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O veterano da moda italiana, Giorgio Armani, foi ovacionado nesta segunda-feira (17) em Milão durante o encerramento da Semana da Moda.

Para este desfile, Armani, que celebrará seus 85 anos em julho, escolheu o Palazzo Orsini, do século XVII e do qual é proprietário, no coração do bairro milanês da moda.

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Ao final da apresentação de sua coleção masculina/feminina primavera verão 2020, marcada mais uma vez por cortes e materiais elegantes, Giorgio Armani se aproximou durante mais tempo do que o habitual para saudar o público no pátio do palácio.

Enquanto isso, todas as modelos se reuniram ao redor do estilista de cabelos brancos e olhos azuis, que foi aplaudido longamente.

Após passar cerca de 10 anos sobrevivendo de bicos, apesar do diploma em cosmetologia, Fernanda Kawani Custódio, mulher trans, decidiu empreender. Ao lado do produtor cultural Guttervil Guttervil, que é agênero, os dois abriram a Transludica, a primeira loja colaborativa trans do Brasil. O empreendimento tem espaço físico em São Paulo e loja online.

A Transludica é uma loja colaborativa criada no final de 2018 que conta com produtos como camisetas, acessórios e livros, além de itens específicos para o público transgênero, como  modeladores (binders), e peças íntimas que acomodam os genitais de mulheres trans que não passaram por cirurgia de redesignação.

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Para se tornar um dos colaboradores da loja, há apenas um critério, ser transgênero. A idéia é que haja uma rotatividade entre os colaboradores, em média a cada três meses. O objetivo é funcionar como uma rede de apoio atuando como plataforma de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo das pessoas trans.

A Dolce & Gabbana está mudando sua modelagem no que diz respeito ao tamanho de suas coleções. A marca divulgou que vai ampliar as opções na numeração de suas roupas até o número 22 britânico, o que equivale ao 52 no Brasil. A medida é considerada inédita no meio da alta costura mundial.

Um porta-voz da marca afirmou, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, que a novidade "é um tributo às mulheres, às formas femininas e à beleza como um todo". A grife já havia dado indícios dessa abertura ao convocar mulheres fora do 'padrão' da indústria da moda em seus desfiles, como a modelo plus size Ashley Graham e a atriz Monica Belluci.

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A novidade entra em vigor com a coleção pré-outono da Dolce & Gabbana que já está à venda. Além disso, a marca também assegurou que continuará escalando modelos plus size para seus desfiles. "Com esse projeto, nós queremos chamar a atenção das marcas para o seu compromisso com a diversidade feminina", disse o porta-voz da grife.

 

O famoso berço do renascimento italiano, Florença, se transformou na capital da moda masculina graças ao espetacular salão Pitti Uomo, que acontece nesta semana na cidade toscana.

Organizado poucos dias antes dos desfiles de Milão, que começam nesta sexta-feira, o evento é ponto de encontro entre compradores e vendedores, mas também vitrine para as grandes marcas, através de desfiles impressionantes.

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"Pitti Uomo é o salão que marca o ritmo da moda masculina, aqui acontece tudo", diz Stéphane Gaffino, fundadora da sofisticada marca The egoist, presente pelo quarto ano consecutivo.

"Nós desfilamos na Inglaterra, nos Estados Unidos... mas se há um salão onde você tem que estar presente, é o Pitti, porque tem muito impacto. (...) Todo o mundo da moda masculina está presente, há compradores dos Estados Unidos, Japão, Coreia... nos reunimos com grandes grupos que não conseguimos ver em outros lugares", diz Gaffino.

A maioria dos desfiles acontece na Fortezza da Basso, uma fortaleza do século XVI que recebe por quatro dias mais de 30.000 visitantes, incluindo 19.000 compradores. Quase metade deles são estrangeiros ou expositores.

Roupas, jaquetas, acessórios. O salão oferece tudo o que é necessário para vestir o homem da cabeça aos pés, seja com um estilo clássico ou esportivo.

O ambiente, apesar de ser de negócios, é festivo, com pequenos bares e restaurantes.

Elegantes homens esperam ser fotografados. Muitos são estilistas, criadores de marcas pequenas e influenciadores que cobrem o evento.

- "Inovação" -

Desde sua criação, o salão Pitti Uomo, que foi relançado com a nova marca Pitti Immagine e uma nova estratégia 30 anos depois, tem um crescimento constante.

"Em 1989 eram 400 expositores, hoje chegamos a 1.220", diz o diretor, Raffaello Napoleone.

Para participar há uma lista de espera de 350 a 500 nomes, segundo o diretor.

Em paralelo com os desfiles, o Pitti "trabalha muito com a parte cultural da moda, a pesquisa, a inovação: para ser realmente forte e possível, sempre tem que se renovar", diz.

O evento acontece nos locais mais bonitos de Florença e arredores. Em meio a ciprestes e limoeiros, em uma típica vila, aconteceu na noite dessa quarta-feira o desfile da marca francesa Givenchy, primeiro desfile masculino da estilista Clare Waight Keller, diretora artística da marca desde março de 2017.

Florença é hoje a grande capital internacional da moda masculina, uma tradição, já que no passado foi também a capital de toda a moda italiana, a cidade onde foram organizados os primeiros desfiles em 1951, graças à ideia visionária do empresário Giovanni Battista Giorgini.

Armani, Ferragamo, Prada, Karl Lagerfeld, Carine Roitfeld, Marco de Vincenzo, MSGM e Dirk Bikkembergs, além de outras figuras da moda e do luxo, além do artista americano Sterling Ruby, estão entre os protagonistas do evento, com instalações e desfiles.

Um dos momentos mais importantes será sem dúvida o espetáculo marcado para quinta-feira à noite pela rainha da moda Carine Roitfeld, que promete ser o maior desfile multimarcas que já aconteceu em todo o mundo.

"Karl Lagerfeld dizia sempre que devemos fazer o que nunca foi feito", disse Roitfeld, ex-editora da Vogue Paris e amiga do estilista, que faleceu em fevereiro.

O espetáculo, que vai terminar com um show de Lenny Kravitz, vai prestar homenagem à década de 1990 com "supermodelos" da época desfilando ao entardecer diante de 5.000 pessoas em uma praça com vista para o rio Arno.

Telas gigantes vão transmitir o evento em vários pontos da cidade.

A partir de sexta-feira à noite, Milão será a protagonista ao abrir os desfiles com a passarela da marca italiana Ermenegildo Zegna.

Até segunda-feira à noite, a capital da Lombardia programou mais de 25 desfiles para a primavera-verão de 2020, incluindo marcas como Dolce & Gabbana, Versace, Fendi e Armani.

O famoso berço do renascimento italiano, Florença, se transformou na capital da moda masculina graças ao espetacular salão Pitti Uomo, que acontece nesta semana na cidade toscana.

Organizado poucos dias antes dos desfiles de Milão, que começam nessa sexta-feira, o Pitti Uomo celebra em 2019 seus 30 anos, com luxo e desfiles especiais.

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"Pitti Uomo é o salão que marca o ritmo da moda masculina, aqui acontece tudo", diz Stéphane Gaffino, fundadora da sofisticada marca The egoist, presente pelo quarto ano consecutivo.

"Nós desfilamos na Inglaterra, nos Estados Unidos... mas se há um salão onde você tem que estar presente, é o Pitti, porque tem muito impacto. (...) Todo o mundo da moda masculina está presente, há compradores dos Estados Unidos, Japão, Coreia... nos reunimos com grandes grupos que não conseguimos ver em outros lugares", diz Gaffino.

A maioria dos desfiles acontece na Fortezza da Basso, uma fortaleza do século XVI que recebe por quatro dias mais de 30.000 visitantes, incluindo 19.000 compradores. Quase metade deles são estrangeiros ou expositores.

Roupas, jaquetas, acessórios. O salão oferece tudo o que é necessário para vestir o homem da cabeça aos pés, seja com um estilo clássico ou esportivo.

O ambiente, apesar de ser de negócios, é festivo, com pequenos bares e restaurantes.

Vários homens cheios de elegância esperam para ser fotografados. São estilistas de marcas menores e influenciadores que cobrem o evento.

Desde sua criação, há 30 anos, o Pitti Uomo, administrado diretamente pela Federação Italiana de Moda, cresce em velocidade constante.

"Em 1989 eram 400 expositores, hoje chegamos a 1.220", diz o diretor, Raffaello Napoleone.

Para entrar para esse grupo seleto, existe uma lista de espera com cerca de 500 nomes.

Florença é hoje a grande capital internacional da moda masculina, uma tradição, já que no passado foi também a capital de toda a moda italiana, a cidade onde foram organizados os primeiros desfiles em 1951, graças à ideia visionária do empresário Giovanni Battista Giorgini.

Armani, Givenchy, Ferragamo, Prada, Karl Lagerfeld, Carine Roitfeld, Marco de Vincenzo, MSGM e Dirk Bikkembergs estão entre os protagonistas da moda e do luxo, além do artista americano Sterling Ruby, marcando presença com instalações e desfiles.

Um dos momentos mais importantes é sem dúvida o espetáculo marcado para quinta-feira à noite pela rainha da moda Carine Roitfeld, que promete ser o maior desfile multimarcas que já aconteceu em todo o mundo.

"Karl Lagerfeld dizia sempre que devemos fazer o que nunca foi feito", disse Roitfeld, ex-editora da Vogue Paris e amiga do estilista, que faleceu em fevereiro.

O espetáculo, que vai terminar com um show de Lenny Kravitz, vai prestar homenagem à década de 1990 com "supermodelos" da época desfilando ao entardecer diante de 5.000 pessoas em uma praça com vista para o rio Arno.

Telas gigantes vão transmitir o evento em vários pontos da cidade.

A partir de sexta-feira à noite, Milão será a protagonista ao abrir os desfiles com a passarela da marca italiana Ermenegildo Zegna.

Até segunda-feira à noite, a capital da Lombardia programou mais de 25 desfiles para a primavera-verão de 2020, incluindo marcas como Dolce & Gabbana, Versace, Fendi e Armani.

Nesta terça-feira (11), o Emporio HD, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, receberá o estilista Victor Dzenk. Sucesso no universo da moda, o mineiro vai prestar uma homenagem à mulher luso-brasileira, baseada na última vez que ele esteve em Portugal.

Conhecidas por estamparias fortes e tecidos bastante suaves, as peças prometem chamar a atenção das pernambucanas. Na coleção Algarve, Victor explora releituras do azulejo, da cortiça e do animal print floral. Heracliton e Meyriane Diniz, empresários responsáveis pela Emporio HD, selecionaram algumas mulheres da capital pernambucana para serem as embaixadoras do desfile. 

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O evento contará também com a participação da fisioterapeuta Gabriela Sivini, que irá bater um papo sobre sexualidade, prevenção feminina, ginástica íntima e qualidade de vida. O agito vai ficar por conta da cantora Letícia Bastos, ex-participante do "The Voice Brasil" de 2017.

As japoneses apresentaram nesta segunda-feira (3) uma petição ao governo, protestando contra a rígida convenção de usar sapato de salto alto no trabalho.

A campanha #KuToo, um trocadilho com "kutsu" (sapato) e "kutsuu" (dor), e uma versão para o slogan feminista #MeToo, foi concebido pela atriz Yumi Ishikawa e rapidamente ganhou o apoio de 19.000 pessoas.

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As militantes dizem que é quase impossível escapar dos desconfortáveis sapatos de salto no trabalho, ou até mesmo quando procuram emprego.

"Hoje apresentamos um manifesto pedindo uma lei que proíba os empregadores de forçar as mulheres a usarem salto alto, o que é discriminação sexual e constitui assédio", disse Ishikawa a jornalistas, após uma reunião com autoridades do Ministério do Trabalho.

Ninguém do Ministério reagiu ao pedido ainda.

Um tuíte de Ishikawa reclamando sobre a obrigação de usar salto para conseguir um emprego em um hotel se tornou viral, encorajando-a a lançar a campanha.

Em 2017, a província canadense de British Columbia (oeste) proibiu as empresas de obrigarem suas funcionárias a usar salto alto, descrevendo essa prática como perigosa e discriminatória.

 A 6º edição do Brechó Solidário do Instituto Shopping Recife já tem data para acontecer e neste ano, será realizado em dois locais: nos dias 4 e 5 de junho, das 9h às 17h, em um dos edifícios-garagem do Shopping Recife e de 6 a 8 de junho, na sede do instituto, ambos na Zona Sul da cidade. A renda arrecadada com a ação será destinada à melhoria de casas de condições precárias da comunidade de Entra Apulso, em Boa Viagem.

Mais de 2 mil itens com preços acessíveis estarão à venda, entre elas grifes como Gucci, Manolo Blahnik, Jimmy Choo e Herver Lege. Em parceria com a Arquitetura Faz Bem, o Instituto irá reconstruir as residências que estão em condição insalubre.

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"Queremos mostrar a força da solidariedade que existe entre os clientes do Shopping Recife, reunindo recursos que vão ajudar diretamente na melhoria da condição de vida de algumas famílias da comunidade", destaca Ione Costa, presidente do Instituto Shopping Recife.

Serviço

Brechó Solidário

4 a 8 de junho | 9h às 17h

Shopping Recife (R. Padre Carapuceiro, 777 - Boa Viagem)

Instituto Shopping Recife (R. Jonatas de Vasconcelos, 57 - Boa Viagem)

*Com informações da assessoria

O Clube da Aeronáutica, no bairro de Boa Viagem, vai receber, neste sábado (1º) e domingo (2), o Outlet Recife. O evento vai reunir mais de 50 marcas, de variados segmentos de moda, que vão oferecer ao público produtos com descontos de até 70%. Esta é a 14ª edição do evento que acontece das 11h às 20h.

Os visitantes vão encontrar roupas femininas, masculinas, infantis, moda praia, acessórios, sapatos, maquiagens e doces gourmet, entre outros produtos. O Outlet Recife acontece há cinco anos e, nesta edição, leva mais de 50 marcas para o Clube da Aeronáutica.

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Durante os dois dias, serão comercializadas peças a partir de R$ 10. Além disso, serviços como stand de tatuagem, estética e maquiagem serão oferecidos com preços especiais. O evento é pet friendly e o público poderá levar seu animal de estimação para o passeio.

Serviço

Outlet Recife

Sábado (1º) e domingo (2) - 11h às 20h

Clube da Aeronáutica (Boa Viagem)

1kg de alimento não perecível ou R$ 5

 

Na última quinta (23), modelos da São Paulo Fashion Week realizaram mais um desfile de moda, porém, em uma passarela um pouco diferente. A nova coleção de crochê da marca Ponto Firme, foi apresentada dentro de um presídio de segurança máxima, a penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos, São Paulo. Na plateia, presos que, além de espectadores, também eram os responsáveis pelas peças criadas dentro de um projeto de ressocialização.

Ponto Firme, na verdade, é um projeto desenvolvido dentro da penitenciária que ensina aos detentos a arte do crochê. O objetivo da atividade é buscar a reconstrução da autoestima dos reeducandos e reabilitá-los para o convívio social. Cerca de 120 homens participaram do projeto desde que o designer de moda, Gustavo Silvestre, o iniciou em 2016.

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Silvestre já havia veiculado o projeto em outras duas edições do São Paulo Fashion Week. Este ano, o tema da coleção foi 'Uma oportunidade', escolhido pelos próprios presos-estilistas. O primeiro desfile aconteceu no dia 9 de maio, no SPFW, para o público geral. Na última quinta (23), os modelos levaram à penitenciária o resultado da própria produção dos reeducandos. Na passarela, cerca de 35 peças foram exibidas, todas produzidas dentro do presídio num período de três meses.  

Discotecagem, chopes artesanais, roupas no precinho e feira de vinil: tudo isso na rua. Neste sábado (25), um evento colaborativo tomará conta da Rua Padre Roma, no bairro do Parnamirim, Zona Norte do Recife. A programação tem início às 16h e é completamente aberto ao público.

A segunda edição do "Tarde na Rua" terá como trilha os sets dançantes dos DJs Patrick Tor4, Adriano Gomes e Sarah Blackbird. No local estará funcionando a todo vapor o Demodè – Brechó e Loja Colaborativa, que também traz proposta plus size e se compromete com uma filosofia de consumo cíclico e sustentável com preço justo. Entre as roupas e calçados, somente seminovos, há peças de marcas conhecidas e grifes do Brasil e do mundo que contemplam todos os corpos.

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A organização faz um pedido consciente: lembre de levar a sua ecobag! Dentre os demais serviços, corte de cabelo (Help My Hair), flash tattoo (Isabelle Santos), ambos com valores promocionais apenas para o evento. No mais, vai rolar feirinha de vinil (Fernando Discos), comidinhas veganas (Panela de Ervas), Cosméticos (Natureba Cosmética Artesanal), entre outras atividades.

SERVIÇO

“Tarde na Rua”

Onde: Rua Padre Roma, 558 – Parnamirim

Quando: Sábado (25/05)

Horário:  A partir das 16h

Discotecagem: PatrickTor4, Adriano Gomes e Sarah Blackbird.

*Evento gratuito - aberto ao público.

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O curso de Moda da UNAMA - Universidade da Amazônia ficou em 2º lugar no Concurso dos Novos do DFB Festival, também conhecido como Dragão Fashion Brasil. O desfile, com o tema "Vai dar praia", ocorreu na sexta-feira (17), em Fortaleza.

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Os alunos paraenses decidiram falar das praias de rio e escolheram o Marajó como referência visual para a criação da coleção M'baraio. O trabalho foi desenvolvido com a supervisão e orientação da professora Yorrana Maia, com apoio do professor Fernando Hage e de todos os demais professores do curso.

Yorrana Maia afirmou que a coleção é o resultado de um trabalho que uniu professores e alunos da Universidade. "Isso reforça o caminho certo que a gente está seguindo dentro do curso de Moda. Os alunos estão preparados para lidar com o mercado real. Muitos desafios foram vencidos. Para os meninos fazerem uma coleção, que são oito looks, eles precisaram se organizar tanto financeiramente quanto de tempo, execução. São vários desafios de como fazer com que aquelas tipologias artesanais funcionem numa roupa que vai para a passarela", disse a professora.

Para Dula Maria Lima, coordenadora do curso de Moda da UNAMA, ver os alunos da UNAMA na final é motivo de orgulho e de certeza que a instituição está no caminho certo. "Já fomos finalistas outras vezes, em 2015 ficamos com o segundo lugar, além do prêmio de Menção Honrosa do Museu da casa Brasileira. A UNAMA é a única do Norte do país classificada como finalista do DFB. Estar entre os finalistas de um concurso tão disputado é a prova de que aqui temos o melhor curso de Moda, não só de Belém, mas da Amazônia. Nosso alunos saem em real condição de mercado. Preparadíssimos", afirmou a professora. 

Participam do concurso as Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem o curso de Moda. Essa é a segunda vez que o curso de Moda da UNAMA está entre os finalistas. Em 2015 foi premiada com o segundo lugar com a coleção Miriti-Tauá, coleção que recebeu o prêmio de Menção Honrosa do Museu Casa Brasileira.

Para Hanne Lima, estudante do 3º semestre de Moda e um dos que representaram a universidade no evento, a experiência valeu a pena. "Conhecemos muito de nós mesmos e das várias profissões que envolvem o mundo da moda. Conhecemos muito mais do nosso curso e do mercado de Belém e das dificuldades de produzir um desfile completo. Foi muito gratificante ver tudo na passarela. Acho que só de estar lá valeu todo o trabalho que a gente teve", detalhou o estudante.

Para Anna Paula Delgado, estudante do 3º semestre de Moda e também integrante do grupo, participar do evento foi uma meta alcançada com muito esforço, junto com toda a equipe. "Estar na final é uma sensação única de orgulho e prestígio. Poder ver um trabalho feito por alunos sendo prestigiado em um evento como esse nos motiva a continuar a trabalhar ainda mais", disse a estudante.

M'baraio, que no dialeto indígena significa tirado das águas, é uma coleção inspirada no encontro entre mar e rio e nos encantos e magia da paisagem do maior arquipélago fluvial do mundo, o Marajó. As tipologias usadas foram os bordados de escamas da pescada amarela e entrelaces de fios que ora lembram ondas, ora lembram as raízes. 

A equipe de alunos é formada por Anna Paula Delgado, Hanne Lima, Inaura Vasconcelos, Isabel Francioli, Itamar Cordeiro e Mayra Progene.

O desfile foi exibido ao vivo pelo Intagram @dfhouse e pelo site dfhouse.com.br.

A marca de luxo italiana Prada anunciou que não irá mais usar peles de animais em suas coleções, e se une a uma longa lista de empresas que pararam de trabalhar com este material - informou a casa de moda de Milão nesta quarta-feira (22).

Aplaudida pelas associações de defesa dos animais, Prada comunicou que não usará peles em sua coleção feminina para a próxima primavera/verão 2020.

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A marca disse manter um "diálogo positivo" com a Fur Free Alliance (FFA), uma associação de mais de 50 organizações em defesa do bem-estar animal em mais de 40 países.

"Inovar e responsabilidade social fazem parte dos valores fundadores do Grupo Prada. A decisão de adotar uma política 'livre de peles' (...) é um passo importante", afirmou a diretora artística, Miuccia Prada.

"A investigação e o desenvolvimento de materiais inovadores permitirão à empresa explorar novas fronteiras em termos de criação, ao mesmo tempo em que satisfaz a demanda por produtos mais éticos", acrescentou.

As associações a favor do bem-estar e do tratamento ético dos animais acolheram bem a decisão.

O grupo Prada, que inclui as marcas Miu Miu, Car Shoe e Church's, "se une à lista cada vez maior de marcas que proíbem o uso de peles para responder aos pedidos de mudança dos consumidores", afirmou o presidente da FFA, Joh Vinding.

Com esta decisão, "um dos nomes mais importantes da moda está se tornando um líder da defesa do bem-estar dos animais e da inovação para as futuras gerações", comentou PJ Smith, da organização Sociedade Humana dos Estados Unidos.

Nos últimos anos, importantes marcas italianas, entre elas Armani, Gucci, Versace e Furla, a britânica Burberry e as americanas Donna Karan, DKNY e Michael Kors aderiram à campanha, assim como o francês Jean-Paul Gaultier.

O curso de bacharelado em Moda da UNAMA – Universidade da Amazônia, unidade Alcindo Cacela, em Belém, é finalista no DFB Festival, premiação que se realiza em Fortaleza. O concurso envolve acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país.

Pela segunda vez, o curso da UNAMA está entre os finalistas. Em 2015, ficou em segundo lugar com a coleção Miriti-Tauá. Por essa coleção, recebeu o prêmio de Menção Honrosa do Museu da Casa Brasileira.

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O desfile será nesta sexta-feira (17), às 18h30, com transmissão pelo Instagram @dfhouse e pelo site dfhouse.com.br.

A equipe de alunos da UNAMA é formada por Anna Paula Delgado, Hanne Lima, Inaura Vasconcelos, Isabel Francioli, Itamar Cordeiro e Mayra Progene. O tema do evento na edição 2019 é “Vai dar praia”.

Os acadêmicos de Moda da UNAMA decidiram falar das praias de rio que fazem ondas, uma característica peculiar da AmazôniaAs referências visuais e semânticas para a criação da coleção foram as raízes dos manguezais e as escamas de peixe da região do Marajó.

A coleção deste ano, Coleção M-BaraÏo (pronúncia – Imbaraio), foi desenvolvida com a supervisão e orientação da professora Yorrana Maia e apoio do professor Fernando Hage e de todos os demais professores do curso, em interação interdisciplinar.

A Unama é a única IES da região Norte já selecionada, e duas vezes. A produção dos alunos é contextualizada e retrata a cultura do Pará. "A primeira explorou o miriti, variedade de palmeira amazônica, e agora a coleção resgata o tear manual, criando tramas, padrões urdidos a partir de regências locais", informou a professora Dula Maria Bento de Lima, coordenadora do curso de Moda da UNAMA. "Agrega significados, memórias, raizes tão profundas como as dos manguezais que a inspiraram."

Criado em 1999, em Fortaleza/CE, ainda com o nome de Dragão Fashion Brasil, o DFB é um dos maiores e mais longevos eventos de moda do país. Idealizado por Claudio Silveira, a principal missão do DFB é servir como celeiro de novos talentos e plataforma de lançamento para estilistas e marcas.

Com o tempo, o DFB assumiu sua vocação multicultural, passando a abraçar outros segmentos que utilizam a moda como fio condutor: cultura, gastronomia e saberes. Através de ações parceiras, oferece ao público em geral oficinas, cursos, workshops, palestras, intercâmbio de profissionais, shows abertos e performances multiculturais.

A partir de 2015, já no posto de maior festa da moda autoral da América Latina, o DFB ocupa as instalações do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza.

Em 2017, surge o DFB Festival, agora equilibrando, em iguais proporções, programações de moda, formação, shows e gastronomia.

Da Redação do LeiaJá Pará.

 

 

 

Uma marca americana de roupas está lançando uma nova tendência para o próximo verão. A Shinesty criou sungas jeans, batizadas de Daytona Song Sarong Jeado Swim Briefs, e está oferecendo o produto como a grande novidade para a estação mais quente do ano.

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As roupas de banho que reproduzem o jeans são feitas, na verdade, de denim, um tecido obtido a partir do algodão trançado, o mesmo usado para fabricar jeans de fato. A esse material misturam-se, ainda, poliéster e spandex e o resultado é uma réplica do tecido mais grosso. As sungas são vendidas, no site da marca, pelo valor de US$ 39,99, aproximadamente R$ 119,25.

A peça foi desenhada pela designer Anna P., que já criou diversos trajes jeans para a Shinesty. As mulheres também podem encontrar maiôs e biquínis na mesma padronagem.  

 

"Eu sou o mais velho dos estilistas". Aos 96 anos, Pierre Cardin se sente "jovem", mas, pela primeira vez, admite que está preparando sua sucessão e tem três criadores de seu ateliê para continuar desenhando os modelos da marca.

"Como você pode ver, eu existo", brinca o estilita vestindo terno, gravata e tênis. Em entrevista à AFP, ele fala de suas lembranças, dos projetos e até da crise dos "coletes amarelos", em sua opinião "mal gerenciada".

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Já não vai mais diariamente ao ateliê no andar de cima da loja Pierre Cardin, em frente ao Palácio do Eliseu, sede da Presidência francesa, porque "nesse momento está cansado". Mas continua desenhando "sempre, sempre, sempre". "É minha razão de ser, minha realidade, minha droga".

Pega um lápis e esboça mangas godê e um bailarino, com traço seguro.

Costumava se esquivar ao ser perguntado sobre temas como o futuro futuro da empresa, que perdeu fôlego na França mas é muito popular na Ásia e nos Estados Unidos. Mas agora, três meses depois da morte de Karl Lagerfeld, aceitou a filmagem de sua biografia e confessa que pensa sobre sua sucessão.

"Quando eu morrer, haverá sucessores, é claro (...) Tenho três jovens muito bons. Não quero que façam o mesmo que eu".

- "Sucesso em tudo" -

O estilista ainda não deu sua última palavra.

Prepara um desfile para maio no Palácio Bulles, sua residência futurista na Baía de Cannes, e vai receber a cantora Mireille Mathieu em 26 de julho no Festival da Lacoste, criado por ele no sul da França.

O Brooklyn Museum de Nova York vai realizar uma retrospectiva sobre seu trabalho, mostrando seu caráter vanguardista e sua influência para além da moda.

"Tive sucesso em tudo o que fiz. A vida tem me favorecido", diz o estilista, à frente de um império que vai da moda a restaurantes, passando por perfumes, hotelaria e viagens, presente em 140 países.

O segredo de seu sucesso? "Sempre fui independente e livre, os outros são Arnault, Pinault", afirma, citando os proprietários dos grupos de luxo LVMH e Kering. "Sigo minha verdade mesmo que eu erre. Não me equivoquei. Eu tenho fé em Cardin".

"É preciso ser profissional. Eu aprendi a fazer um caseado à mão para poder dar ordens inteligentes", diz este ex-contador que ainda cuida das contas de seu império.

- "Coletes amarelos" -

Os negócios não vão muito bem para sua loja e para o restaurante Maxim's, situados na área das manifestações do coletivo antigovernamental dos "coletes amarelos".

"Têm seus motivos, não vou julgá-los, os entendo. Mas seria ridículo dizer que eu sou amarelo, você não acreditaria. Teria sido melhor dar a eles 150 euros a mais (...) Veja o dinheiro que perdemos!", diz, lamentando que reivindicação do coletivo de aumentar o imposto sobre fortunas: "Se não houver ricos, haverá ainda mais pobres".

Maryse Gaspard, ex-modelo e musa do estilista e diretora de Alta costura da marca, revelou à AFP algumas de suas novas criações: uma calça bicolor, um vestido trapézio de gola quadrada, uma jaqueta preta atemporal e futurista com círculos de vinil e vestidos de noite drapeados de crepe sintético para mulheres "modernas", que viajam.

Em seu escritório há uma maquete de um centro cultural que quer construir, água de sua fonte da Toscana em uma garrafa projetada por ele e um exemplar da revista Time de 1974 da qual foi capa. Mostra fotos com Fidel Castro e Benazir Bhutto e passa as páginas amareladas da revista Orpheu de Jean Cocteau que ganhou de presente de Christian Dior quando saiu da empresa.

"A jaqueta bar (modelo emblemático da Dior), eu fiz", declara. Agora não segue mais o que faz a Dior nem as outras marcas, com duas exceções: Jean Paul Gaultier, que começou com ele, e Jacquemus.

- Vestidos pintados na pele -

"Jean-Paul Gaultier tinha 17 anos quando entrou em minha empresa, o lancei, acreditei nele e continuo acreditando. É o único a quem apoiei um pouco".

"Na minha moda sou recatado, ele é bem mais provocador. É seu estilo, já é muito", diz. "O talento é personalidade, depois das primeiras dez linhas já dizemos esse é um Victor Hugo, esse é um Camus, Mozart".

Há coisas a fazer? "Os vestidos pintados no corpo é algo do futuro. Se tivesse 20, 30 anos é o que faria".

Para o estilista, a elegância é "sobriedade". Das mulheres que vestiu, como a atriz Jeanne Moreau, com quem formou um casal por quatro anos, passando pela também atriz Charlotte Rampling à bailarina Maya Plisetskaya, "tentei conseguir o que tinham no interior, com simplicidade".

"Tenho 20 calças iguais, mesmo tecido, mesmo corte; os blazers são iguais. É meu estilo, com exceção dos tênis", que calça porque são "confortáveis".

A marca de sapatos Melissa está completando 40 anos, em 2019, e para comemorar lançou uma nova coleção. No entanto, as peças comemorativas acabaram virando memes na internet, já que são inspiradas naqueles plásticos que envolvem garrafões de cinco litros de vinho. A homenagem à história da marca acabou virando piada entre os internautas.

Para celebrar o aniversário, a Melissa criou uma bolsa e uma sapatilha, batizadas de Alma e Origem. Ambas são feitas com materiais que remetem a antigos garrafões de vinho em plástico, uma vez que este era o material usado pelos pioneiros da marca quando tudo começou.

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No entanto, a sapatilha - que custa R$ 159,90 -, e a bolsa - que tem o valor de R$ 279,90 -, acabaram fazendo alguns internautas rirem. Os comentários e memes logo se espalharam pelas redes sociais. "Adorei, vou poder levar meu garrafão de vinho sempre que sair pros rolês, super tendência"; "E a Melissa, que está vendendo galão de vinho barato dizendo que é bolsa?"; "Melissa, não te julgo, a ideia de poder carregar um garrafão de vinho nas costas agrada todo mundo"; "Parece aquela cesta de guardar pregador".

A Semana de Moda de Nova York vai passar a durar cinco dias, em vez de uma semana, anunciou nesta quinta-feira (9) o Sindicato Americano da Moda (CFDA), como os profissionais do setor pediam há várias temporadas, para dar um novo impulso ao evento.

O evento, que tradicionalmente começava na quarta-feira à noite, agora terá início na sexta. A próxima edição começará em 6 de setembro e irá até quarta, dia 11.

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Após várias temporadas, a Fashion Week de Nova York atravessa um momento difícil, marcado principalmente pela deserção de muitos designers, desde Tommy Hilfiger, Zac Posen, Altuzarra e Alexander Wang, até Thom Browne e Virgil Abloh.

A decisão "não é apenas para a indústria (da moda) e profissionais dos Estados Unidos, mas também a mudança necessário para globalizar mais a Semana de Moda de Nova York", afirmou a CFDA em site.

Esta mudança, que atende a um pedido do setor, traz a marca do novo presidente da CFDA, o designer americano Tom Ford, que assumirá o cargo oficialmente até 1 de junho, mas já começou a trabalhar.

Em sua conta no Twitter, o sindicato explicou que "Tom Ford e o CFDA" tinham decidido ajustar o calendário do evento semestral.

Na última sexta-feira (3), a modelo Gabriela Viegas, de 27 anos, foi encontrada morta em Belo Horizonte. A Miss Ilhéus 2018 estava no apartamento do noivo, Lucas Ferrara, no bairro Nova Suíça, região Oeste de Belo Horizonte. De acordo com o G1, o rapaz pediu ajuda aos vizinhos e tentou reanimar a noiva, mas não obteve êxito.

Para a Polícia Militar, o educador físico afirmou que a modelo sofria de depressão e que tinha pedido um tempo no relacionamento para que ela tratasse a doença. O boletim de ocorrência diz que Lucas saiu às 20h40 do apartamento e ao voltar, encontrou a modelo precisando de ajuda. O rapaz tentou reanimá-la e gritou pelos vizinhos, depois desceu com a noiva nos braços até a garagem e continuou a fazer massagem cardíaca, enquanto o socorro não chegava. A morte de Gabriela foi confirmada no local.

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A modelo era estudante de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2018, Gabriela publicou uma foto onde escreveu: “Estamos na vida de passagem, mas nada nos impede de passar desfilando”.

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A UNAMA - Universidade da Amazônia participou, entre os dias 23 e 25 de abril, da quarta edição da Semana Fashion Revolution, no campus Alcindo Cacela. O evento ocorre em 100 países, focando no consumo consciente e visando despertar a conscientização sobre o mercado de moda e seu impacto ambiental e social.

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Em Belém, a Fashion Revolution mobiliza profisisonais e estudantes de moda desde 2016, organizada por docentes e acadêmicos. Segundo o coordenador do curso de Moda da UNAMA, Fernando Hage, as atividades são bem práticas. “Nós realizamos algumas ações e temos uma exposição com o titulo 'Eu desenhei suas roupas', assim como um bazar de troca de camisetas, fazendo com que as pessoas pensem em formas alternativas de consumo”, disse o coordenador.

Rafaela Silva, professora, destacou a importância da customização. “O intuito da gente é reaproveitar alguma peça que temos em casa, pegar uma roupa velha e esquecida no guarda-roupa e fazer com que a galera possa customizar”, disse a professora.

Sara Magno, aluna do curso de Moda, disse que desenha des criança, inspirada na tia. “A minha inspiração não é só nessa área de bordado, eu desenho desde criança e minha grande inspiração para começar tudo isso foi a minha tia. É uma coisa que vem desde a infância, e essa oficina é para eu aprimorar mais”, finalizou.

Por Ramon Almeida.

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