, é trabalhar para acertar os detalhes e montar a estratégia para a grande final. Estamos focados na decisão e com o apoio do Vale do São Francisco, da cidade de Petrolina, de Juazeiro e de todo o Sertão. Vamos com muita força para esta partida”, ressaltou o técnico Ricardinho. 

O Asec-Caruaru buscará o seu segundo título Estadual e conta com a experiência do técnico Fabiano Chokito, multicampeão no futsal. Porém, apenas o retrospecto dos caruaruenses não é o suficiente para colocá-los como favorito na decisão e o treinador espera equilíbrio entre as equipes no último duelo da competição.

“Acredito que será campeão quem estiver mais atento e focado nos detalhes para aproveitar os bons momentos. O Garapa, embora esteja na primeira final, tem jogadores experientes, com títulos e passagens até por times estrangeiros. Enquanto o nosso time teve uma construção crescente ao longo da competição. Será um jogo equilibrado e de muita qualidade. Ricardinho tem feito um trabalho muito bom por lá e temos muito respeito por eles. Mas sem perder a confiança e a atitude do que podemos fazer em quadra. Este será o caminho para o título”, pontuou Fabiano Chokito. 

Da assessoria

O grito de "Fica, Gabigol!" tomou conta do Maracanã após a goleada do Flamengo sobre o Avaí por 6 a 1, na noite desta quinta-feira (5), e balançou o artilheiro do Campeonato Brasileiro. Seu futuro, porém, continua indefinido.

Gabriel se mostrou feliz com o carinho recebido dos torcedores. "É muito especial estar no Maracanã com a torcida do Flamengo. É muito bom ver bandeiras com meu rosto. Estou curtindo bastante, estou muito feliz aqui e espero que esse carinho continue independentemente do que aconteça. Ainda não sei o que vai acontecer, mas estou curtindo", afirmou o artilheiro do Brasileirão com 25 gols.

##RECOMENDA##

A situação não é tão simples. O atacante tem contrato com a Inter de Milão e o clube italiano quer negociá-lo em definitivo. As boas atuações pelo Flamengo deixaram Gabriel bastante valorizado, o que pode dificultar ainda mais sua permanência.

Outro que teve seu nome gritado pelos quase 70 mil torcedores no Maracanã foi o técnico Jorge Jesus. O treinador português também foi lembrado pelo meia Reinier, que entrou no segundo tempo e marcou dois gols.

"Ele (Jorge Jesus) tem uma importância muito grande para mim, principalmente nos treinos. Ele me ajuda bastante, me cobra. Ainda tenho muito o que evoluir", comentou Reinier.

Campeão do Brasileirão com 90 pontos, o Flamengo deve encarar o Santos, no domingo, na Vila Belmiro, pela última rodada, com um time todo reserva. Isso porque no próximo dia 17 de dezembro, o time estreia no Mundial de Clubes.

O circuito Norte-Nordeste do Hipismo será decidido em Pernambuco que recebe de sexta-feira (6) até o domingo (8) a 6ª e última etapa do torneio em conjunto com a Copa Pernambuco de Hipismo. As competições serão disputadas no Caxangá Golf & Country Club. Serão 180 conjuntos envolvidos no torneio.

Serão 19 provas, divididas em sete séries, disputadas em três dias, de competição da VI Etapa do Circuito Norte-Nordeste de Hipismo. As séries são divididas em Escola Preliminar (0,60m) e, Principal (0,80m), Aspirantes (0,90m), Extra (1m), Preliminar (1,10m), Intermediária (1,20m), Especial (1,30m) e Principal (1,40m).

##RECOMENDA##

As competições na sexta e no sábado iniciam às 8h20 da manhã, no domingo serão disputadas as provas especiais que não contam pontos para o circuito. O torneio será aberto ao público e contará com muitas atividades. Além das provas, haverá feira de produtos de luxo, exposição de veículos, espaço gourmet, kombi com chopps artesanais, espaço kit, entre outras atrações.

 

Campeão do Campeonato Brasileiro por antecipação, invicto há quatro meses e dono de uma série de marcas expressivas, o Flamengo se despede do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (5), às 20 horas, contra o lanterna e já rebaixado Avaí, pela 37ª e penúltima rodada da competição nacional.

Depois de enfrentar o Avaí, o Flamengo encerra a sua participação no Brasileirão, neste domingo (8), contra o Santos, na Vila Belmiro. Na sequência, seguirá ao Catar, com estreia no Mundial de Clubes agendada para 17 de dezembro.

##RECOMENDA##

O time carioca vive fase esplendorosa e não perde desde o dia 4 de agosto, quando levou 3 a 0 do Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. De lá para cá, construiu uma série invicta impressionante com vitórias contundentes que ajudaram a equipe a ostentar marcas de relevo, como a maior pontuação na história do formato atual (87 pontos, no momento) e o melhor ataque (80 gols).

O duelo desta quinta-feira pode marcar a despedida de Gabriel do Maracanã. Ele está emprestado ao clube carioca até o fim do ano pela Inter de Milão e não tem a sua permanência assegurada na próxima temporada, apesar de a diretoria já ter chegado a um acordo verbal com os italianos para adquirir o atacante.

Desfalque contra o Palmeiras na última rodada, o zagueiro espanhol Pablo Marí não tem a sua presença assegurada no jogo. Ele não enfrentou o Palmeiras porque havia ido à Espanha resolver questões referentes ao seu visto de trabalho. Pode ser que ainda não possa voltar a jogar em razão de um incômodo muscular.

As outras dúvidas dizem respeito às presenças de Everton Ribeiro e Bruno Henrique. O meia também foi desfalque na vitória no Allianz Parque por 3 a 1 em virtude de dores no joelho e o atacante foi substituído no intervalo da partida, depois de sentir dores musculares na coxa direita.

Como o jogo tem pouca importância, é possível que os dois sejam preservados para o que realmente importa: a disputa do Mundial de Clubes. Com isso, a tendência é de que Diego e Reinier sejam titulares. É muito provável que o técnico português Jorge Jesus rode o elenco e dê oportunidades para alguns reservas como Rodinei. Certo é que Vitinho, suspenso, não joga.

Desesperado e tentando juntar forças para permanecer na Série A, o Cruzeiro enfrenta o Grêmio nesta quinta-feira (5), às 19h15, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, na sua luta para evitar o rebaixamento, que seria o primeiro de sua história.

O time mineiro está em situação desconfortável na briga contra a queda, visto que é o primeiro na zona do descenso com 36 pontos, abaixo do Ceará, seu principal concorrente na luta contra a degola. Já são sete jogos sem vencer e três derrotas consecutivas.

##RECOMENDA##

Nos dois trabalhos que comandou antes do duelo, Adilson Batista, o escolhido para "salvar" o Cruzeiro depois da saída de Abel Braga, priorizou a conversa com o elenco. O treinador dialogou com todo o grupo e também com alguns atletas separadamente, casos de Ederson e Fred.

É muito provável, aliás, que o veterano centroavante retome a titularidade. No último jogo, a derrota por 1 a 0 para o Vasco, ele atuou apenas no segundo tempo. Na ocasião, quem começou a partida foi o camaronês Joel. Após o jogo, o treinador elogiou o desempenho de Fred.

Tentando montar uma estratégia tática eficaz para parar o Grêmio, Adilson deve promover outra alteração no time: a entrada de Edilson na vaga de Pedro Rocha, o que faria o lateral-direito colombiano Orejuela ser deslocado para o ataque para fazer uma dobradinha com Edilson e atuar como uma espécie de ponta.

O único desfalque é o meia-atacante Marquinhos Gabriel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Thiago Neves também não joga, mas por outro motivo. O meia está afastado e, de acordo com o diretor de futebol Zezé Perrella, não veste mais a camisa do Cruzeiro e está livre para procurar uma nova casa.

Visando melhorar ainda mais sua qualificação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o Athletico Paranaense colocará o que tem de melhor á disposição para o duelo frente ao Santos, marcado para esta quarta-feira, às 19 horas, na Arena da Baixada. O técnico Eduardo Barros tem cinco desfalques, sendo eles os volantes Bruno Guimarães e Léo Cittadini, além do lateral Khellven, do meia Nikão e do atacante Vitinho, este expulso no empate por 1 a 1 diante do Ceará.

Por outro lado, o treinador contará com o retorno de Wellington, que cumpriu suspensão automática. Poupados na última rodada, os laterais Jonathan e Márcio Azevedo, o lateral Léo Pereira e o atacante Marcelo Cirino também deverão retornar ao time considerado titular. Eduardo Barros revelou que poderá dar oportunidades a jovens jogadores nas partidas finais do Brasileirão.

##RECOMENDA##

"Vamos colocar a melhor equipe que tivemos disponível contra o Santos (em casa) e contra o Avaí (fora). Queremos dar oportunidade a alguns jogadores que ainda não tivemos chances de utilizá-los como gostaríamos. Respeitamos o time do Santos, mas vamos jogar para vencer. Queremos aumentar a nossa invencibilidade e melhorar nossa colocação no Brasileirão", afirmou o treinador.

De fato, o Atheltico vive uma boa fase no Brasileirão. O clube está há 11 jogos sem perder, sendo que a última derrota foi para o Flamengo, por 2 a 0, em 13 de outubro, na Arena da Baixada. Na tabela, tem 60 pontos, na quinta colocação, contra 62 do Grêmio, o quarto colocado.

"É o último jogo em casa e convoco a torcida para que possa lotar a Arena, porque foi um ano maravilhoso. Se não foi o melhor, está entre os melhores da história do Athletico Paranaense. Ainda temos o objetivo de terminar no G4 e queremos fazer um jogo forte para buscar a vitória", completou Madson.

A vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, na segunda-feira, em São Januário, deixou o Vasco mais perto de uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana e colocou o time mineiro em situação desesperadora na luta contra o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Depois da partida, o presidente do clube carioca, Alexandre Campello, não perdeu a chance de criticar o gestor de futebol e presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Zezé Perrella, que no mês passado comparou a equipe alvinegra com o próprio Vasco e a Portuguesa, que já caíram de divisão.

"O Vasco não precisa provar nada. O Cruzeiro é um grande clube, mas o Zezé Perrella perdeu uma grande chance de ficar calado. Talvez ele seja mais um daqueles exemplos que, como diria o senador Romário, calado é um poeta", disse Campello, em entrevista coletiva. "Devia se preocupar mais com as questões pessoais dele e com o próprio Cruzeiro e não tecer comentários sobre o Vasco", completou.

##RECOMENDA##

Perrella, que já havia se retratado com o Vasco depois da declaração dada à TV Alterosa, tentou se explicar novamente. "Só passam o que querem. O Vasco é grande e brigava todo ano para ser campeão. Eu comparei a situação do Cruzeiro com a do Vasco. O Vasco não teve gestões muito felizes e há muitos anos não briga por título, mas não é por causa dessa diretoria. Eu comparei inclusive o Cruzeiro com o Vasco. Eu respeito a instituição Vasco, um clube centenário, com uma das maiores torcidas do Brasil, mas o que está acontecendo no Cruzeiro aconteceu no Vasco. Várias gestões desastradas", finalizou.

Outra questão abordada por Campello foi sobre o jogo contra a rebaixada Chapecoense, neste domingo, às 16 horas, pela última rodada, ser transferido de São Januário para o Maracanã, estádio que é administrado pelos rivais Flamengo e Fluminense. O dirigente disse que havia um evento marcado para o local no mesmo dia, mas que já foi cancelado.

"Queremos brindar a torcida com o último jogo contra a Chapecoense no Maracanã. Já foi solicitado para a CBF. Nós consultamos o Maracanã. Existia um evento, mas foi cancelado, de forma que não existe impedimento. Para mim, está definido. Já conversei com a CBF, Bepe (Polícia Militar) e Ferj", afirmou o presidente.

A Suíça produzirá uma moeda de prata de 20 francos suíços (aproximadamente R$ 85) com a imagem de Roger Federer. Ao anunciar a homenagem, nesta segunda-feira (2), o governo do país destacou que esta será a primeira vez que dedica uma moeda comemorativa para uma personalidade viva.

As autoridades disseram que o 20 vezes campeão dos torneios do Grand Slam é "provavelmente o atleta individual de maior sucesso na Suíça e também é o embaixador perfeito para a Suíça."

##RECOMENDA##

A "face" da moeda mostrará Federer batendo na bola com um revés de uma mão. O governo explicou que cerca de 95 mil moedas da edição limitada com a imagem de Federer podem ser solicitadas com antecedência, com um valor de 30 francos suíços (R$ 127) cada. Elas serão enviadas em janeiro, sendo que a pré-venda começará nesta terça-feira e irá até 19 de dezembro.

Uma moeda de ouro de 50 francos suíços (R$ 212) com a imagem de Federer será cunhada no próximo ano, em maio. Nesse caso, a previsão é de que sejam 40 mil moedas, tendo um design diferente, de acordo com informações das autoridades do país.

Federer está com 38 anos, sendo visto como um herói nacional no país. "Obrigado, Suíça e Casa a Moeda da Suíça por esta incrível honra e privilégio", escreveu o tenista em seu perfil no Twitter.

O Brasil terá mais uma representante no surfe feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Silvana Lima conquistou a sua vaga com o desempenho que teve, um nono lugar, na etapa de Maui, no Havaí, a última da temporada de 2019 do Circuito Mundial. Assim, ela se junta a Tatiana Weston-Webb na estreia da modalidade em Olimpíadas.

Silvana Lima conseguiu chegar até as oitavas de final, mas foi eliminada na última bateria do domingo pela australiana Stephanie Gilmore, heptacampeã mundial, por 10,50 a 4,23. A vaga direta em Tóquio-2020, dada às oito melhores surfistas da temporada (com limite de duas por país), foi confirmada com a eliminação da neozelandesa Paige Hareb, sua concorrente direta, na mesma fase.

##RECOMENDA##

"O sonho se tornou realidade, então vamos com tudo Brasil", vibrou Silvana Lima. "Isso é realmente especial para mim e confesso que nunca imaginei que isso fosse acontecer, de poder representar meu país numa Olimpíada e surfando, que é o meu esporte. Eu sempre pensava em um dia disputar os Jogos Olímpicos e, agora, esse sonho se tornou realidade. Estou muito feliz em poder ter a chance de fazer isso pelo meu país, pela minha família, meus patrocinadores. Eu estarei lá no Japão, Tóquio-2020", disse a brasileira.

Só que a vaga olímpica veio com um má notícia para Silvana Lima. Com a derrota para Gilmore, a brasileira não conseguiu garantir a sua permanência na elite para a temporada de 2020 do Circuito Mundial e terá de disputar a divisão de acesso.

Já Tatiana Weston-Webb faz boa campanha em Honolua Bay. A norte-americana naturalizada brasileira fechou a primeira fase classificando-se em segundo lugar na bateria que a australiana Bronte Macaulay fez o maior placar do dia até ali, 15,67 pontos. Foi direto para as oitavas, onde eliminou Macy Callaghan por 12,63 a 11,33.

Na briga entre os homens pelas duas vagas olímpicas do Brasil, o bicampeão mundial Gabriel Medina disputa uma das duas vagas com Ítalo Ferreira e Filipe Toledo. O trio está na briga pelo título do Circuito Mundial, que termina na etapa de Pipeline, também no Havaí, entre os dias 8 e 20 deste mês.

O técnico interino do Corinthians, Dyego Coelho, prevê um jogo difícil contra o Ceará, na próxima quarta-feira (4), em Fortaleza, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

Uma vitória no Castelão garante o Corinthians na fase preliminar da Copa Libertadores. Já o time cearense ocupa a 16ª colocação com 38 pontos e pode entrar na zona do rebaixamento se o Cruzeiro derrotar o Vasco, nesta segunda-feira, em São Januário.

##RECOMENDA##

Em seu trabalho transitório, Coelho diz que tem como objetivo entregar o time classificado para o principal torneio sul-americano. "Espero entregar o time na Libertadores, independente de qualquer coisa. Vim ajudar o clube que sempre me acolheu, com uma maneira diferente de jogar, ir para cima. A briga é boa. Teremos jogos muito difíceis pela frente. Vai ser uma batalha contra o Ceará, mas vamos para cima", disse Coelho que, ao final do Brasileirão, entregará o time para Tiago Nunes, contratado do Athlético-PR.

O diretor de futebol do clube, Duílio Monteiro Alves, também está confiante na classificação para a Libertadores. Se empatar ou perder para o Ceará, o Corinthians fica com a vaga se vencer o Fluminense na última rodada, na sua arena em Itaquera. "O Corinthians vai estar na Libertadores", cravou o dirigente.

O Brasil empatou, neste domingo (1°), em 19 a 19 com a França em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial de Handebol feminino que acontece na cidade japonesa de Kumamoto.

A equipe brasileira, que está no grupo B da competição, teve como destaques Bruna de Paula, Tamires, Ana Paula Rodrigues e Adriana, todas com 3 gols marcados.

##RECOMENDA##

Derrota na estreia

Na estreia do Mundial o Brasil perdeu de 30 a 24 para a equipe da Alemanha. O próximo compromisso do Brasil é contra a Coreia do Sul na terça (3), a partir das 3h (horário de Brasília).

 

O hexacampeão Lewis Hamilton passeou neste domingo ao vencer de ponta a ponta o GP Abu Dabi, a última corrida do ano, para fechar a temporada de 2019 da Fórmula 1 com mais uma vitória e ficar perto de igualar o recorde de triunfos do alemão Michael Schumacher.

O inglês da Mercedes ostenta 84 vitórias em sua carreira e está agora a sete de igualar Schumacher, o maior vencedor da categoria. Hamilton encerrou o ano pontuando em todas as corridas e ainda alcançou no circuito de Yas Marina o Grand Chelem, expressão usada quando um piloto vence de ponta a ponta largando da pole e marca a melhor volta.

##RECOMENDA##

"Eu estou orgulhoso e muito grato a esta equipe, muito obrigado a todos aqui e em casa. Esse carro é uma obra de arte", disse o hexacampeão, mantendo seu discurso de gratidão à Mercedes.

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, terminou em segundo e ficou com terceiro lugar geral no campeonato. O pódio foi completo pelo monegasco Charles Leclerc, mas o piloto da Ferrari ainda pode ser punido por uma possível irregularidade na quantidade de combustível em seu carro.

Hamilton sobrou em Abu Dabi, mas não foi o único a ter destaque. Seu companheiro Valtteri Bottas fez uma corrida espetacular. Depois de lagar em último em razão de uma punição por troca de motor, o finlandês, que foi o vice-campeão neste ano, empilhou ultrapassagens e chegou em quarto lugar, à frente do tailandês Alexander Albon, da Red Bull, e do alemão Sebastian Vettel da Ferrari.

O mexicano Sergio Pérez, da Racing Point, o britânico Lando Norris, da McLaren, o russo Daniil Kvyat, da Toro Rosso, e o espanhol Carlos Sainz, da McLaren, completaram o Top 10.

DESPEDIDAS - Nico Hulkenberg e Robert Kubica correram pela última vez na principal categoria do automobilismo mundial. O alemão da Renault ficou perto de terminar na zona de pontuação, mas acabou fechando a prova em 12º, e o polonês da Williams foi o 19º e último colocado.

Como presente de despedida, Hulkenberg ganhou a votação pública de "Piloto do dia", em votação popular promovida pela Fórmula 1.

Confira a classificação final do GP de Abu Dabi:

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1h34min05s715

2º - Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 16s772

3º - Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 43s435s

4º - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 44s379

5º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 64s357

6º - Alexander Albon (TAI/Red Bull), a 69s205

7º - Sergio Pérez (MEX/Racing Point), a 1 volta

8º - Lando Norris (ING/McLaren), a 1 volta

9º - Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 1 volta

10º - Carlos Sainz Jr. (ESP/McLaren), a 1 volta

11º - Daniel Ricciardo (AUS/Renault), a 1 volta

12º - Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a 1 volta

13º - Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a 1 volta

14º - Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1 volta

15º - Romain Grosjean (FRA/Haas), a 1 volta

16º - Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a 1 volta

17º - George Russell (ING/Williams), a 1 volta

18º - Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso), a 2 voltas

19º - Robert Kubica (POL/Williams), a 2 voltas

Abandonou a prova:

Lance Stroll (CAN/Racing Point).

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando