Cultura

| (re)vista

A notícia de que o Governo Federal excluiria profissões artísticas do Sistema Microempreendedor Individual (MEI) caiu como uma bomba, neste sábado (7), entre o meio artístico. A decisão, no entanto, deve ser revertida, de acordo com nota oficial da Secretaria-Executiva do Simples Nacional. Segundo o órgão, uma proposta de revogação será encaminhada ao comitê gestor do programa. 

A exclusão de cerca de 17 profissões artísticas e culturais do MEI seria feita no próximo mês de janeiro. A medida impossibilitaria a formalização da ocupação de artistas musicais, produtores culturais, humoristas e instrutores de música, entre outros profissionais ligados à cultura. Houve reação imediata de diversas pessoas do setor que usaram as redes sociais para criticar a decisão. 

##RECOMENDA##

A medida, no entanto, deve ser revogada. Em sua conta oficial no Twitter, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, falou sobre a possibilidade. "Acabo de receber a informação de que o Conselho de Gestão do Simples está fazendo uma reunião virtual e deve recuar na decisão da resolução". Em seguida, uma nota oficial da Secretaria-Executiva do Simples Nacional foi enviada à imprensa informando que será encaminhado ao comitê gestor uma proposta para revogar a resolução. 


 

Com o fim de 2019 também se encerra mais uma década, a segunda do século 21. Nos últimos 10 anos, o mundo testemunhou muitos acontecimentos na sociedade, no meio político e, também, no cultural. A forma de fazer e consumir cultura sofreu mudanças definitivas na última década, levando artistas e público a mudarem comportamentos e costumes. O LeiaJá preparou uma pequena retrospectiva com alguns dos fatos que mais marcaram o último decênio na música, no cinema e na televisão. 

- Beatles no iTunes

##RECOMENDA##

Os Beatles finalmente entraram para a era digital em novembro de 2010, quando a discografia da banda foi inserida no catálogo do iTunes. Hoje já é possível ouvir o som do quarteto de Liverpool em diversas plataformas de streaming.

- Estreia do Spotify 

A plataforma de streaming Spotify iniciou sua operação nos Estados Unidos em junho de 2011. A nova ferramenta para consumir música através da internet rapidamente se tornou uma das mais populares do país tendo acumulado cerca de 248 milhões de usuários ao redor do mundo, até o final de 2019.

- Astros da música produzidos em redes sociais

Em 2013, o canadense Shawn Mendes conquistou meio bilhão de visualizações no aplicativo Vine com as publicações de covers de seis segundos de músicas de Justin Bieber e Ed Sheeran, Descoberto por um agente, ele acabou se tornando um super astro da música pop o que provou a força das redes sociais no comportamento de consumo do público. 

- Ataques terroristas mudam para sempre os festivais

Um ataque terrorista no show da banda Eagles of Death Metal, em 2015, na casa de espetáculos Bataclan, em Paris, mudou para sempre as normas de segurança em grandes shows e festivais. Um ano seguinte, uma bomba detonada no festival Route 91, durante o show de Ariana Grande foi outro momento que acendeu o alerta de organizadores. De lá para cá, os grande eventos estabeleceram normas de segurança que são divulgadas tão logo seja divulgado o line-up.

- Streamings mudam o consumo de música no mundo

Em 2016, a Associação da Indústria de Gravação da América levantou que naquele ano,  as plataformas de streaming geraram mais dinheiro para o negócio da música, nos EUA, do que todas as outras formas de distribuição. A nova forma de consumir e comercializar música se estabeleceu e parece só crescer até então. 

- Perda de grandes nomes

Nos último anos, o mundo perdeu artistas importantes e muito queridos ao redor de todo o globo. A lista é extensa e, lamentavelmente, conta com os nomes de Prince (2016), George Michael (2016), Amy Winehouse (2011), Joe Cocker (2014), BB King (2015), o produtor George Martin (2016), Chuck Berry (2017), Belchior (2017), Angela Maria (2018) e Dona Ivone Lara (2018), entre tantos outros. 

- O Brasil perde o MinC

Em maio de 2016, o então presidente interino da república, Michel Temer, extinguiu o Ministério da Cultura (MinC), transformando-o em secretaria vinculada ao Ministério Da Educação. Diante da reação da classe artística, que levou protestos até o tapete vermelho de Cannes (por meio da equipe do filme Aquarius), Temer decidiu recriar o MinC.  No início da gestão Jair Bolsonaro, a pasta foi extinta novamente dando lugar à Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério da Cidadania. 

Várias práticas relacionadas a culturas regionais, como o complexo cultural do bumba-meu-boi no Maranhão, a bachata - dança dominicana - e a massagem tradicional tailandesa são candidatas ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, durante reunião da Unesco que será celebrada na semana que vem na Colômbia.

A decisão será tomada por um comitê especial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que se reunirá entre 9 e 14 de dezembro em Bogotá, primeira capital latino-americana a sediar este encontro anual.

##RECOMENDA##

O comitê vai examinar um total de 41 solicitações de inscrição à lista representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade, na qual já constam várias expressões artísticas ou práticas culturais contemporâneas, como o tango, o flamenco e a filosofia milenar do ioga.

O Brasil já tem inscritas diferentes práticas nessa lista, como a roda de capoeira (2014), o Círio de Nazaré (2013) e o Frevo (2012).

Este ano, disputa o título a festa folclórica do bumba-meu-boi do Maranhão, que mistura arte popular, religião e história, e funde elementos do catolicismo, das religiões afro-brasileiras, da vida pastoril e das culturas indígenas presentes no estado.

Durante as festas juninas, um verdadeiro carnaval de rua toma conta das ruas do Maranhão, com mais de 400 grupos que montam coloridos desfiles, coreografias e peças teatrais para celebrar a ressurreição do boi, personagem central da festa.

Conta a lenda que a escrava Catirina, grávida do marido, Francisco, sentiu desejo de comer língua de touro. Para satisfazer a esposa, 'Chico' roubou e sacrificou o melhor animal da fazenda, provocando a ira do patrão. Mas com ajuda de curandeiros, o animal ressuscitou e o escravo escapou do castigo, dando início a uma grande festa.

Entre as outras candidatas a Patrimônio Imaterial está a bachata, dança típica da República Dominicana, que começou a emergir no país no século XX e que se espalhou pelo mundo.

- Evitar dores de cabeça -

As inscrições na lista do patrimônio costumam ser alvo de disputas entre vizinhos que reivindicam a paternidade desta ou daquela prática cultural, colocando o organismo mundial na incômoda posição de árbitro entre países-membros, um extremo que a Unesco evita.

França, Itália e Suíça evitaram dores de cabeça a seus diplomatas, ao promoverem juntas a inscrição do alpinismo, uma prática surgida no século XIV nos Alpes, e que vai além de uma prática esportiva, pois compreende um conjunto de técnicas e conhecimentos.

México e Espanha fizeram o mesmo com a cerâmica de Talavera, uma tradição de origem muçulmana, presente nos dois países, em que se trabalha e pinta o barro à mão.

"Existem práticas comuns entre vários países e, na medida do possível, incentivamos os países a trabalharem juntos", disse em coletiva de imprensa em Paris Tim Curtis, secretário da Convenção do Patrimônio Cultural Imaterial.

- Massagens, desfiles e danças -

A famosa massagem tradicional tailandesa, uma arte milenar que se popularizou nas últimas décadas em todo o mundo, também tentará entrar este ano na prestigiosa lista da Unesco.

"A inscrição deste elemento poderia ter um impacto positivo na percepção da prática em todos os níveis, incentivando os locais a preservarem seus conhecimentos e os jovens a aprenderem a prática e continuarem com a tradição", asseguram seus defensores.

A Bolívia defenderá a candidatura do desfile folclórico do Senhor do Grande Poder, também conhecida como a Festa Maior dos Andes, que corresponde à celebração católica da Santíssima Trindade.

Este desfile é a expressão da riqueza folclórica boliviana, demonstrada em uma ampla diversidade de danças, onde se destaca a morenada, que evoca o sofrimento de escravos negros nas minas durante a época colonial.

O Peru vai tentar a sorte com a dança El Hatajo de Negritos e de Pallitas, da costa sul-central peruana.

A Unesco recebe anualmente centenas de pedidos dos 178 países que ratificaram a convenção, mas aceita considerar pouco menos de 50. Seus especialistas apresentam recomendações favoráveis ou desfavoráveis a um comitê integrado por 24 países, ao qual cabe tomar a difícil decisão.

Embora a inclusão nesta lista lhes dê um selo distintivo, a declaração é apenas a parte mais visível do processo, cujo objetivo final é a proteção da diversidade cultural ante a crescente globalização.

Do romancista Toni Morrison, vencedor do prêmio Nobel de Literatura, ao icônico designer de moda Karl Lagerfeld, passando pelo homem forte do Zimbábue, Robert Mugabe, confira a seguir algumas das principais personalidades falecidas em 2019.

- Janeiro -

##RECOMENDA##

- 21: O jogador de futebol argentino Emiliano Sala, 28 anos, morto quando o avião em que viajava caiu no Canal da Mancha.

- 26: O compositor francês Michel Legrand, vencedor de três Oscars e autor de trilhas clássicas como "Yentl" (1983), morreu aos 86 anos.

- Fevereiro -

- 7: O veterano ator britânico Albert Finney, que ganhou três Globos de Ouro, morreu aos 82 anos.

- 16: Bruno Ganz, ator suíço conhecido por seu papel como Adolf Hitler em "A Queda" (2004), morreu aos 77 anos de câncer.

- 19: Karl Lagerfeld, lenda da alta-costura, diretor artístico do Channel, morreu aos 85 anos.

- 21: Stanley Donen, 94 anos, diretor americano do amado clássico de Hollywood "Cantando na Chuva" (1952).

- 28: pianista, compositor e maestro alemão-americano Andre Previn, vencedor de 10 Grammys e quatro Oscars, com 89 anos.

- Março -

- 4: O ator americano Luke Perry, da série Barrados no Baile, morreu após um derrame aos 52 anos.

- 4: Vocalista da banda de rave britânica The Prodigy, Keith Flint, cometeu suicídio aos 49 anos.

- 29: A cineasta francesa pioneira Agnes Varda morreu aos 90 anos.

- Abril -

- 17: O ex-presidente peruano Alan Garcia, 69 anos, depois de atirar na própria cabeça para evitar ser preso por acusações dentro do escândalo envolvendo a Odebrecht.

- Maio -

- 13: A lenda de Hollywood e atriz namoradinha da Américas, Doris Day, aos morre aos 97 anos.

- 16: Ieoh Ming Pei, arquiteto chinês-americano de estruturas modernas icônicas como a Pirâmide do Louvre, em Paris, aos 102 anos de idade.

- 20: Niki Lauda, tricampeão mundial de Fórmula 1 da Áustria, aos 70 anos, oito meses após um transplante de pulmão.

- 23: Autora e ilustradora infantil britânica Judith Kerr, 95 anos.

- Junho -

- 15: O cineasta e diretor de ópera italiano Franco Zeffirelli morreu aos 96 anos.

- 17: O presidente egípcio islâmico Mohamed Morsi, demitido em 2013 após um ano de governo de divisão, morreu na prisão aos 67 anos.

- 17: A herdeira e socialite americana Gloria Vanderblit faleceu aos 95 anos.

- Julho -

- 6: O músico e compositor brasileiro João Gilberto, pioneiro da Bossa Nova, morreu aos 88.

- 16: O cantor sul-africano Johnny Clegg morreu aos 66 anos de câncer.

- 17: Andrea Camilleri, romancista italiana que criou o detetive siciliano Montalbano, aos 93 anos.

- 22: O ex-primeiro-ministro chinês Li Peng, linha-dura da repressão à Praça da Paz Celestial em 1989, com 90 anos.

- 25: O presidente mais antigo do mundo, o tunisiano Beji Caid Essebsi, morreu aos 92 anos, pouco antes do final de seu primeiro mandato.

- Agosto -

- 5: O autor Toni Morrison, primeiro afro-americano a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, morreu aos 88 anos.

- 10: O financista americano Jeffrey Epstein, 66 anos, foi encontrado morto em sua cela por um aparente suicídio enquanto aguardava julgamento por acusações de tráfico de meninas menores de idade e abuso sexual.

- 16: O ator norte-americano Peter Fonda, mais conhecido por “Easy Rider” (1969), de câncer de pulmão aos 79 anos.

- Setembro -

- 3: Fotógrafo alemão Peter Lindbergh, creditado pelo lançamento de carreira de supermodelos como Naomi Campbell e Cindy Crawford, morreu aos 74 anos.

- 6: O líder autocrático do Zimbábue Robert Mugabe, deposto pelos militares em 2017, após 37 anos no poder, morreu aos 97 anos.

- 9: Fotógrafo de documentário pioneiro nascido na Suíça, Robert Frank aos 94 anos.

- 19: Zine El Abidine Ben Ali, da Tunísia, o primeiro líder a ser derrubado na Primavera Árabe de 2011, exilado na Arábia Saudita com 83 anos.

- 26: Jacques Chirac, presidente francês de 1995 a 2007, com 86 anos.

- 30: A cantora de ópera americana Jessye Norman morreu no hospital aos 74 anos.

- Outubro -

- 17: Alicia Alonso, lenda do balé cubano que ensinou até os 90 anos, faleceu aos 98.

- 17: O congressista democrata americano Elijah Cummings, 68, se tornou o primeiro parlamentar afro-americano a permanecer no estado no edifício do Capitólio, em Washington.

- 23: A campeã paraolímpica belga Marieke Vervoort deu fim à sua vida através da eutanásia aos 40 anos, sofrendo de uma doença muscular degenerativa.

- 26: O líder do grupo do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi, com quase 40 anos, foi morto em um ataque noturno pelas forças especiais dos EUA na Síria.

- Novembro -

- 24: Clive James, apresentador, escritor crítico e poeta australiano, morreu aos 80 anos de leucemia.

- 30: o letão Mariss Jansons, considerado um dos regentes de orquestra mais talentosos do mundo, morreu aos 76 anos.

No próximo sábado (7), a cidade de Olinda recebe dois eventos para celebrar Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição. Em uma reafirmação do sincretismo religioso presente no país, a Caminhada Azul, promovida pelo Terreiro de Pai Edu, e a festa do Coletivo Amigos da Praia, na Praia da Santa, em Rio Doce, se juntam para um momento de louvação e celebração. O evento é aberto ao público.

Em sua 15ª edição, a Caminhada Azul sai do terreiro de Pai Edu, localizado no Alto da Sé, em Olinda, em direção à Praia da Santa, em Rio Doce. Lá, os participantes se juntam à festa organizada pelo Coletivo Amigos da Praia, no entorno da imagem de Iemanjá. Os dois eventos têm uma programação que conta com atividades culturais e religiosas. 

##RECOMENDA##

Na Praia da Santa, a festa começa às 18h com apresentações de grupos afro. No terreiro de Pai Edu, a festividade começa às 19h, com o Toque para Iemanjá. Em seguida, os participantes saem em caminhada até Rio Doce, onde será feita a entrega de oferendas ao orixá. Haverá queima de fogos para marcar o encontro das duas celebrações, que acontecem com o apoio da prefeitura de Olinda. 

Serviço

Caminhada Azul

Sábado (7) - 18h

Terreiro de Pai Edu - Alto da Sé 

Praia da Santa - Rio Doce

Gratuito

As pessoas que transitarem por algumas ruas de Olinda irão perceber que o Natal já está sendo explorado. No começo desta semana, o munícipio contemplou alguns espaços públicos para receber as decorações natalinas. Cinco ambientes ganharam iluminações especiais para a chegada das festas de fim de ano. 

As praças do Jacaré (Varadouro), Carmo, 12 de Março (Bairro Novo), da Bíblia e do Leão (Casa Caiada) já podem servir de cenários para a realização de fotos. Além desses locais, a estrutura da prefeitura e as saídas principais da cidade foram ornamentadas. As imediações do Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro, também estão iluminadas.

##RECOMENDA##

De acordo com a gestão, a equipe de iluminação pública foi responsável pela elaboração do trabalho. A ideia do projeto é que a magia do Natal esteja presente na vida de todos os moradores olindenses.

A festa de Réveillon do Rio de Janeiro, este ano, vai incluir a música gospel entre suas atrações. O Réveillon da Cidade Maravilhosa contará com quatro palcos, espalhados pela praia de Copacabana, que receberão artistas de diversos gêneros, incluindo o evangélico. Uma das artistas do gênero  já anunciadas para a festa é a cantora Anayle Sullivan. 

O modelo de Réveillon para receber 2020 foi anunciado pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella, em coletiva de imprensa, na última terça (3). O prefeito, que também é cantor e pastor evangélico, explicou a novidade: "Essa ideia de mais três palcos em Copacabana não só privilegia o trânsito mas também dá espaço à canção gospel, que é na nossa cidade o primeiro lugar disparado nas rádios. Essa música, pela primeira vez, terá palco (espaço) especial para ela". 

##RECOMENDA##

Uma das atrações já confirmadas é a cantora gospel Anayle Sullivan, que vai abrir o palco em frente ao hotel Copacabana Palace. Em seguida, quem comanda a festa é o violinista Allyrio Mello, seguido pelos sambistas Diogo Nogueira e Ferrugem que fará a contagem regressiva para a tradicional queima de fogos. Nos demais palcos, haverá apresentação de DJs e cantores do gênero gospel. 



 

As janelas do casarão centenário do Paulista North Way Shopping serão palco da Cantata Natalina. Com a concepção voltada para o universo do Noel, os visitantes poderão ver de perto os cômodos da casa do bom velhinho, com direito a sala do trono, lareira, sala de jantar com a ceia de natal, quarto e a famosa sala das cartas e presentes. A visitação segue até o dia 25 de dezembro, das 17h às 21h. Já as cantatas acontecerão nos dias 7, 13, 14 e 21 de dezembro, às 18h.

A casa mágica do Papai Noel é uma lúdica brincadeira de Natal onde adultos e crianças poderão conhecer a rotina do bom velhinho. Já a cantata tem produção assinada por Roberto Costa, em parceria com os alunos do Colégio Fernando Ferrari, que prometem apresentações especiais, com efeitos de luz e som, entre outras surpresas.

##RECOMENDA##

Serviço

Casa Mágica do Papai Noel

Até 25 de dezembro | 17h

Paulista North Way Shopping (PE-15, Km 16.5, 242 - Paulista)

R$ 6

Aos poucos, os brasileiros estão podendo conhecer um pouco mais a respeito do novo presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Dante Mantovani, nomeado na última segunda (2). Além de já saberem que o maestro acredita na relação do rock'n'roll com o satanismo, agora, um print de uma de suas redes sociais revelou que Mantovani também acredita no terraplanismo. 

Apesar de ter apagado alguns perfis pessoais após sua nomeação para a Funarte, um print de uma das publicações de Dante caiu na rede e está sendo amplamente compartilhado. Na postagem, o maestro faz uma graça com os "terrabolistas" e chama a NASA de "agência de desinformação". "Terrabolistas são ótimos em fazer piadinhas acerca da auto-evidente planicidade da superfície terrestre, mas são absolutamente incapazes de apresentar um único argumento ou prova da delirante esfericidade da Terra". 

##RECOMENDA##


 

Neste sábado (7), a partir das 15h, a magia do Natal toma conta dos jardins do Casarão da Toyolex, nas Graças,  Zona Norte do Recife, para a primeira festa natalina do Espaço Mãemetamorfose, projeto de Bruna Monteiro e Dulce Gayoso. O ingresso será uma lata de leite em pó.

Os Doutores da Alegria foram convidados para animar a festa e espalhar o clima de solidariedade que a data imprime com a apresentação de um Auto de Natal. A cia de Dança Fátima de Freitas leva à festa a beleza e delicadeza “O Quebra Nozes”, espetáculo que sempre encanta os pequenos. Ainda na programação, a banda Soul Rock  apresentará um repertório de clássicos do estilo que promete animar pais e filhos.

##RECOMENDA##

E o momento mais aguardado da festa, a chegada do Papai Noel, deve ser em grande estilo. Com produção assinada por Ju Martins, da Libre Promo, a festa conta ainda com Oficinas do Novo Quintal, contação de histórias, entre outras brincadeiras.

Serviço

Natal do Espaço Mãemetamorfose

07 de dezembro |15h

Casarão da Toyolex (Av. Rui Barbosa 1105)

Entrada: 1 lata de leite em pó

O escritor franco-tcheco Milan Kundera recuperou a nacionalidade tcheca que havia perdido ao abandonar a Tchecoslováquia comunista para morar na França nos anos 70, informa a imprensa de Praga.

Milan Kundera e sua esposa Vera receberam seus documentos na embaixada da República Tcheca em Paris em 28 de novembro, informou o jornal tcheco Pravo.

##RECOMENDA##

"Estavam realmente felizes. São conscientes de que não é um momento que mudará sua vida, mas sentiram verdadeiramente o simbolismo, que é tão importante para eles", declarou o embaixador Petr Drulak ao jornal.

Kundera, 90 anos, abandonou seu país natal para morar na França em 1975 e perdeu a nacionalidade tchecoslovaca em 1981 ao virar cidadão francês.

A Tchecoslováquia se dividiu em 1993 entre República Tcheca e Eslováquia, quatro anos depois da queda do regime comunista.

O escritor viaja muito pouco à República Tcheca. Em 2008 uma revista do país publicou um "documento" da polícia comunista de Praga de 1950 que sugeria que ele havia denunciado um de seus compatriotas durante o sombrio período stalinista e Kundera, magoado com com as acusações, as chamou de "mentira pura".

O escritor é autor de livros como "A Brincadeira" (1967), "O Livro do Riso e do Esquecimento" (1979), "A Insustentável Leveza do Ser" (1984) e "A Festa da Insignificância" (2013).

Estão abertas as inscrições para o primeiro edital de conteúdo remunerado para a Frei Caneca FM. Ao todo, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, irá disponibilizar R$ 250 mil para apoiar a produção de conteúdo pela sociedade civil para ocupação da grade da rádio pública do Recife.

As inscrições seguem abertas até o próximo dia 15 de janeiro de 2020 e devem ser feitas pela internet, no site da Frei Caneca FM (www.freicanecafm.org), ou pelos Correios.  Em ambos os casos, são exigidos os seguintes documentos: roteiro do programa-piloto (com linguagem técnica requerida para programa de rádio); áudio do programa-piloto (em mp3, com qualidade superior ou igual a 128 Kbps), com duração entre 5 e 10 minutos, que indique a proposta do programa; dois roteiros de outras edições do programa; currículos do proponente e da equipe principal; além de documentação dos proponentes.

##RECOMENDA##

O edital destina-se a programas com 30 ou 60 minutos de duração, produzidos pela sociedade civil, organizada ou não, que deverão ser veiculados uma vez por semana, durante seis meses, ocupando até 45 horas semanais da programação da emissora.

O chamamento contempla três tipos de conteúdos: não-inéditos, propostos por pessoas físicas ou jurídicas, desenvolvidos com ou sem apoio de patrocínios ou leis de incentivo; inéditos, propostos por pessoas físicas ou jurídicas; e inéditos, de rádios comunitárias outorgadas ou livres. Com uma ressalva: os conteúdos não-inéditos que vierem a ser aprovados não receberão apoio financeiro, tendo garantia apenas do espaço para veiculação do programa na grade de programação da emissora.

Os conteúdos devem promover a ética, a paz, a cidadania e os direitos humanos, respeitando as questões de gênero e a democracia, os povos tradicionais, a diversidade social, religiosa, cultural e de ideias, prezando pela promoção da igualdade racial, pelo combate ao racismo e à intolerância religiosa; incentivando a educação, a cultura, as artes e a defesa e preservação do meio ambiente. As produções radiofônicas desenvolvidas na Região Metropolitana do Recife que atendam a esses requisitos serão priorizadas. E somente poderá ser aprovado um projeto por proponente.

Seleção - Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por representantes da Prefeitura do Recife, da área da comunicação, do segmento artístico e da sociedade civil.

Os resultados serão divulgados até o próximo dia 20 de fevereiro e os programas começam a ser veiculados a partir de abril de 2020.

*Via Assessoria de Imprensa

 

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) tem um novo presidente, nomeado nesta segunda (2). O maestro Dante Mantovani assume o cargo a pedido do Secretário Especial de Cultura, Roberto Alvim. Mantovani também é youtuber e, no seu canal, compartilha posições polêmicas como a de que o rock levaria ao aborto e seria uma música do demônio. 

Com quase sete mil inscritos, o maestro publica conteúdos sobre música erudita e, também, aproveita para falar sobre algumas teorias da conspiração. Entre elas, a de que o rock'n'roll estimular os jovens a abortarem além de levá-los ao satanismo. "O rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto. A indústria do aborto por sua vez alimenta uma coisa muito mais pesada que é o satanismo. O próprio John Lennon disse que fez um pacto com o diabo", disse Mantovani em um de seus vídeos. 

##RECOMENDA##

A Fundação Nacional de Artes é o órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Dante Mantovani assume a presidência da Funarte em substituição a Miguel Proença, exonerado no último mês de novembro. 


 

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) vai celebrar o centenário do poeta João Cabral de Melo Neto e os 120 anos do escritor Gilberto Freyre, patrono da fundação, no Seminário Internacional Casa-Grande Severina. O evento começa na próxima quarta (4) e segue até sábado (6), com a participação de estudiosos pernambucanos, além de sessões de filmes, lançamentos e atividades lúdico-educativas. 

O seminário contará com diversas conferências e mesas-redondas, com pesquisadores da vida e obra de Gilberto Freire e João Cabral de Melo Neto. Também acontecerá o lançamento da exposição que celebra o centenário de João Cabral, Educação pela pedra, que tem formato multimídia e conta com 19 peças de linguagem documental, fotográfica e audiovisual, entre outras. A instalação fica aberta à visitação, na Galeria Vicente do Rego Monteiro, no Derby. 

##RECOMENDA##

O público também contará com uma mostra de filmes, que vai exibir seus curtas e média-metragens que enfocam a vida e a obra dos escritores. Dentre os destaques estão O Mestre de Apipucos, de 1959; e o curta O Caseiro. A programação completa pode ser conferida no site da Fundaj. 

Serviço

Seminário Internacional Casa-Grande Severina: 120 anos de Gilberto Freyre, 100 anos de João Cabral de Melo Neto

Quarta (4) a sábado (6)

Fundação Joaquim Nabuco - Campus Derby (Rua Henrique Dias, 609 - Derby)

 

 

Foram prorrogadas até o próximo dia 6 de dezembro as inscrições para o Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), lançado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, para fomentar todas as cadeias produtivas da arte na cidade, em suas mais variadas linguagens e desdobramentos, como estratégia de resistência e enfrentamento da crise em todo o país.

Ao todo, o SIC destinará R$ 5,6 milhões para a produção artística no Recife, com foco em música, teatro, circo, dança, audiovisual, fotografia, literatura, artes visuais, artesanato, cultura popular e patrimônio artístico e cultural.

##RECOMENDA##

Os recursos estão distribuídos em dois editais, um estabelecendo as regras para os investimentos diretos da Prefeitura do Recife e outro para o mecenato.

Cada candidato pode inscrever, no máximo, três projetos para quaisquer linguagens. Mas somente poderá ser utilizado um dos mecanismos de incentivo previstos na lei por cada projeto inscrito. A inscrição deve ser feita no site www.culturarecife.com.br. Para esclarecimentos: recife.sic@gmail.com ou 3355-8029.

MECENATO DE INCENTIVO À CULTURA

Para o mecenato, os limites por linguagens são: 

AUDIOVISUAL: R$ 700.000,00

MÚSICA: R$ 200.000,00

TEATRO: R$ 200.000,00

DANÇA: R$ 150.000,00

CIRCO: R$ 100.000,00

CULTURA POPULAR: R$ 200.000,00

PATRIMÔNIO: R$ 150.000,00

FOTOGRAFIA: R$ 100.000,00

LITERATURA: R$ 100.000,00

ARTES VISUAIS: R$ 100.000,00

ARTESANATO: R$ 100.000,00

Aos artistas, caberá apresentar e aprovar seus projetos junto à Prefeitura do Recife, para posterior captação na iniciativa privada e realização do evento/iniciativa em um prazo de, no máximo, 12 meses.

A cada patrocinador/investidor, a renúncia garantida pelo poder municipal será de, no máximo, 20% do Imposto Sobre Serviços (ISS) que incide sobre suas atividades.

Para encurtar o caminho entre artistas e empresários, a Prefeitura do Recife aposta na Plataforma Quero Impactar, que aproxima investidores de todo o país, entre pessoas físicas e jurídicas, de boas ideias. Os projetos que tiverem sido aprovados pelo poder municipal poderão ser cadastrados na plataforma, a fim de acelerar e potencializar os esforços de captação. Cada projeto poderá ter mais de um incentivador.

FUNDO DE INCENTIVO À CULTURA

Os R$ 3,5 milhões que serão dedicados a eventos e projetos culturais promovidos pela sociedade civil na capital de tantas tradições e vocações serão assim distribuídos entre os diferentes mercados e manifestações:

AUDIOVISUAL: R$ 500.000,00

MÚSICA: R$ 960.000,00

ARTES CÊNICAS: R$ 1.070.000,00

FOTOGRAFIA: R$ 50.000,00

CULTURA POPULAR: R$ 820.000,00

ARTESANATO: R$ 100.00,00

Esses recursos serão provenientes da dotação orçamentária da própria Prefeitura do Recife e também podem vir, segundo a lei do SIC, de transferências da União ou do Governo do Estado ou ainda de outras fontes de recursos nacionais ou estrangeiras, públicas ou privadas.

*Via assessoria

O Recife começa a celebrar o Natal com o início de uma programação diversa e gratuita, neste domingo (1º). O Recife Antigo de Coração  vai contar com atividades esportivas e culturais, além da inauguração da decoração natalina da cidade; e a Caixa Cultural promove sua tradicional cantata com a presença da cantora Lucy Alves. A festa acaba com uma grande ciranda com a mestra Lia de Itamaracá, na Avenida Rio Branco. 

A festa começa às 8h, com as atividades do Recife Antigo de Coração, que leva a bairro atividades esportivas e culturais. Um palco, instalado na Avenida Rio Branco, receberá os artistas Adriana B, às 10h, e Claudionor Germano, com os convidados Maestro Rodrigues, Nena Queiroga, Nonô Germano, Luciano Ferraz, Ed Carlos, Quarteto Novo e Cláudia Beija, às 16h. Lia de Itamaracá encerra os shows com uma grande roda de ciranda, às 20h. 

##RECOMENDA##

Já no Marco Zero, o espetáculo fica por conta da cantata natalina da Caixa Cultural, a Caixa de Natal, que contará com apresentação do coral do Movimento Pró-Criança e da cantora Lucy Alves. E na Igreja Madre de Deus, o projeto Música na Igreja contará com  a Orquestra do Centro Social Dom João Costa do Alto José do Pinho, a partir das 17h.

Para inaugurar a decoração, uma solenidade será realizada, no Cais da Alfândega, às 18h. A cerimônia contará com a apresentação da Orquestra Anjo de Luz e queima de fogos. Este ano, o elemento central que vai decorar o recife será a flor de Natal, que vai aparecer em diversas peças,como os pórticos de acesso à Rio Branco. Já a árvore de Natal terá 14 metros e ficará posicionada no Cais da Alfândega, perto da Ponte Giratória. 

Dezembro

A programação natalina do Recife continuará por todo o mês de dezembro. Nos dias 20,21 e 22, a Avenida Rio Branco vai receber mais de 20 atrações, entre corais e pastoris. EM Brasília Teimosa, a Jornada de Pastoris começa neste domingo (1º), às 20h. A jornada se repete nos dias sete, oito, 13,15 e 19 de dezembro, em outros bairros da cidade. 

 

A rádio pública Frei Caneca FM acaba de lançar seu primeiro edital remunerado para conteúdo produzido pela sociedade civil. Com aporte de R$ 250 mil, o edital foi anunciado, na última sexta (29), com a presença do prefeito da cidade do Recife, Geraldo Julio. 

O objetivo é selecionar conteúdo produzido pela sociedade civil para ocupar a grade da rádio. O edital prevê até 45 horas semanais de programação na emissora, com programas de 30 ou 60 minutos de duração que deverão ser veiculados uma vez por semana, durante seis meses. Ao todo, serão disponibilizados R$ 250 mil para a produção de programas radiofônicos, com repasse máximo de R$ 25 mil por projeto. 

##RECOMENDA##

O aporte contempla três tipos de conteúdos: não-inéditos, propostos por pessoas físicas ou jurídicas, desenvolvidos com ou sem apoio de patrocínios ou leis de incentivo; inéditos, propostos por pessoas físicas ou jurídicas; e inéditos, de rádios comunitárias outorgadas ou livres. Os conteúdos não-inéditos que vierem a ser aprovados não receberão apoio financeiro, tendo garantia apenas do espaço para veiculação do programa na grade de programação da emissora. Só um projeto poderá ser aprovado por proponente.

As inscrições abrem na próxima segunda (2) e podem ser feitas pela internet, no site da Frei Caneca, ou pelos Correios. O interessado deve apresentar roteiro do programa-piloto (com toda a linguagem técnica requerida para programa de rádio); áudio do programa-piloto (em mp3, com qualidade superior ou igual a 128 Kbps), com duração entre 5 e 10 minutos, que indique, minimamente, a proposta do programa; dois roteiros de outras edições do programa; currículos do proponente e da equipe principal; além de documentação dos proponentes. 

Concessionada em Caruaru e sediada no Recife, a TV Pernambuco começou a funcionar no estado em 1984, sendo a primeira a operar no interior pernambucano, ainda na época chamada de TV Tropical, tendo, além de programação nacional, telejornais e programas educativos locais. Após quatro anos no ar, em 1988 a emissora é renomeada para TV Pernambuco.

Gustavo Almeida, diretor-presidente da EPC/TVPE, ressalta o diferencial da emissora. A TVPE é um patrimônio do povo pernambucano. Ao longo desses 35 anos, colocou no ar variados conteúdos, em diversos formatos, e todos voltados para a formação crítica e entretenimento das pessoas de todas as faixas etárias. A TVPE se coloca como um espaço para mostrar a voz e a cara da população pernambucana, dos artistas do interior e do grande Recife, que não têm espaço na mídia comercial e hegemônica", afirma.

##RECOMENDA##

Desde setembro, a emissora vem comemorando os 35 anos com atividades culturais e mudanças na programação. Neste domingo (1º), a festa acontece em Caruaru, tendo o Pífano como manifestação cultural principal da comemoração. No Nordeste se concentra a maior tradição das bandas de pífano, considerada por muitos como verdadeiros patrimônios imateriais de musicalidade. Daí vem a escolha de João do Pife como homenageado.

A emissora, que desde 2018 transmite os conteúdos pelo sinal digital, abrange 55 municípios, tendo 77 retransmissores espalhados pelo estado e possui programas culturais e educativos, buscando divulgar a cultura pernambucana.

Artista, comerciante e artesão, João Alfredo Marques dos Santos, seu nome de batismo, nasceu em Riacho das Almas, antigo distrito de Caruaru. É um colaborador na formação de várias bandas de pífanos no interior de Pernambuco, como é o caso das Bandas de Pife Mirim e das Mulheres, onde ensina a crianças e adultos, no Centro Social São João do Monte.

O evento será gratuito e aberto ao público, com distribuição de ingressos a partir das 15h. Bandas de pífano de todo o estado se revezarão no palco, dividido com o grande homenageado, Mestre João do Pife. A comemoração será no auditório do Centro Tecnológico do Agreste, a partir das 16h. As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo canal,  e nos perfis da TVPE no Facebook e no Youtube.

*Da assessoria

Neste sábado (30), em Nazaré da Mata, Zona da Mata de Pernambuco, será realizado o Encontro de Mestres de Maracatu: Amunam Versos e Poesias no Corte do Apito e na Pancada do Terno. Promovido pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (AMUNAM), o evento vai contar também com o lançamento do terceiro álbum do Maracatu Coração Nazareno – 15 anos de Resistência na Cultura Popular.

Como parte das comemorações dos 15 anos do maracatu feminino, a festa terá início às 20h na Rua Osvaldo Neves Maranhão. Para abrir o evento, o Grupo Feminino Flores do Coco recebeu a incumbência de se juntar ao Coco Canavial do Valmir e ao Coco da Mata, em seguida no batuque do terno e apito da Mestra do Maracatu Coração Nazareno.

##RECOMENDA##

Em forma de aquecimento para o Carnaval de 2020, Maracatu Coração Nazareno irá realizar um ensaio aberto. O festejo em Nazaré da Mata faz parte do encerramento das atividades do Projeto Mulheres Fortalecendo Raízes da Cultura Popular com apoio do Rumos Itaú Cultural 2017-2018.

Serviço

Encontro de Mestres e Lançamento do 3º CD do Maracatu Feminino Coração Nazareno

30 de novembro (neste sábado) | 20h

Rua Osvaldo Neves Maranhão - Em frente a Rádio Alternativa FM de Nazaré da Mata

Em diálogo com a Mês da Consciência Negra, o Paço encerra novembro com um Observatório do Frevo itinerante no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá. Localizado em Olinda, no único terreiro de Nação Xambá na América Latina e território do primeiro quilombo urbano do Brasil, o Centro Cultural acolherá o programa de pesquisas do Paço do Frevo, com uma roda de diálogos sobre "Diversidades e Culturas Negras".

O encontro ocorre neste sábado (30), às 15h, com acesso gratuito, e conta com a participação de Marileide Alves (Quilombo da Xambá), Karen Aguiar (Maracatu Leão Coroado) e Edson Vogue (Guerreiros do Passo/House of Guerreiras), que falarão de suas experiências e vivências com o tema.

##RECOMENDA##

Já no domingo (1º), inaugurando a programação de dezembro e celebrando os novos ciclos que estão por vir, o tradicional Arrastão do Frevo terá, pela primeira vez, a participação de uma agremiação iniciante. Criada pelo professor e passista Otávio Bastos, a TCM Mexe Com Tudo surgiu a partir de desdobramentos das ações da Escola de Dança do Paço, por meio do curso parceiro de "Frevo Cinquentão", ministrado por Otávio. Caracterizado pelo improviso e ludicidade na dança, o "cinquentão" é uma das modalidades clássicas do frevo.

A alta procura pelo curso resultou em uma base regular de alunos formados, que, juntos ao professor, decidiram sair mascarados em um cortejo pelas ruas do Bairro do Recife.

A iniciativa dialoga com as ações de formação e salvaguarda do Paço do Frevo, que promove não apenas de preservação mais a renovação do Patrimônio Imaterial. O Arrastão é gratuito tem concentração às 15h30, no Marco Zero, com saída às 16h em direção ao Paço do Frevo.

Serviço

Observatório do frevo: diversidades e culturas negras

Sábado (30) | 15h

Centro Cultural Xambá (Olinda)

Acesso gratuito

 

Arrastão do frevo: TCM Mexeu com Tudo

Domingo (1°) | 16h

Concentração 15h30, no Marco Zero

Acesso gratuito

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando