Cultura

| (re)vista

O médico Drauzio Varella caiu no gosto do povo brasileiro ao falar sobre temas da medicina em programas da televisão aberta. Seu desprendimento e as abordagens mais próximas do linguajar popular ajudou o trabalho do 'doutor' a se popularizar e ele logo levou suas atividades para internet. Na última segunda (22), Varella lançou um novo produto no YouTube que já está 'fazendo a cabeça' dos internautas, a série Drauzio Dichava, que promete explicar muitas coisas sobre o uso recreativo da maconha.

A websérie documental tem sete episódios, todos já disponíveis no YouTube, com explicações do Dr Drauzio sobre o uso recreativo e adulto da maconha. Na série, ele pretende responder a perguntas comuns como quais os efeitos da erva, como o cérebro reage a ela e se a droga, de fato, vicia. O médico também visita algumas tabacarias, conversa com usuários e especialistas no assunto.

##RECOMENDA##

Em entrevista ao podcast Poucas, de Cauê Moura, Drauzio explicou sobre sua 'intimidade' com a erva: "Eu não fumo maconha, mas tenho uma vivência longa com a droga por causa desse trabalho que eu faço em cadeias. São 30 anos frequentando cadeias toda semana". O médico também adiantou um assunto abordado em sua série e falou se a maconha vicia ou não: "Maconheiro é louco pra dizer que maconha não vicia, né? (risos) É lógico que vicia. Tudo que dá prazer vicia".

O Museu Cais do Sertão, localizado na área Central do Recife, está entre os 15 finalistas do Prêmio Obra do Ano 2019, organizado pelo site ArchDaily. A premiação é concedida para a melhor construção arquitetônica dos países de língua portuguesa.

Neste ano, estão na disputa nove edificações brasileiras e seis portuguesas. Ao todo, mais de 10 mil votos foram coletados durante duas semanas de indicações. Entre as obras nomeadas estão projetos culturais, comerciais, educacionais, praças, residências de alto padrão e remodelações.

##RECOMENDA##

O Cais do Sertão completou cinco anos de inauguração no último dia 3 de abril. A arquitetura do equipamento é formada por concreto armado e protendido. O espaço exalta as tradições do Estado com atividades lúdicas e culturais em sua programação e conserva uma exposição permanente em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, além de salas expositivas, auditório, restaurante e café.

*Da assessoria de comunicação

O milho é um cereal presente em quase todo o mundo e, pelo seu valor, tem até um dia para ser celebrado, o 24 de abril. Sendo um dos grãos mais assistidos de tecnologia de plantio e colheita, ele é facilmente encontrado em diversas regiões e é largamente utilizado na composição de rações animais e alimentos humanos. Dentre seus benefícios para a saúde humana, estão a prevenção de doenças nos olhos; fortalecimento do sistema imunológico; redução dos níveis de colesterol; e melhoria no trânsito intestinal. Porém, sua versatilidade vai muito além da cozinha e ele já tem sido utilizado para outros fins na indústria. Confira alguns produtos que são feitos de milho e você nem imaginava.

 

##RECOMENDA##

Tênis

Após alguns anos de pesquisa, a Reebok lançou, em 2017, um tênis sustentável a base de algodão e milho. O Cotton + Corn é feito de "coisas que crescem", como o próprio algodão e óleo de mamona, e foi desenvolvido para reduzir o impacto da indústria da moda sobre o meio ambiente. Na sola do calçado, foi utilizado um bioplástico produzido de milho, o Susterra, desenvolvido pela empresa DuPont Tate & Lyle. O modelo foi comercializado pelo valor de R$ 395, mas os 500 exemplares produzidos já se esgotaram.

 

Pneu

A Goodyear foi a primeira marca de pneus a colocar no mercado um produto à base de milho. O GT3 é um modelo de uso geral e é feito com um polímero biológico a partir de amido de milho, o BioTRED, desenvolvido por um cientista italiano da empresa. O pneu suporta velocidades de até 190 km/h e sua composição permite economizar combustível e garante uma vida útil mais longa pela menor resistência ao rolamento e sua produção requer menos gastos energéticos sendo menos poluente.

Papelão

Na indústria de celulose, o milho é usado para fabricar papelão. O amido é empregado como adesivo na indústria de papel substituindo os aditivos tradicionais. A alternativa visa um menor impacto ao meio ambiente.

Giz de cera

É possível fazer o seu próprio giz de cera, em casa. Basta misturar, em quantidades iguais, o amido e água, usando rolos de papel para dar a forma. Para a cor, é só adicionar corante alimentar à mistura. O giz fica pronto em 12 horas.

 

Decoração

A palha do milho são fibras flexíveis, leves e resistentes. Elas são muito usadas para o artesanato e viram móveis, cestas e até objetos de decoração. Essa é uma matéria-prima bastante comum no meio rural, mas também pode ser comprada nas lojas das grandes cidades já semi-preparadas.

 

Sabonete

O amido de milho também funciona na fabricação de sabonetes. Misturando o derivado com glicerina, os corantes e óleos da fragrância desejada, é possível ter um sabonete bastante personalizado.

Cola

Os grânulos de milho são estruturas bem organizadas e podem se romper de acordo com a temperatura. Quanto mais calor, mais fácil é a alteração da estrutura, que, misturada à água, acaba gerando um gel capaz de colar papel. Para uma cola caseira, basta misturar meio litro de água, três colheres de amido de milho e uma colher de vinagre.

LeiaJá também

--> Macaxeira: alimento mais brasileiro é herança indígena

Neste domingo (21), tem início, no município de Jaboatão dos Guararapes, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, popularmente conhecida como festa da Pitomba. A 362ª edição do evento fará sua anual homenagem à padroeira do bairro de Prazeres, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, com atividades religiosas mas, também, shows com mais de 30 artistas renomados, entre eles, a cantora Elba Ramalho.

O ciclo de atividades religiosas se estenderá ao longo de nove dias de programação e contará com a procissão da Bandeira de Nossa Senhora dos Prazeres. Além disso, apresentações musicais como a dos Padres Damião Silva e João Carlos e do Frei Rosivaldo. Encerrando as atividades, uma outra procissão com a  imagem da santa vai receber a participação do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, que celebrará a Benção do Santíssimo, seguida por um Show de Louvor.

##RECOMENDA##

Já na programação de shows, na parte da noite, o público vai poder conferir as apresentações de mais de 30 artistas. entre eles, grandes nomes do cenário local e nacional como Elba Ramalho, Pablo, Michele Melo, Rogério Som, Troinha, Sedutora, Forró Quentinho, Amigos Sertanejos e Petrúcio Amorim.

Serviço

362ª Festa da Pitomba

Domingo (21) a Segunda (29)

Jaboatão dos Guararapes

Gratuito

 

Nesta sexta-feira (19), é comemorado o Dia do Índio. A data foi instituída em 1943 no governo de Getúlio Vargas e proposta por lideranças indígenas no Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México em 1940. A data serve como recurso para que a população reflita sobre a situação dos povos indígenas na sociedade atual, além de incentivar a preservação da cultura e criação de medidas públicas efetivas que amparem os povos originários.

De acordo com estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 a população brasileira indígena somava 817.963 pessoas. O censo também revelou que em todos os Estados da Federação, inclusive no Distrito Federal, há populações indígenas. Apesar da cultura indígena ser difundida desde o ensino fundamental nas escolas, a representatividade desta população nos meios de comunicação ainda é limitada.

##RECOMENDA##

No entanto, nos últimos anos, youtubers indígenas estão surgindo e conquistando espaço nas redes sociais. Eles endossam a luta e ressaltam a importância dos povos indígenas na construção de uma sociedade igualitária. Conheça alguns canais:

Denilson Baniwa

Criado em 2007, o canal do publicitário indígena Denilson Baniwa é pioneiro na criação de conteúdo para o Youtube. Em um vídeo publicado em 2014, Denilson falou do choque ao perceber a falta de representatividade na plataforma.

 

Ysani Kalapalo

Natural de Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, Ysani é dona de uma dos canais indígenas mais ‘badalados’ da internet. A indígena acumula mais de 50 mil inscritos e em seus vídeos aborda questões culturais, além de compartilhar suas primeiras experiências na ‘cidade grande'.

 

Wariu

Com pouco mais de 16 mil inscritos, o canal Wariu desconstrói a visão do brasileiro sobre os povos indígenas através de vídeos explicativos.

 

Índia Atualizada

Já a índia Angélica, da tribo Anacé, tradicional do Ceará, cria conteúdo com base nos acontecimentos presenciados na aldeia.

Uma fotógrafa de Atlanta, nos Estados Unidos, encantou os fãs de Game of Thrones (GOT) com um ensaio bastante especial. Especialista em fotografia de recém-nascidos, Shannon Leigh promoveu uma 'surra' de fofura, em suas redes sociais, ao publicar fotos de bebês caracterizados como os personagens da série.

Renomada no gênero, Shannon foi considerada uma das 10 melhores fotógrafas de recém-nascidos do mundo pela Top Ten Magazine. Em seu estúdio próprio, com ajuda do marido, ela fotografa bebês vestidos com roupas de animais, esportistas e outros motivos em cenários que remetem ao tema.

##RECOMENDA##

[@#galeria#@]

Pegando carona no lançamento da última temporada de GOT, no último domingo (14). a fotógrafa resolveu relembrar fotos feitas há cerca de dois anos inspiradas na série. Os bebês aparecem nelas vestidos como Daenerys Targaryen e Jon Snow sentados no clássico trono de ferro.

LeiaJá também

--> HBO anuncia documentário de Game of Thrones

--> Cidade cenário de GOT sofre com turistas nus e exaltados

 Neste domingo (21) é celebrado o Dia Mundial da Criatividade e, para comemorar a data, o Recife recebe na segunda-feira (22), uma programação especial, com diversas apresentações artísticas, palestras e workshops gratuitos. O evento será realizado em quatro locais da cidade, das 9h às 19h.

A programação faz parte do World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), incentivado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, o evento engloba 17 Estados brasileiros, além de acontecer em Portugal, Alemanha e Sérvia.

##RECOMENDA##

Ao todo, serão 23 atividades, contabilizando quase 30 horas de atividades e 10 horas de exposição, que conta com a participação de empreendedores ligados à economia e ao turismo criativo. No Recife, são esperados mais de 1.000 pessoas. As atividades acontecem no Teatro RioMar Recife, SEBRAE Lab, CESAR School e SinsPire e é uma realização da CRIARH Consultoria, com apoio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife.

Para conferir a programação e se inscrever para as atividades, os interessados devem acessar o site oficial do evento.

Serviço

Dia Mundial da Criatividade

22 de abril | 9h às 21h

Teatro RioMar Recife, SEBRAE Lab, CESAR School e SinsPire

Entrada gratuita

*Com informações da assessoria

Começa na próxima segunda (22), a edição 2019 do Abril para as Artes da Escola Municipal de Arte João Pernambuco, na Várzea. O festival reúne obras de alunos e artistas, de diversas linguagens, além de oferecer oficinas e apresentações artísticas.

Este ano, a mostra homenageia o Movimento Cultural da Várzea, que reúne diversas expressões artísticas, como bandas e grupos culturais. Na programação do festival, o público contará com oficinas de percussão, origami, desenho, poesia, ciranda e caboclinho; além de apresentações de peças teatrais, canto coral, blues, grupos de sopro e sax.

##RECOMENDA##

Os interessados em participar das oficinas podem se inscrever pelo e-mail abrilemajpe@gmail.com, até a própria segunda (22); ou na Escola João Pernambuco, 30 minutos antes do início de cada aula. Toda a programação é gratuita.

Serviço

Mostra Abril para as Artes 2019

Segunda (22) a quinta (25)

Escola Municipal de Artes João Pernambuco (Rua Barão de Muribeca, 116 - Várzea)

Gratuito

A Disney anunciou nesta terça-feira (16)  que vai doar US$ 5 milhões para a reconstrução da catedral de Notre-Dame.

“Notre-Dame é um sinal de esperança e beleza, que definiu o coração de Paris e da França por séculos, inspirando ou reverenciando a arte, arquitetura e admiração duradoura para história da humanidade”, afirmou o CEO da Disney, Bob Iger, em nota.

##RECOMENDA##

“A Companhia Walt Disney apoia nossos amigos e vizinhos da comunidade, oferecendo nossos sinceros sentimentos, assim como a doação de US$ 5 milhões para reconstruir essa obra de arte insubstituível”, completou.

A ligação da Disney com a catedral inclui sua animação "O Corcunda de Notre Dame", de 1996, baseado no romance "Notre-Dame de Paris", de Victor Hugo.

Por Joabe Andrade

 O projeto global de empoderamento feminino na indústria criativa ‘Ladies, Wine & Design’ (mulheres, vinho e design) discute no Recife, na próxima quarta-feira (24), a participação feminina na produção de eventos musicais.

Idealizado pela designer americana Jessica Walsh, o projeto chegou à capital pernambucana em 2018 e tem como proposta reunir mulheres em encontros mensais para discutir temas relevantes para a comunidade local, promovendo networking e um espaço seguro para as criativas.

##RECOMENDA##

Nesse encontro, o LWD recebe Ana Garcia, organizadora do Coquetel Molotov, Ana Lúcia Altino, organizadora do Virtuosi e Nadejda Maciel, produtora do Maddam Music. O evento acontece no Cobra Restaurante, Zona Norte do Recife, às 19h. A inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através da Sympla. Mais informações podem ser adquiridas através do Instagram oficial do projeto.

Serviço

LWD Recife

24 de abril | 19h 

Cobra Restaurante (R. Jacobina, 58 - Graças, Recife)

Inscrições gratuitas 

Na próxima quinta (18), o Abril pro Rock promove um debate sobre ativismo, arte e feminismo. Participam da mesa Jamille Pinheiro Dias, tradutora do livro Um Guia Pussy Riot para o Ativismo; e a arquiteta Mônica Benício, ativista de Direitos Humanos e companheira da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em março de 2018. A conversa acontece às 15h, no auditório do Cais do Sertão.

O debate pretende somar ao line-up da 'Noite das Minas', na sexta (19), que vai reunir bandas como Pussy Riot, Letrux, Sinta a Liga Crew e Arrete, na 27ª edição do festival. O objetivo é reforçar o protagonismo feminino na sociedade atual.

##RECOMENDA##

Ainda participam do debate a jornalista e produtora Lenne Ferreira; a co-fundadora do Mete a Colher, Renata Albertim; e de Mãe Beth de Oxum. Além disso, a poetisa Isabelly Moreira e a MC Lillo fazem uma performance para o público. A entrada é gratuita.

Serviço

Debate sobre ativismo, arte e feminismo - APR 2019

Quinta (18)  | 15h

Cais do Sertão (Bairro do Recife)

Gratuito

 

O perfume foi usado em rituais funerários antes de Cristo para disfarçar os odores insuportáveis na Idade Média, e é usado como luxo e prazer na atualidade. Um mundo fascinante, contado em um novo museu de Paris.

Em um palacete privado de frente para a Ópera Garnier, no centro da capital francesa, a casa fundada pela família Fragonard, baseada em Grasse, explica uma arte ligada a esta cidade da Côte d'Azur, berço da perfumaria mundial e que, em 2018, foi inscrita na lista de patrimônio cultural imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

##RECOMENDA##

"Se trago meus filhos aqui, não quero que fiquem entediados. Também quero que os turistas chineses que vêm para a França fiquem com uma visão fundamental do ofício", explica à AFP Agnès Costa, descendente da dinastia Fragonard e que dirige a criação desta casa.

Com a ajuda de um guia, os visitantes descobrirão um "órgão do perfumista", que conta com 400 frascos para criar composições e que foi usado até o século XX, e tentarão unir fragrâncias de flores em um jogo olfativo.

- Maria Antonieta, rainha 'perfumada' -

Um dos carros-chefe da mostra é o cofre de Maria Antonieta, a "rainha perfumada", que, ao contrário de seus contemporâneos franceses, manteve bons hábitos de higiene herdados da infância em Viena.

Os "pomander", recipientes de metal nos quais se guardam esponjas impregnadas de óleo essencial, servem para contar uma parte da história da Idade Média. Na época, o perfume se tornou sinônimo de paganismo para a Igreja, embora continuasse a ter o poder de repelir as epidemias trazidas pela água. Os homens que participavam de cruzadas retornavam com espécias raras, ou outros materiais perfumados.

Os "vinagres" dos frascos tinham um odor muito forte, para devolver a consciência às mulheres que desmaiavam, devido aos apertados corseletes.

No século XVIII, houve uma mudança: os perfumes, que se tornaram mais sutis, deixaram de ser usados para disfarçar os maus odores do dia a dia e se tornaram uma questão de prazer.

"Hoje, gostamos dos perfumes mais aéreos, mais leves. Se apresentasse um perfume do século XX, se surpreenderiam. Eram muito pesados. Quando se dizia uma gota, era uma gota. O gesto de aperta um spray não existia", relata Agnès Costa.

- Gostos por regiões -

O gosto pelo perfume varia em função da geografia, conta Costa.

"É como as vozes do rádio, que não são as mesmas hoje que nos anos 1950", relata.

"Os franceses preferem as águas de colônia, os perfumes leves, florais, e os americanos, os perfumes embriagantes. (...) Os chineses tendem para o exterior, gostam das coisas com cheiro forte, assim como os russos", completa.

Os modos de fabricação e os materiais usados também mudaram muito - para o bem, ou para o mal.

Os perfumistas não trabalham mais com um órgão de perfumes, mas com um papel e com um lápis. "Como os compositores que têm a música na cabeça", fazem suas fórmulas e escrevem.

As leis que proíbem, ou limitam, as matérias-primas que podem causar alergias, como as de origem animal, a bergamota, ou a flor de laranjeira, "tornam mais complexa a produção do perfume e limitam a criatividade", explica Costa.

"Temos de retrabalhar constantemente as antigas fórmulas. As pessoas dizem 'o perfumista economiza, meu perfume não é mais a mesma coisa'. Mas nem sempre é culpa do perfumista. Com frequência, é a lei que nos obriga a retirar matérias-primas que estão muito concentradas, segundo as normas do ano", conclui.

Antes do incêndio da catedral de Notre Dame, em Paris, vários outros tesouros do patrimônio mundial foram devorados pelas chamas.

- Museu Nacional do Rio de Janeiro -

##RECOMENDA##

Na noite do dia 2 de setembro de 2018, o Museu Nacional do Rio de Janeiro foi reduzido a cinzas por um incêndio causado por um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado. Era considerado o maior museu de história natural e antropológica da América Latina, com mais de 20 milhões de peças.

O antigo palácio imperial abrigava, por exemplo, um esqueleto de dinossauro descoberto em Minas Gerais e numerosos exemplares de outras espécies extintas, como preguiças gigantes e tigres de dentes de sabre.

- O Santo Sudário salvo das chamas -

Em 1997, a catedral San Juan Bautista e o Palácio Real de Turim, no noroeste da Itália, foram devastados por um incêndio. Um bombeiro conseguiu salvar o Santo Sudário, uma das relíquias mais veneradas pelos católicos, ao quebrar com um martelo o vidro à prova de balas que o protegia.

- Ópera de Veneza -

Em 1996, a ópera de Veneza ficou quase totalmente destruída por um incêndio. Este teatro, inaugurado em 1792, era um dos mais prestigiosos do mundo. Dois eletricistas foram condenados a seis e sete anos de prisão, acusados de atear o fogo para encobrir atrasos em sua obra. O local foi reaberto em 2004.

- Liceu de Barcelona -

Em 1994, o Liceu de Barcelona, o teatro lírico mais famoso da Espanha, com quase 150 anos, situado no centro da cidade, foi destruído por um incêndio provocado por uma fagulha de um maçarico. Foi reconstruído.

- Castelo de Windsor -

No dia 20 de novembro de 1992, toda a parte nordeste do Castelo de Windsor, residencia real a oeste de Londres, foi destruída por um incêndio, que quase atingiu os apartamentos privados da rainha. Começou pela capela, onde um spot de luz incendiou uma cortina.

Após cinco anos de obras de restauração, o castelo reabriu ao público em 1997.

- Biblioteca de Sarajevo -

Em meio à guerra que sacudiu a Bósnia entre 1992 e 1995, no dia 25 de agosto de 1992, a partir das montanhas que dominam a cidade, tropas sérvias incendiaram a biblioteca nacional da Bósnia, prédio construído em 1896. Só se salvaram das chamas cerca de 300 mil livros, das mais de dois milhões de obras, algumas muito raras.

A nova biblioteca - em parte financiada pela União Europeia - foi inaugurada em 2014.

- O Grande Teatro de Genebra -

Em 1951, um incêndio destruiu o Grande Teatro de Genebra, construído no século XIX. Um teste de fogos de artifício para uma reapresentação das Valquírias, de Richard Wagner, desencadeou o sinistro. Foi reaberto em 1962, após 11 anos de obras.

 A partir da segunda-feira (29), o Shopping RioMar, na Zona Sul do Recife, recebe a exposição internacional “O Fantástico Mundo Marinho”. A mostra conta com 10 peças de réplicas animais aquáticos animatrônicos e fica disponível até o dia 17 de maio.

O projeto foi desenvolvido por biólogos marinhos para que as características de cada espécie fossem respeitadas. Engenheiros e artistas plásticos chineses ficaram responsáveis por executar os projetos das representações de cada animal. Algumas espécies, como o tubarão baleia, são reproduzidos em tamanho real. Os modelos também são animatrônicas, robotizadas e fazem sons e movimentos diversos.

##RECOMENDA##

Os ingressos para conferir a exposição custam R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira) de segunda a sexta-feira; R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira) aos sábados, domingos e feriados. Há também promoções de pacote família, com ingresso especial para grupos de 3 a 5 pessoas, desde que ingressem na exposição juntos, funcionando da seguinte forma:

De segunda a sexta

• 3 pessoas - R$ 75,00

• 4 pessoas - R$ 100,00

• 5 pessoas - R$ 125,00

 

Sábados, domingos e feriados:

• 3 pessoas - R$ 90,00

• 4 pessoas - R$ 120,00

• 5 pessoas - R$ 150,00

Serviço

O Fantástico Mundo Marinho

29 de abril a 17 de maio

RioMar Recife (Av. República do Líbano, 251 - Pina, Recife)

Os históricos aposentos da rainha no Palácio de Versalhes reabrirão as portas ao público, nesta terça-feira (16), depois de uma profunda reforma de três anos que permitiu restaurar suas cores e decoração original.

Nesses aposentos, nasceram 19 filhos da realeza francesa, e viveram três rainhas e dois herdeiros nos 107 anos que transcorreram desde a instalação do rei Luís XIV neste palácio, situado ao sudoeste de Paris, até a saída da família real durante a Revolução Francesa.

##RECOMENDA##

Em paralelo à sua reabertura, também serão inauguradas duas exposições dedicadas a Maria Antonieta, assim como à rainha esquecida Maria Leszczynska, mulher de Luís XV, e Madame de Maintenon, esposa morganática de Luís XIV.

Os quartos da rainha, junto à Galeria dos Espelhos, estavam fechados desde janeiro de 2016, uma frustração para os oito milhões de visitantes anuais, atraídos especialmente pela figura de Maria Antonieta (1755-1793), a última soberana.

Agora, será possível observar no quarto da rainha o célebre busto de Maria Antonieta e a tela que mostra a soberana e seus três filhos ao lado de um berço vazio.

Para as obras, foram mobilizadas oficinas de carpintaria e de decoração, limparam-se os bronzes e uma empresa especializada trocou as sedas do Salão dos Nobres.

A Sala dos Guardas da Rainha recuperou sua decoração Luís XIV de estilo hierático. A restauração permitiu fazer renascer o revestimento de mármores policromados.

A blogueira Gih Gavazzi, de São Paulo, viralizou na internet após relatar um assalto, na última Sexta (12). Depois de ser atacada por bandidos, ela resolveu contar o ocorrido nos stories em seu Instagram e aproveitou para, também, divulgar uma marca de maquiagem que estava usando porque, segundo ela, apesar de suas lágrimas por conta do susto, a 'make' não saiu.

A espontaneidade de Gih Gavazzi e a publicidade em meio a um relato de violência surpreendeu os internautas. No primeiro vídeo, ela chora, mostra a janela do carro quebrada e conta: "O cara acabou de quebrar o meu vidro, eu estou toda sangrando. Acabei de ser assaltada, ele não conseguiu levar meu celular". Mas, ao se ver na câmera frontal com a maquiagem perfeita, mesmo em meio às lágrimas, Gih desviou o assunto e disse: "Gente, o delineado da Kat Von D é bom".

##RECOMENDA##

No dia seguinte, neste sábado (13), bem mais calma, Gih voltou a falar pelos stories e garantiu que não foi paga para divulgar o produto: "Kat Von D não me pagou, mas vamos aproveitar e fazer uma parceria?". O apelo, e a desenvoltura da blogueira, parecem ter agradado à marca e uma de suas representantes brasileiras prometeu enviar-lhe um kit de produtos para que ela faça um sorteio entre seus seguidores.

 

A pequena cidade de Dubrovnik, na Croácia, considerada Patrimônio Mundial do Unesco, sempre viveu de turismo, mas viu a quantidade de visitantes 'bombar' após virar cenário para a série Game of Thrones. Desde 2012, quando recebeu as gravações da segunda temporada da atração da HBO, o lugar passou a ser destino certo para os fãs de GOT que deixam por lá muitos euros mas, também, muitos incômodos, desde a superlotação, por si só, até visitas sem roupa por um dos pontos turísticos.

Em GOT, Dubrovnik é King's Land, a capital dos Sete Reinos. Lá, os turistas podem ver de perto as muralhas que se estendem por 1.940 metros e envolvem toda a parte velha da cidade; visitar a Torre de Minčeta, construída no século 14 e fazer uma selfie em frente ao Red Keep, a residência real de King's Landing, que é, na verdade a Fortaleza de Lovijenac, onde há gravada a inscrição: "a liberdade não pode ser vendida nem por todo ouro do mundo"; além de comprar vários souvenirs como abridores de garrafa de GOT, por 40 euros (R$ 173), camisetas por 34 (R$ 147), taças por 80 (R$ 345) e jarras de cerveja por 100 (R$ 432).  

##RECOMENDA##

Mas, apesar de movimentarem a economia e promoverem a cidade ao redor do mundo, os turistas vem causando muito incômodo aos moradores. Além de serem muito numerosos - entre 2012 e 2015 foram cerca de 244 mil visitantes -, eles também podem se comportar muito mal. O maior exemplo disso talvez seja aqueles que resolvem reproduzir uma das cenas mais famosas da série, na Escadaria dos Jesuítas. Foi ali que a rainha Cersei caminhou nua enquanto era insultada pela multidão. Da mesma forma, turistas tiram toda a roupa e passam pelo lugar aos gritos de "Shame! Shame".

Por essas e outras, os moradores de Dubrovnik estão temerosos de que o turismo acabe destruindo sua 'casa', ao invés de contribuir com ela. Como resultado do medo e do desconforto causado pelos  turistas, vários locais estão mudando de endereço. Do cinco mil residentes que haviam no início dos anos 1990 só restam 1.500. Os guias turísticos estão tentando reverter a situação. Pelo menos, eles pedem que os 'cosplayers' de Cersei não tirem a roupa para fazer sua 'caminhada da vergonha' e gritem um pouco mais baixo.

LeiaJá também

--> Recife: lugares para assistir à estréia de Game of Thrones

Harmonizar a maquiagem com o tom de pele parece ser uma tarefa fácil para as mulheres, mas não é. Todo processo para obter bons resultados com a "make dos sonhos" necessita de escolha, paciência e bastante originalidade, principalmente na logística de buscar entendimento para que efeitos desastrosos não surjam ao final da montagem.

Como cada pessoa tem a sua particularidade quando a beleza entra em cena, a maquiadora Thaís Barreto, em entrevista ao LeiaJá, preparou um passo a passo de maquiagem acobreada para pele negra, que vai de olhos marcados por brilhos até truques de como exaltar ainda mais a boca.

##RECOMENDA##

Confira o tutorial:

[@#video#@]

LeiaJá também

--> Confira truques para ressaltar o brilho da pele negra

--> Maquiagem: tons e texturas de bases ideais para pele negra

--> Confira cinco truques de maquiagem para pele negra

Beijos são uma forma de carinho e demonstração de afeto entre familiares, amigos e amantes. Além disso, o gesto libera o hormônio serotonina, que eleva o humor e produz uma sensação de bem-estar, previne cáries e placa bacteriana, porque estimula a produção de saliva, que ajuda na higienização bucal, logo, também faz bem à saúde.

Esse tipo de afeto é tão famoso ao redor do mundo que ganhou um dia para celebrá-lo. O Dia Internacional do Beijo, comemorado em 13 de abril, foi criado, segundo conta uma lenda italiana, quando um padre daquele país ofereceu um prêmio em dinheiro à garota que nunca havia sido beijada por Enrique Porcelo, um rapaz que tinha fama de ter beijado todas as mulheres da vila. Era 13 de abril de 1882 e ninguém apareceu para buscar a recompensa; acredita-se que o tesouro permanece escondido em algum lugar da Itália.

##RECOMENDA##

No entanto, apesar de parecerem inocentes - por muitas vezes -, e até bastante comuns, beijos podem causar escândalos e vergonha em muitas pessoas. Desde o princípio das artes cinematográficas, algumas cenas foram pensadas para impressionar a audiência e, assim, entraram para a história. Confira alguns dos beijos do cinema e da televisão que chocaram a sociedade.

Pioneiros

A opinião pública ficou boquiaberta quando se deparou com a primeira cena de beijo na tela do cinema. Era 1896 e os protagonistas da ousada façanha foram May Irwin e John C. Rice. A cena foi curta, mas durou tempo suficiente para escandalizar a sociedade daquela época. O nome do filme não poderia ter sido outro, The Kiss (O Beijo).

[@#video#@]

Sensuais

Em 1953 a sociedade já estava mais receptiva aos beijos no cinema, porém, mas uma cena do filme A um passo da eternidade certamente fez ruborizar as bochechas de muitas donzelas nas salas de exibição. Em uma sequência bastante bonita, e sensual, os atores Burt Lancaster e Deborah Kerr rolam pela areia de uma praia enquanto se beijam e são 'beijados' pelas ondas do mar. Tornou-se um grande clássico da sétima arte.

[@#podcast#@]

Brasileiros

Um pouco antes de Lancaster e Deborah rolarem aos beijos pela praia, a sociedade brasileira testemunhava o primeiro beijo televisionado no país. A atriz Vida Alves beijou o ator Walter Foster na novela Sua vida me pertence, que era transmitida ao vivo. Não há fotos da cena porque o fotógrafo da época se recusou a registrá-la por achar o feito escandaloso demais. Mas Vida Alves não parou por aí e também protagonizou o primeiro beijo lésbico da TV nacional, na peça de teleteatro A Calúnia, com a atriz Geórgia Gomide, em 1963

Escola

Vida Alves parece ter feito escola e, muitos anos depois de seus primeiros beijos na televisão, em 2011, era a vez das atrizes Giselle Tigre e Luciana Vendramini se beijarem em cena. O fato aconteceu na novela Amor e Revolução, do SBT, e ficou marcado oficialmente como o primeiro beijo gay da TV aberta.

Inesperado

Em 2005, o filme O Segredo de Brokeback Mountain trouxe uma trama bem inesperada. O romance entre dois 'caubóis' americanos quebrou alguns tabus e levou às telonas um tema pouco explorado no cinema. O beijo entre os atores Heath Ledger e Jake Gyllenhaal ficou bastante marcado entre o público.

Primeiríssimos

Mateus Solano e Thiago Fragoso protagonizaram o primeiro beijo gay entre homens da televisão brasileira. Era 2014 e a novela Amor à Vida guardou para seu último capítulo o tão esperado momento. O beijo repercutiu durante vários anos e chegou a ser censurado em alguns países onde o folhetim foi exibido, como o México.

Terceira Idade

De volta ao Brasil, em 2015, a novela Babilônia também quebrou alguns tabus ao mostrar o casamento entre duas senhoras, vividas por Nahália Timberg e Fernanda Montenegro. O beijo do casal veio logo no capítulo de estreia do folhetim que não fez muito sucesso entre o público. Na época, o autor Gilberto Braga chegou a listar o relacionamento de Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro) como um dos motivos.

Abaixo estereótipos

Também em 2015, o ator José Mayer teve que desconstruir uma imagem sólida que havia conquistado graças a inúmeros papéis na televisão. Sempre atuando como galã e até com personagens do tipo 'machão', na novela Império, o ator interpretou um homossexual 'enrustido' que se encontrava às escondidas com o namorado mesmo sendo casado com uma mulher. Passados vários capítulos e dramas novelísticos, José Mayer e Klebber Toledo, seu companheiro de cena, beijaram-se e colocaram por terra a imagem de 'machão' do veterano.

Choque de Fofura

Uma das cenas mais emblemáticas do cinema chocou a sociedade, mas de tamanha fofura. Os cachorros que encostam, por descuido, os focinhos e acabam trocando um beijinho canino, são os protagonistas da animação A dama e o vagabundo, de 1955. O romance entre uma cadelinha de madame e um vira-latas vem conquistando os corações de diversas gerações desde então. Em breve, o desenho ganhará uma versão live-action. 

Os fãs de Game of Thrones estão ansiosos para a estreia de sua última temporada. O primeiro capítulo da fase derradeira da série será exibido no próximo domingo (14), às 22h, pelo canal de TV por assinatura HBO. Porém, aqueles que não são assinantes do serviço, ou ainda, os que preferem se juntar com a 'galera' para 'viverem' juntos as 'primeiras últimas' emoções da saga, podem marcar para ver a atração em alguns bares e hamburguerias do Recife. Confira o roteiro e chame os amigos.

Taverna Burgbeer

##RECOMENDA##

O Taverna vai oferecer um menu especial, todo inspirado em GOT, para aqueles que forem assistir ao episódio na casa. O lugar abre às 13h.

Rua Conselheiro Portela, 374 - Espinheiro

(81) 3038-6464

Donovan's Irish Pub

O bar vai fechar o seu primeiro andar só para os fãs de GOT. eles também vão promover algumas atividades que darão cerveja como prêmio, além de um stand up pocket temático, cosplays, e telão de 200". À partir das 20h.

Av Dezessete de Agosto, 1706 - Casa Forte

R$ 20

Estelita

No Estelita, o público poderá levar almofadas, cadeiras de praia e até colchões para assistir ao episódio com mais conforto. Os ingressos podem ser comprados pela internet. A casa abre às 20h30.

Av. Saturnino de Brito, 385 - Cabanga

R$ 15

Underground Sports Bar

O Underground também vai exibir o primeiro capítulo da temporada final de GOT. A casa abre às 18h.

Av. Boa Viagem,  618 - Boa Viagem

R$ 10

 

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando