Cultura

| Música

Dave Mustaine anunciou no site oficial de sua banda, na segunda-feira, dia 17, que foi diagnosticado com câncer na garganta. O cantor da banda icônica do heavy metal, Megadeth, escreveu:

Fui diagnosticado com câncer na garganta. É claramente algo a ser respeitado e encarado com força, mas já enfrentei obstáculos antes. Estou trabalhando próximo a meus médicos, e mapeamos um plano de tratamento que eles estimam que tenha 90% de chance de sucesso. O tratamento já começou.

##RECOMENDA##

O anúncio veio cerca de quatro meses antes do show da banda no Rock in Rio. No comunicado, Dave dá a entender que a apresentação será cancelada:

Infelizmente, isso pede que eu cancele a maioria dos shows deste ano. (...) Megadeth vai voltar à estrada o mais rápido possível.

Ele termina dizendo que é grato por sua equipe - família, médicos, membros da banda, treinadores - e que irá manter os fãs informados sobre sua saúde.

Nas redes sociais, fãs estão desejando as melhoras do cantor.

Os últimos dias têm sido de chuva intensa no Recife e Região Metropolitana. O volume de água causou estragos em diversas comunidades mais carentes da capital, deixando desabrigados e nove mortos por conta de deslizamentos de barreiras. Diante a tragédia, alguns MCs pernambucanos resolveram se juntar e ajudar as pessoas prejudicadas. Nesta segunda (17), os MCs Shevchenko e Maneirinho do Recife e o DJ Robinho Moral levaram mantimentos a algumas comunidades afetadas.

[@#video#@]

##RECOMENDA##

Nos comentários, os fãs e seguidores parabenizaram o artista pela atitude. "Se eu já te admirava antes, agora tô admirando mais ainda"; "Tu é o cara, por mais gente como você"; "Feliz por sua ação, meu nobre, são poucos que pensam como você"; "Que Deus sempre te dê em dobro"; "Quem faz o bem colhe o bem".

 

Parece que a desavença do passado entre Taylor Swift e Katy Perry chegou ao fim. Nesta segunda-feira (17), Taylor lançou o clipe de "You Need To Calm Down" não só com a presença de Katy, mas de vários famosos. Entre os convidados que celebraram a diversidade no vídeo, Ellen Degeneres, RuPaul, Ryan Reynolds, Ciara e Adam Lambert brilham com atuações bem-humoradas.

Ariana Grande, Lady Gaga, Adele, Cardi B, Beyoncé e Nicki Minaj também são representadas em um palco por um elenco caracterizado com figurinos que eternizaram cada uma delas. 

##RECOMENDA##

Confira:

Há duas semanas, o vídeo de Gabriel Smaniotto cantando apenas para os pais e bombeiros no Paraná viralizou na internet. Após se apresentar "para ninguém", o sertanejo viu sua vida mudar do dia para a noite. Sensibilizando internautas, o cantor recebeu um convite para dividir o palco com Marília Mendonça. O encontro aconteceu no último final de semana em Americana, interior de São Paulo.

Gabriel fez uma participação especial no show de Marília durante a Festa do Peão de Americana. Nas redes sociais, o mais novo artista sertanejo vibrou. "Você acredita em sonhos? [...] Quando Marília me puxou pela mão para o palco, milhões de pensamentos passavam pela minha cabeça, mas, no fundo, o foco era um: eu amo isso! É isso que eu quero viver!", declarou.

##RECOMENDA##

"A felicidade de vocês é também a minha felicidade, e eu espero poder retribuir sempre o que vocês fizeram e estão fazendo por mim. Muito obrigado Brasil, por todo apoio. Muito obrigado Marília Mendonça pela oportunidade, e muito obrigado Deus por Tudo! O que te impede de sonhar?", finalizou o jovem. Usuários do Instagram parabenizaram Smaniotto. "Você mereceu!!! Parabéns e sucesso sempre!!!", comentou um dos seguidores.

Confira:

[@#video#@]

João Gordo está internado em São Paulo por causa de uma pneumonia. No Instagram, a esposa do músico e apresentador, de 55 anos de idade, Vivi Torrico contou que ele ficou internado por três dias na UTI, mas agora já está se recuperando no quarto.

Depois de três dias na UTI com pneumonia dupla, falta de oxigenação, oscilação de glicose, hoje quarto normal. João Gordo tome jeito e se cuide, por favor. A vida pode mudar a cada instante, escreveu ela, deixando um conselho para o companheiro.

##RECOMENDA##

Surpresos com a internação do cantor da banda Ratos do Porão, fãs demonstraram preocupação e mandaram mensagens de apoio ao músico, que também surgiu na rede social para falar sobre a saúde.

Fala meu povo, queria agradecer a preocupação e o carinho de todos os fãs e só falar que vaso ruim não quebra e quem morre na véspera é peru, infelizmente. A vida me deu mais esse toque, ela é frágil e o pacote não chega para todos. Ainda estou fragilizado com a morte do André Matos só que eu não quero reencontrá-lo tão cedo. Minha família precisa de mim e tenho muito rolê para dar e bundas para chutar. Sou um cavalo forte, mas um dia a pata quebra. Beijos a todos e muito obrigado!, escreveu.

O Conservatório Pernambucano de Música recebe, neste sábado (15) e domingo (16), o 9º Festival de Música Instrumental. As apresentações acontecem no Auditório Cussy de Almeida, na sede da escola. Entre as atrações estão o Henrique Albino, André Mehmari e o pianista Hércules Gomes.

Abrindo a nona edição do festival, neste sábado (15), Henrique Albino apresenta suas composições autorais com influência na música universal. Ele é acompanhado por Alex Santana, na tuba, e Gilú Amaral, na percussão. Em seguida, é a vez do compositor, pianista, arranjador e produtor carioca André Mehmari fazer o seu concerto.

##RECOMENDA##

No domingo (16), se apresentam Hércules Gomes e o grupo instrumental Treminhão que mostra suas influências de outras culturas como a música eletrônica, blues e jazz junto com os ritmos regionais de Pernambuco. A apresentação do grupo encerra o festival com a participação do músico Beto Hortis.

Programação

Sábado (15)

17h - Henrique Albino (PE), Gilú Amaral (percussão) e Alex Santana (Tuba)

- André Mehmari (SP), Sérgio Reze (Bateria) e Neymar Dias (Viola Caipira)

Domingo (16)

16h - Hercules Gomes (SP)

- Treminhão (PE) - Participação especial: Beto Hortis

Serviço

9º Festival de Música Instrumental

Sábado (15) | 17h

Domingo (16) | 16h

Auditório Cussy de Almeida (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro – sede do Conservatório Pernambucano de Música)

Gratuito

[@#video#@]

Seis anos se passaram desde que Gilmar Bolla 8, membro fundador da banda Nação Zumbi, lançou o primeiro disco do seu novo grupo, o Combo X. Com 'A ponte' (2013), o músico recebeu quatro indicações ao Grammy Latino e apresentou seu novo trabalho em festivais como o Rec-Beat, no Recife.

##RECOMENDA##

Agora, a banda lança 'Meu Brinquedo', fruto de um longo processo de gravação que durou anos. O disco de 10 faixas pode ser ouvido nas principais plataformas de transmissão de música, mas ainda não foi lançado em versão física. Já está disponível também o clipe da música 'Mais que perfeito', assista clicando aqui.

[@#galeria#@]

A nova fase de Bolla 8 conta com a parceria de outro ex-integrante de uma banda fundamental para o Manguebit: Jadson Vale, conhecido como Bactéria, que foi por muito tempo integrante da Mundo Livre S/A e hoje acompanha o cantor Otto. A dupla, cujos caminhos se cruzam há cerca de 30 anos, é a principal responsável pela sonoridade da Combo X, que tem também o dedo do produtor Bid, que produziu 'Meu Brinquedo'.

Ao lado do percussionista Rinaldo Carimbó e do trombonista Izídio Lê, Gilmar e Bactéria conversaram com o LeiaJá no Rio Capibaribe, com o Recife e seus manguezais ao fundo, sobre o novo disco da Combo X (confira no vídeo acima). 

O ator Lázaro Ramos acaba de lançar um disco voltado ao público infantil, Viagens da Caixa Mágica. O projeto foi feito em parceria com o músico Jarbas Bittencourt e a atriz Heloísa Jorge. O álbum conta com 10 músicas que abordam temas como auto estima, identidade e brincadeiras.

O projeto foi inspirado em outro trabalho de Lázaro feito para crianças, os livros infantis Caderno de Rimas do João e Caderno sem Rimas da Maria, feitos para os filhos do ator, João Vicente e Maria Antônia. O álbum já está disponível nas plataformas digitais

##RECOMENDA##

Em entrevista ao Terra, Lázaro disse que o objetivo deste trabalho é estimular uma infância saudável para as crianças. "São músicas divertidas baseadas em meus livros e que pude concluir graças ao talento de Jarbas e Heloísa. Este é um projeto que tem um lugar muito especial em meu coração".

[@#video#@]

 

A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) protagoniza duas noites de música erudita na próxima terça (18) e quarta (19), no Teatro de Santa Isabel. A OSR promove dois concertos no palco do teatro com repertório do compositor Johannes Brahms.

Na terça (18), a Orquestra recebe crianças e jovens estudantes da Região Metropolitana do Recife no Concertos para Juventude. O projeto tem o objetivo de apresentar aos jovens a música erudita para formar novas gerações de plateias. Escolas e grupos interessados podem agendar a visita pelo telefone (81) 3355-3323.

##RECOMENDA##

Já na quarta (19), o concerto oficial terá o programa preparado pelo maestro marlos Nobre e celebrará a obra de Johannes Brahms, um dos mais importantes compositores do romantismo europeu. Os ingressos para o concerto serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação.

Serviço

Concertos para a Juventude

Terça (18) - 10h

Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n - SAnto Antônio)

Inscrições: 335-3323

Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife

Quarta (19) - 20h

Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n - Santo Antônio)

Gratuito

A MTV decidiu retomar o projeto Acústico, pelo qual já passaram grandes nomes da música brasileira como Arnaldo Antunes, Cássia Eller, Gilberto Gil e Rita Lee, e escolheu o cantor Tiago Iorc para o primeiro episódio da sua nova temporada. O programa ainda não tem previsão de estreia mas, ao que tudo indica, a emissora já tem uma nova convidada em vista, a cantora Anitta.

Foi ela própria quem revelou sobre a possibilidade de participar de um Acústico MTV em entrevista à TV mexicana. Ela participava do programa de Javier Poza quando ele lhe perguntou se a artista brasileira tinha vontade de fazer algo acústico. Prontamente, ela revelou os planos. "Já estamos negociando com a MTV, porque eles têm o formato. Não sei quando, mas estamos conversando sobre".

##RECOMENDA##

Apesar de ainda não haver nada de mais concreto, os fãs já comemoram muito a possibilidade de ver Anitta no palco da MTV em um show mais intimista, como os Acústicos costumam ser. "Um sonho ela cantando 'Vai e volta' e 'Quem sabe' acústico"; "Esse projeto é icônico"; "Quero esse acústico na minha mesa já".

 

[@#video#@]

Cantor, compositor e professor de História, Giovanni Zeit participou do Som Pará, da TV UNAMA, com voz, violão e muita poesia. Influenciado pelo pai, Giovanni começou a escrever poemas aos 12 anos. Mais tarde, passou a musicar os versos.

##RECOMENDA##

Zeit, que significa tempo em alemão, é um sobrenome artístico que reflete o estilo de Giovanni: composições intimistas que falam de amor, dos sentimentos e da vida.

O programa Som Pará, da TV UNAMA, abriu espaço para a nova geração da música paraense. Artistas e bandas são convidados a fazer uma apresentação ao vivo, nos estúdios da TV UNAMA ou em área externa do campus Alcindo Cacela, em Belém. A primeira temporada, com 38 programas, estará disponível no canal do Youtube do LeiaJá, às quintas e sextas-feiras, às 19 horas. A segunda começa em agosto.

LeiaJá também

Som Pará apresenta o pop-folk de Lívia Mendes

Nathália Lobato mistura estilos em projeto musical

Maraú leva surf music e eletrônica no Som Pará

Blocked Bones aposta em rock de garagem e pop punk

Lucas Imbiriba atravessa do erudito ao popular no Som Pará

[@#video#@]

Cantor, compositor e professor de História, Giovanni Zeit participou do Som Pará, da TV UNAMA, com voz, violão e muita poesia. Influenciado pelo pai, Giovanni começou a escrever poemas aos 12 anos. Mais tarde, passou a musicar os versos.

##RECOMENDA##

Zeit, que significa tempo em alemão, é um sobrenome artístico que reflete o estilo de Giovanni: composições intimistas que falam de amor, dos sentimentos e da vida.

O programa Som Pará, da TV UNAMA, abriu espaço para a nova geração da música paraense. Artistas e bandas são convidados a fazer uma apresentação ao vivo, nos estúdios da TV UNAMA ou em área externa do campus Alcindo Cacela, em Belém. A primeira temporada, com 38 programas, estará disponível no canal do Youtube do LeiaJá, às quintas e sextas-feiras, às 19 horas. A segunda começa em agosto.

LeiaJá também

Som Pará apresenta o pop-folk de Lívia Mendes

Nathália Lobato mistura estilos em projeto musical

Maraú leva surf music e eletrônica no Som Pará

Blocked Bones aposta em rock de garagem e pop punk

Lucas Imbiriba atravessa do erudito ao popular no Som Pará

Não basta ser mãe, tem que participar. Ivete Sangalo colocou o ditado popular em prática, nesta sexta (14), ao participar da festa de São João da escola do filho mais velho, Marcelo. Animada, como sempre, a cantora subiu ao palco e deu um mini-show para os presentes.

De celular a postos, Veveta não só registrou tudo como também se jogou no forró que animava a festa. Ela cantou alguns sucessos do gênero, como a música Esperando na Janela, de Gilberto Gil, e foi acompanhada pelo filho Marcelo, que tocou percussão.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

 

"One, two, cha cha cha". Inspirando-se em sua experiência lisboeta, Madonna mistura em seu 14º álbum, "Madame X", pop com reggaeton, fado e hip-hop, em um disco desigual mas com uma clara mensagem política.

Isso é observado, por exemplo, em uma canção que inclui um trecho de um discurso de Emma Gonzalez - sobrevivente de um massacre nos Estados Unidos que milita pela proibição das armas de fogo -, ou em um clipe que mostra o rapper transgênero Mykki Blanco caracterizado de Joana d'Arc na fogueira.

##RECOMENDA##

"Caminhei por esta Terra como negro, 'queer' e soropositivo, mas nenhuma transgressão contra mim foi tão potente quanto a esperança que carrego dentro", diz a frase de Mykki Blanco que fecha o estético vídeo de "Dark Ballet".

Quatro anos depois de "Rebel Heart", onde a cantora afirmava seu poder (com a faixa "Bitch, I'm Madonna"), a estrela que sempre lutou contra as discriminações não se cala ante o auge dos extremismos.

Daí o tom tenebroso de "Madame X", em cuja capa se vê uma Madonna morena e com os lábios costurados.

"Este ano, celebramos os 50 anos da Parada do Orgulho Gay e espero que este tema ajude cada um a se aceitar e a se assumir como é", explicou a artista durante a promoção, falando da última canção do álbum, "I Rise".

A nível musical, Madonna recorre a sons mais leves, para este disco inspirado em sua vida em Lisboa, onde está instalada com sua família desde 2017, para permitir que David, um de seus quatro filhos adotados no Malawi, pudesse entrar na academia de futebol do Benfica.

"Aqui encontrei meu povo e um mundo mágico de músicos incríveis, que reforçaram minhas convicções de que a música é a alma universal, conectada através do mundo", explica a "Material Girl", que vendeu 300 milhões de discos em 35 anos de carreira.

Em "Madame X", Madonna multiplica as colaborações e os estilos musicais: reggaeton em "Medellin", o primeiro single do álbum com o cantor colombiano Maluma, hip-hop misturado com dancehall em "Future", em duo com o rapper americano Quavo (do grupo Migos) ou uma versão de "Faz Gostoso", um sucesso em Portugal que canta com a brasileira Anitta.

Gravado durante 18 meses entre Portugal, Londres, Nova York e Los Angeles, "Madame X" marca uma nova colaboração, apenas em algumas faixas, entre Madonna e Mirwais, que produziu três de seus principais álbuns, incluindo "Music" em 2000.

Amantes da soul music e do autêntico funk têm muito o que comemorar em 2019. O primeiro disco de um dos maiores nomes brasileiros do segmento está de volta às lojas. A parceria entre Polysom e Universal Music relança, em vinil, o clássico "BR-3", do cantor Toni Tornado.

O original foi lançado em 1971, um ano após Toni Tornado ter vencido o Festival Internacional da Canção com a música que dá nome ao álbum. Distribuído agora pela coleção "Clássicos em Vinil", o disco "BR-3" tem 12 faixas, com sucessos como "Juízo Final", "Me Libertei" e "O Jornaleiro".

##RECOMENDA##

Produzido por Milton Miranda e com arranjos dos maestros Paulo Moura e Waltel Branco, o LP é considerado uma das maiores referências da black music brasileira.

Antônio Viana Gomes, o cantor e ator Toni Tornado, nasceu no interior de São Paulo e se mudou para o Rio de Janeiro ainda criança. Começou a carreira artística na banda Brasiliana, fazendo excursões pelo mundo. A influência da música estrangeira unida à militância política e com inspiração no movimento dos Panteras Negras, motivou Tornado a cantar. Se tornou crooner de boates, nas quais conheceu os compositores da música "BR-3", Antônio Adolfo e Tibério Gaspar. O cantor teve a chance de defender a canção no Festival e se tornou uma das maiores referências da música negra produzida em terras brasileiras.

Hoje, aos 89 anos, Tornado segue seu trabalho como ator em quadros de programas de TV e no cinema. Seu último trabalho foi a série "Carcereiros" (Globo).

O fim de semana é de arraial no Cabo de Santo Agostinho. Neste sábado (14), o Espaço Esperantivo, localizado na Vila Nazaré, recebe o Grupo 8 Baixos e Poesia, que tem como um dos integrantes o poeta Esperantivo, que dá nome à casa de eventos. O espetáculo está marcado para as 20h, tem entrada livre, mas é recomendado o pagamento de couvert de R$ 10.

Com a sonoridade dos trios pé-de-serra e a declamação ao invés do canto, a banda também conta com Givaldo Aleixo (sanfona e produção musical), filho do icônico sanfoneiro Zequinha dos 8 Baixos e Biu do Pandeiro (pandeiro e percussão). No evento, os artistas lançam o o show de São João do Grupo 8 Baixos e Poesia.

##RECOMENDA##

SOBRE O ESPERANTIVO - CASA, COMIDA E CULTURA

O Esperantivo - Casa, Comida e Cultura, como o nome sugere, é um espaço cultural e hamburgueria artesanal localizada na Vila de Nazaré, entre as praias de Calhetas e Suape, no Cabo de Santo Agostinho/PE, Região Metropolitana do Recife. O espaço é responsável por revitalizar a vida cultural da Vila. Situado em um conjunto arquitetônico de proteção municipal, foi inaugurado no dia 26/11/2017, abre aos sábados à noite e em eventos, servindo hambúrgueres artesanais, bebidas e uma visita guiada pelo espaço que resguarda e divulga a história da Vila de Nazaré e a obra do cordelista cabense Esperantivo, autor de centenas de títulos e imortal pela Academia Cabendo de Letras, Academia Caruaruense de Literatura de Cordel e Academia de Cordel do Vale da Paraíba.

Serviço: Show de Santo Antônio com 8 Baixos e Poesia

Dia: Sábado, 15 de junho

Hora: partir das 20h

Ingressos: Couvert livre com valor recomendado de R$ 10

Endereço: Rua do Sol, S/N (ao lado do Museu do Pescador), Vila de Nazaré (entre as praias de Calhetas e Suape) - Cabo/PE

As fortes chuvas que caíram no Recife, na última quinta (13), acabaram alterando o calendário de eventos da cidade. Alguns eventos tiveram suas datas alteradas, a exemplo do Baile dos Namorados, que seria realizado nesta sexta (14), no SinsPire. A festa passa, então, para o dia 5 de julho.

O Baile pretendia celebrar o Dia dos Namorados, com shows de Isaar, da banda casas Populares da BR 232 e DJ Patricktor4. Na nova data, a celebração passa a ser do aniversário da anfitriã com mesma programação. Quem já havia comprado o ingresso pode utilizá-lo normalmente no dia 5 de julho. Quem desejar ter o dinheiro ressarcido, pode entrar em contato com a produção do evento pelo e-mail paulacaal@gmail.com.

##RECOMENDA##

 

Se prepare porque é hit certo! Luísa Sonza e Pabllo Vittar lançaram um clipe juntas, na manhã desta sexta-feira, dia 14. As cantoras soltaram a voz e rebolaram muito ao som de Garupa.

A música faz parte do primeiro álbum de Luisa, Pandora, que é inspirado no mito grego da mulher que traz para o mundo muitos segredos, como o bem e o mal, por exemplo. As músicas do álbum da loira falam sobre seus amores, relacionamentos familiares e muito mais.

##RECOMENDA##

[@#video#@]

Em alguns momentos elas cantam:

Vai ter que me aguentar, vou acelerar. Corre para me pegar, que eu tô na pista.

No refrão, elas repetem que vão na garupa, ou seja, pegarão carona na moto de alguém. O single tem uma batida bem pop e tem tudo para ser um hit chiclete, ótimo para dançar bastante.

[@#video#@]

O violonista paraense Lucas Imbiriba marcou presença no Som Pará, da TV UNAMA. Com formação clássica, Lucas dedicou 12 anos ao estudo do violão na Europa, entre Espanha e Alemanha. De volta ao Brasil, ele apresenta trabalho autoral.

##RECOMENDA##

No repertório estão as canções “All Love”, “Partido Novo”, “Mulher da minha vida”, “Dona Chuca”, “Chove o Céu”, “Sexta-Feira” e “Som Festa Luzes”. Apesar da base erudita, Lucas Imbiriba transita pelo rock, jazz e por ritmos brasileiros.

O programa Som Pará, da TV UNAMA, abriu espaço para a nova geração da música paraense. Artistas e bandas são convidados a fazer uma apresentação ao vivo, nos estúdios da TV UNAMA ou em área externa do campus Alcindo Cacela, em Belém. A primeira temporada, com 38 programas, estará disponível no canal do Youtube do LeiaJá, às quintas e sextas-feiras, às 19 horas. A segunda começa em agosto.

LeiaJá também

Arthur Nogueira, o poeta da canção, no Som Pará

Som Pará apresenta o pop-folk de Lívia Mendes

Nathália Lobato mistura estilos em projeto musical

Maraú leva surf music e eletrônica no Som Pará

A décima quinta edição do festival de música eletrônica Tomorrowland vai contar com um tempero brasileiro. A cantora Anitta foi anunciada, nesta quinta (13), como uma das atrações do evento que acontece em julho na Bélgica.

Anitta vai apresentar seu show completo, no dia 27 de julho. Ela sobe ao palco GV & Friends para mostrar o seu repertório a um público com pessoas de todo o planeta. O Tomorrowland é considerado um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo.

##RECOMENDA##

Além de Anitta, o evento vai contar com shows de outros brasileiros como Bruno Martini, Vintage Culture, MC Fioti e  DJ Alok. Este último se apresenta no palco principal do festival.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando