Cultura

| Artes Visuais

A fruta em questão era, de fato, uma obra de arte, presa à parede de uma galeria com fita adesiva e que havia sido vendida a um colecionador francês por US$ 120 mil.

Intitulada "Comediante", a obra do artista italiano Maurizio Cattelan foi exibida na Mostra de Arte Contemporânea Art Basel, em Miami Beach, no sábado (7), quando um visitante decidiu comê-la.

##RECOMENDA##

Em um vídeo enviado para sua conta do Instagram, David Datuna caminha até a banana, a tira da parede branca, descasca e come na frente de uma multidão curiosa. Sua "performance artística" é intitulada "Hungry Artist" ("Artista com fome").

"Não destruiu a obra. A banana é a ideia", afirmou ao jornal "Miami Herald" o diretor de relações com os museus da Galerie Perrotin, Lucien Terras.

O valor da obra está no certificado de autenticidade, de acordo com o jornal. Espera-se que a fruta seja substituída regularmente antes de apodrecer. De fato, uma nova banana foi presa à parede com a fita adesiva 15 minutos após a audácia de Datuna.

A diretora da galeria, Peggy Lebouef, disse que não prestará ações legais contra Datuna. "Ele não foi preso, mas pedimos que deixasse o espaço e a feira", afirmou.

[@#video#@]

Nesta quinta-feira (5) começou mais uma edição da Comic Con Experience (CCXP). Até o próximo domingo (8) os fãs do mundo geek e nerd poderão acompanhar as maiores novidades do mundo dos filmes, séries e games. Neste ano, os ingressos se esgotaram em tempo recorde e, segundo os organizadores, a expectativa é que mais de 280 mil pessoas aproveitem pelo menos um dia de festa.

Com um público tão grande, além dos fãs que acompanham desde a primeira edição em 2014, também há visitantes novos. É o caso da família da advogada Patricia Morgan, 44 anos, que veio com o marido e a filha para a CCXP19. “Meus familiares que indicaram o evento, além disso, nós somos fãs de algumas séries e filmes. Está valendo muito a pena, ainda mais em um universo que adoramos”, conta.

##RECOMENDA##

A filha é super fã dos filmes da Marvel, já o pai é fã de Star Wars e está ansioso para o novo lançamento da franquia no próximo dia 19 de outubro, "Star Wars: A Ascensão Skywalker". “O evento está ótimo, nós não conseguimos andar direito, porque tudo o que vemos queremos entrar, conhecer e participar das atividades”, afirma.

Patricia Morgan está aproveitando ao máximo cada atração da CCXP19, com seu marido e sua filha. Foto: Daiane Crema

 

Já a contadora Elisangela Alves de Lima, 44 anos, além de trazer a filha para o evento, trouxe também a sobrinha que mora no Piauí. “Desde fevereiro estamos em contagem regressiva para o evento. Eu estava muito preocupada, por saber da quantidade de pessoas que a CCXP recebe, eu não imaginava que teria uma estrutura tão bacana”, conta.

A filha de Elisangela, que é super fã da franquia Harry Potter, está ansiosa para curtir o espaço interativo da saga. “Eu adoro a franquia, já assisti todos os filmes e agora estou lendo os livros, quero muito aproveitar ao máximo a visita ao stand”, afirma Bruna Maria Lima.

A sobrinha de Elisangela Lima veio do Piauí só para participar da CCXP19. Foto: Daiane Crema

 

Além das pessoas que estão curtindo apenas o primeiro dia da CCXP, também há fãs que querem acompanhar tudo, até o último dia. É o caso do empresário Murilo Cardoso, 41 anos, que trouxe os três filhos. “De certa forma estou muito surpreso com o evento, ele é bem grande, o formato surpreende bastante”, diz.

Como é a primeira vez da família na CCXP, eles optaram por não montar um cronograma e conhecer todos os lugares e depois ir visitando aos poucos durante os dias do evento. “Imagina só, quando você vê um mundo incrível cheio de gente, é uma adrenalina, é tudo”, exclama Júlio Cardoso, filho de Murilo.

Murilo Cardoso e os filhos vão participar dos quatro dias de CCXP19. Foto: Daiane Crema

 

Programada para acontecer em São Paulo entre os dias 5 e 8 de dezembro, a Comic Com Experience 2019 (CCXP) teve seus ingressos esgotados para a 6ª edição do evento. Amantes da cultura pop terão oportunidade de estar próximo de seus ídolos em um ambiente repleto de atrações na feira que acontece na São Paulo Expo, que fica na região sul da capital paulista. Mas como fazer para economizar em um evento com tantas opções para os fãs do cinema, quadrinhos e games? O LeiaJá falou com um especialista que deu dicas sobre manter o controle financeiro naquele que é apontado como o maior festival do segmento na América Latina.

Para o professor e advogado Miguel Machado, a variedade e a energia boa do evento podem fazer com que os fãs percam as estribeiras e acabem comprando demais. “Minha dica é: evite a compra por impulso”, destaca. Doutorando em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Machado acrescenta que o bom senso pode ser mais importante para economizar durante os quatro dias de festival. “Não basta sair com pouco dinheiro no bolso ou sem o cartão de crédito, mas quem for em dois dias na CCXP pode pensar em não comprar nada no primeiro dia e deixar para o último dia”, aconselha. Como nem todos os fãs conseguiram adquirir ingressos para os quatro dias de CCXP, Machado também orienta quem for curtir apenas uma das sessões na São Paulo Expo. “A solução é ir preparado para chegar cedo e curtir ao máximo, visitar todos os stands, tirar fotos e comprar algo apenas no final do dia”, indica.

##RECOMENDA##

Em 2018, a 5ª edição da CCXP recebeu 262 mil pessoas. No último mês de julho, a CCXP foi realizada pela primeira vez na Europa. A cidade de Colônia, na Alemanha, será sede do evento novamente em 2020.

Para os amante de cultura geek e nerd a ansiedade está chegando ao fim. Nesta quinta-feira (5) o São Paulo Expo abre os portões para receber o público fã de filmes, séries e games, em mais uma edição da Comic Con Experience (CCXP). São tantas atrações que fica difícil organizar toda a programação para não perder cada detalhe.

Para ajudar o público, o LeiaJá separou cinco dicas de atrações que acontecem na CCXP19, espaços em que o festival promete levar experiências inéditas para os expectadores.

##RECOMENDA##

1 - Painéis nos auditórios Cinemark XD, Ultra e Prime

Os painéis levam até o público as novidades no mundo do cinema e das séries, fazem o lançamento das novas produções, além de proporcionar ao público a visita de atores e diretores. 

Foto: Reprodução 

2 - Batman 80 anos

Os fãs do Homem-Morcego não podem perder a homenagem para o super herói que está completando 80 anos. A CCXP vai receber os quadrinistas que fizeram parte da história do personagem. Além disso, um dos itens mais esperados pelos fãs do Batman é o pôster oficial, assinado por Mike Deodato Jr.

Foto: Reprodução 

3 - Artists' Alley

Na CCXP19, mais de 500 artistas prometem tomar conta do espaço Artists' Alley. Quadrinistas consagrados e novos talentos do Brasil e do mundo levam seu trabalho até o público, para que os visitantes possam conhecer os lançamentos, adquirir HQs e outros itens exclusivos. Os trabalhos abordam os mais variados gêneros como aventura, charge, cartum, humor, infantil, LGBTQI+, mangá, entre ouros.

Foto: Reprodução 

4 - Concurso de Cosplay

O concurso acontece no domingo (8), último dia do festival, mas os visitantes também podem participar do evento a caráter. Além disso, durante os três primeiros dias do evento há Desfile de Cosplay. Mesmo quem não foi selecionado para o concurso pode participar, para isso basta se inscrever no Cosplay Universe.

Foto: Reprodução 

5 - Harry Potter Experience

Em 2018, a CCXP reproduziu a cabana de Hagrid e recebeu um convidado especial, o Bicuço. Já neste ano, a promessa é receber uma réplica oficial do famoso Expresso de Hogwarts, que permite interação com o público. Além da Harry Potter Store, com produtos oficiais da franquia.

Foto: Reprodução 

Considerado o maior evento de cultura pop da América Latina, a Comic Com Experience (CCXP) vai levar o público nerd para um cruzeiro em 2020. Programado para zarpar do Porto de Santos no dia 18 de março e seguir na direção do Sol, o navio MSC Preziosa levará para alto-mar fãs e os melhores temas do mundo dos games, cinema, séries, quadrinhos e cosplays na CCXP Cruise.

Após o sucesso da edição da CCXP realizada na Europa em 2019, a organização garante experiências baseadas em um “sonho geek” durante a viagem que acontece até o dia 21 de março. O evento no navio já tem como atrações confirmadas as sessões de fotos e autógrafos com artistas convidados, além da presença de quadrinistas no Artists’ Alley, quatro dias de produções no Thunder Theater On Board, painéis, exibição de filmes, maratonas de séries, Cosplay Universe, Concurso de Cosplay, jantares e cabines temáticas com temas licenciados de maneira exclusiva para o cruzeiro.


 

##RECOMENDA##

As cabines para o CCXP Cruise 2020 serão vendidas pela Internet a partir da próxima segunda (9). Em terra firme, a sexta edição do evento acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro, na capital paulista, na São Paulo Expo. Quem conseguiu adquirir os ingressos para a CCXP 2019, poderá adquirir sua vaga em alto-mar durante o evento, pois a organização da feira montará um estande para venda de pacotes de viagem.

Após a Agência Nacional de Cinema (Ancine) retirar de seu site, e de sua sede, os filmes nacionais e seus cartazes, várias foram as manifestações nas redes sociais e fora delas. Em São Paulo, uma exposição com cartazes de produções clássicas do cinema nacional será montada no festival Verão sem Censura, entre os dias 17 e 31 de janeiro de 2020. 

Promovido pela Prefeitura de São Paulo, o Verão sem Censura vai reunir algumas das peças que sofreram censura durante o governo Bolsonaro. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o secretário de cultura da cidade, Alê Youssef, explicou a motivação do evento: "Uma resistência que absorve o valor, que luta pelo valor mais importante da cultura, que é a liberdade de expressão. Nós vamos fazer isso não como uma medida de antagonismo ao governo federal, mas de valorização da nossa cultura". 

##RECOMENDA##

O festival contará, também, com uma exposição de cartazes de filmes nacionais. A iniciativa, segundo Youssef, é uma resposta à decisão da Ancine de retirar os cartazes de filmes brasileiros de seus corredores e de seu site. 

 

O Museu do Trem recebe, até a próxima sexta (6), a exposição Panela de Barro, Cultura no Prato. A mostra reúne centenas de peças produzidas por mestras loiceiras pernambucanas, todas postas à venda com preços entre R$ 5 e R$ 250. A visitação é gratuita. 

Em sua segunda edição, a exposição recebe mestras de todo o estado, como Dona Deta, a mais antiga loiceira de Caruaru, além de Cida Lima, Neguinha, Joselina, Luíza dos Tatus e Adelma Silma, de Belo Jardim, entre outras. Os visitantes poderão adquirir as peças expostas que estarão à venda por valores acessíveis, começando a R$ 5. Quem comprar alguma peça poderá retirá-la após o encerramento da mostra. 

##RECOMENDA##

Serviço

Panela de Barro, Cultura no Prato

Até sexta (6) - 9h às 17h

Estação Central Capiba - Museu do Trem

Gratuito

 

O Centro Cultural Cais do Sertão, equipamento gerido pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e localizado no Bairro do Recife, funcionará em novo horário a partir do dia 1º de dezembro. Para atender melhor os turistas que visitam o espaço no fim de semana, as atividades vão começar pela manhã, a partir das 10h, e seguirão até o fim da tarde, às 16h.

“A ampliação no horário de visitação do Centro Cultural Cais do Sertão visa atender com mais conforto o público que vem à capital pernambucana nos fins de semana e também o público local que pode aproveitar o tempo livre para conhecer o acervo do Cais. Esta mudança busca ainda adequar o funcionamento do espaço ao período de alta estação, quando o Estado recebe mais visitantes, e também o museu”, destaca o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes.

##RECOMENDA##

Durante os dias de semana, de terça a sexta-feira, o Cais do Sertão vai operar das 10h às 17h. O museu conta ainda com um dia de gratuidade, as terças-feiras, que também é o dia prioritário para a visita de escolas por meio de agendamento.

*Com informações da assessoria

Uma das pioneiras da introdução do vídeo e das práticas conceituais na arte brasileira, a artista plástica Anna Bella Geiger apresenta duas exposições simultâneas em São Paulo. As mostras "Brasil Nativo/Brasil Alienígena" estarão no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e no Serviço Social do Comércio (Sesc). A abertura acontece nesta sexta-feira (29), às 20h, no Masp. Já o catálogo das obras, com curadoria de Adriano Pedrosa e Tomás Toledo, será lançado neste sábado (30), às 10h, no 5º andar do Sesc Avenida Paulista.

Considerada uma das principais artistas em atividade no Brasil, Anna tem 86 anos e ministra aulas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro desde a década de 1960. A exposição, para a qual foi dado o nome de uma das suas obras mais representativas, traz 180 exemplares de "Brasil Nativo/Brasil Alienígena". A produção apresenta o debate entre a história e a realidade brasileira em cenários como o passado colonial, a identidade do povo com o país, as questões ecológicas e a representação dos povos indígenas.

##RECOMENDA##

No Masp, a exposição se divide em nove salas e seis núcleos temáticos (Visceral, Macios e Noturnos, Autorretrato, Mapas, Sobre a arte e História do Brasil), no segundo subsolo do museu. Já na mostra do Sesc Avenida Paulista, três instalações históricas de Anna embalam diferentes momentos da artista. As obras "Circumambulatio" (1972), "Mesa, friso e vídeo macios" (1981) e "Indiferenciados" (2001) foram remontados de modo especial para a apresentação em São Paulo.

Serviço

"Brasil Nativo/Brasil Alienígena", no Masp

Quando: de 29 de novembro de 2019 (abertura às 20h) a 8 de março de 2020

Local: Avenida Paulista, 1578, São Paulo - SP

Horários: quarta a domingo das 10h às 18h (bilheteria até às 17h30), grátis as terças-feiras

Ingressos: R$ 40 (entrada); R$ 20 (meia-entrada)

Informações: (11) 3149-5959

 

"Brasil Nativo/Brasil Alienígena", no Sesc Avenida Paulista

Quando: de 30 de novembro de 2019 (abertura às 10h) a 8 de março de 2020

Local: Avenida Paulista, 119, São Paulo - SP

Ingressos gratuitos

Informações: (11) 3170-0800

Horários de funcionamento da unidade: Terça a sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 10h às 19h

Uma nova exposição baseada no trabalho da pintora brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973) volta a ser destaque em São Paulo. Agora a experiência interativa e imersiva é direcionada às crianças. A partir desta terça-feira (26) até 2 de fevereiro de 2020, a exposição "Tarsila para Crianças" será a principal atração do Farol Santander, localizado em um dos edifícios mais icônicos da capital paulista: o antigo prédio do Banespa.

Serão sete estações temáticas divididas em dois andares. Com o uso da tecnologia em cenários imersivos, cerca de 500 m² do espaço estarão dedicados a apresentar cores e formas da artista. Elaborada para o público infantil, a mostra traz painéis imaginários para que os pequenos toquem e aproveitem ao máximo o ambiente criado a partir das obras da artista.

##RECOMENDA##

Pinturas como "A Feira" (1924), "A Cuca" (1924), "Urutu" (1928) e "Sol Poente" (1929) são algumas das obras que influenciaram a criação do novo modelo de apresentação do acervo. Além de também ser uma das pinturas inspiradoras do espaço, o clássico "Abaporu" (1928) ganhou uma réplica tátil para que deficientes visuais conheçam o quadro mais famoso de Tarsila.

Com curadoria de Tarsila do Amaral, sobrinha neta da artista, Karina Israel e Patricia Engel Secco, a exposição "Tarsila para Crianças" aproveita o embalo do sucesso com a mostra "Tarsila Popular", que ficou em cartaz no Museu de Arte de São Paulo (Masp) até o fim do último mês de julho e levou cerca de 400 mil visitantes ao espaço.

Serviço

"Tarsila para Crianças"

Quando: de terça a domingo, das 9h até 20h, até 2 de fevereiro de 2020

Onde: Farol Santander - Rua João Brícola, 24, Centro, São Paulo - SP

Quanto: R$ 25

Informações: (11) 3553-5627

A Netflix divulgou um cartaz da série 'Anne With an E', na última segunda-feira (25), informando a data de início da terceira e última temporada, pois a série será cancelada. A terceira temporada de 'Anne With an E' estréia mundialmente em 3 de janeiro de 2020.

A série canadense é baseada no livro de 1908, Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery e conta a história de uma órfã que passou por orfanatos e lares abusivos e depois de ser adotada por uma boa família, tenta encontrar seu lugar no mundo. Abordando temas como feminismo, identidade, diversidade, racismo e preconceitos em uma sociedade patriarcal.

##RECOMENDA##

No Twitter, os fãs iniciaram uma nova campanha para que a série seja renovada, visto que após a primeira temporada a Netflix também havia anunciado o cancelamento. Com a tag ‘Save Anne With an E’, os apaixonados pela trama pediram a renovação.

[@#video#@]

De 27 de novembro a 19 de janeiro de 2020, a Caixa Cultural Recife vai homenagear os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. A exposição Amados - Zélia & Jorge reunirá fotos, vídeos, desenhos, cartas e depoimentos sobre os dois, que ficaram juntos por 56 anos. 

Nesta terça-feira (26), a mostra será inaugurada com uma visitação guiada por Paloma Jorge Amado, filha do casal, que é também a curadora. O público vai passear pela intimidade de Zélia e Jorge, começando em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, período quando eles se conheceram. A exposição destaca alguns acontecimentos que marcaram a trajetória de amor e cumplicidade dos escritores.

##RECOMENDA##

Para Paloma, os pais lutaram lado a lado pela busca da liberdade e igualdade de direitos. Os visitantes terão a oportunidade de ouvir em uma das instalações frases dos famosos romances deles, sendo sussurradas em tubos. Com projeto expográfico assinado por Rose Lima, a mostra tem direção geral de Elaine Hazin. 

Serviço

Exposição Amados – Zélia & Jorge

27 de novembro de 2019 a 19 de janeiro de 2020 | Terça-feira a sábado, das 10h às 20h; aos domingos, das 10h às 17h

Caixa Cultural Recife – Av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife

Entrada gratuita

Informações: (81) 3425-1915

Além da luta, os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher também é um momento de celebração. Comemorar o trabalho diário das militantes que estão no combate ao feminicídio é também um dos papeis da Secretaria da Mulher do Recife. Para isto, a pasta lança a exposição fotográfica "Até que todas sejamos livres", com fotos e relatos de 16 mulheres que estão, cada uma a sua forma, na busca por um mundo mais igual. A mostra será inaugurada nesta terça (26), às 16h, na Praça do Arsenal,  no Bairro do Recife, e segue até o dia 10 de dezembro.

"A luta por um mundo mais justo para as mulheres é construída a várias mãos e com muita força. As que estão aqui representadas foram escolhidas com muito afeto por fazerem de suas vidas pontes para a emancipação de todas nós", comentou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa.  Junto às fotos, a Secretaria também aponta os equipamentos municipais voltados para acolhimento das mulheres em situação de violência como o Centro de Referência Clarice Lispector e o Sony Santos.

##RECOMENDA##

As homenageadas são: Ana Mota ( juíza titular da 1° Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do TJPE); Ana Elisa Sobreira (delegada Departamento de Polícia da Mulher de Pernambuco ); Irmã Rozário ( Instituto Humanitas- Unicap); Odailta Alves ( atriz, poeta e professora); Dione Lima (Brigada Maria da Penha); Bernardete Figuieiredo ( procuradora do Ministério Público de Pernambuco); Bianka Carvalho ( jornalista); Sônia Pereira ( Fórum de Mulheres de Pernambuco); Márcia Ramos ( União Brasileira de Mulheres); Edna Costa (Federação das Mulheres de Pernambuco); Maria do Carmo  Alcântara ( Programa Empodera); Dora Pires ( Secretária Nacional de Mulheres do PSB); Chopelly Santos ( Amotrans), Elivânia Silva ( Poupança Comunitária da Ilha de Deus); Cristina Buarque ( pesquisadora), Nancy Feijó (Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo).

AÇÕES 16 DIAS - Com o mote "O Silêncio mata. A Comunicação Salva", a Secretaria da Mulher do Recife está com uma série de ações para os 16 dias. Entre elas, um seminário sobre o papel da comunicação no enfrentamento à violência de gênero, no dia 27, em parceria com a Uninassau. Também haverá panfletagens pelo Recife com distribuição de material informativo sobre a rede de enfrentamento à violência e o prêmio internacional Maria Barroso de Jornalismo pela Paz, que será entregue a jornalista Marcionila Teixeira, no dia 26. A programação completa está no site da Prefeitura do Recife.

16 DIAS DE ATIVISMO - O movimento internacional tem início no dia 25 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro. Existe desde 1991, por iniciativa do Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), e conta com a participação de mais de 150 países. A campanha tornou-se uma das mais importantes estratégias de mobilização e sensibilização da sociedade para igualdade de gênero e o fim da violência contra a mulher.

Da assessoria

A um mês do lançamento do último filme da saga Star Wars no cinema, o Centro Cultural Correios Recife recebe a exposição Miniaturas no Mundo de Star Wars. O público vai encontrar na mostra peças colecionáveis de personagens e elementos da série, além de atividades paralelas como desfile de cosplay, apresentações audiovisuais e jogos. A visitação acontece neste sábado (23) e domingo (24), a partir das 14h. 

Destinado à todas as faixas etárias, o evento pretende fazer um resgate da história da franquia Star Wars. O ambiente da mostra foi montado pensando no público geek, com temas relacionados à tecnologia, filmes de ficção científica, jogos eletrônicos e de tabuleiros. 

##RECOMENDA##

Além disso, o evento também contará com atividades paralelas com palestras temáticas sobre Star Wars e atividades lúdicas, incluindo desfiles de cosplay, apresentações audiovisuais, jogos e sorteios de brindes. A entrada é gratuita.

Programação:

DIA 23.11 – Sábado (Auditório)

14:15 – 15:15

Palestra: “Teoria e Expectativa do Star Wars Episódio IX”

Palestrantes: Luciano França e Luciano Last

15:15 – 16:15

Palestra: “A Ordem 66”

Palestrante: Carol Valeriano

16:15 – 16:45

Jogos Conexão Nerdeste

16:45 – 17:45

Palestra: “Action Figures – Star Wars de pai pra filho”

Palestrantes: Tomaz Ribeiro e Vinícius Ribeiro

17:45 – 18:45

Palestras: “Star Wars e suas influências em outras mídias audiovisuais” e “Star Wars: O Novo Canône”

Palestrantes: Tarsis e Saulo

DIA 24.11 – Domingo (Auditório)

14:30 – 15:30

Palestra: “Filosofia Jedi, Sith e Jedi Cinza – Como aplicar o conhecimento nos dias de hoje”

Palestrantes: Erasmo

15:30 – 16:30

Jogos Conexão Nerdeste

16:00 – 17:00

Palestra: “Sabre de Luz – Anatomia e Construção”

Palestrante: Erasmo

17:00 – 17:30

Jogos Conexão Nerdeste

17:30 – 18:30

Palestra: “The Mandalorian – Primeiras impressões e quais implicações no universo Star Wars”

Palestrante: Sirinerd

Serviço

Exposição Miniaturas no Mundo de Star Wars

Sábado (23) e domingo (24) - 14h às 19h

Centro Cultural Correios Recife 9Av. Marquês de Olinda, 262 - Bairro do Recife)

Gratuito

 

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20), o Museu Afro Brasil de São Paulo apresenta a exposição "João Câmara - Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro".

Elaborados entre o fim da década de 1970 e o início dos anos 2000, os cerca de 50 trabalhos apresentados na exposição expressam as características do artista plástico paraibano radicado em Pernambuco. Por meio de uma pintura livre e de grandes dimensões, Câmara busca reforçar a tensão entre o político e o social com dramas expressionistas.

##RECOMENDA##

Câmara possui obras em importantes coleções privadas e em acervos de museus nacionais e internacionais. Em 2020, ele completa 60 anos de carreira com trabalhos notáveis como as três famosas séries temáticas "Dez Casos de Amor", "Cenas da Vida Brasileira" e "Duas Cidades".

Serviço

Exposição "João Câmara - Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro"

Quando: de 20 de novembro de 2019 a 19 de janeiro de 2020, de terça a domingo, das 10h às 17h 

Onde: Museu Afro Brasil - Parque Ibirapuera, Portão 10 - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, São Paulo - SP

Ingressos: R$ 15 (inteira), R$ 7,5 (meia) e grátis aos sábados

A 12ª edição Anime Geek, que ocorreu na UNAMA Ananindeua, nos dias 16 e 17 de novembro, quebrou o recorde de participantes. Seis mil pessoas acompanharam a programação.

Durante o primeiro dia de evento, o Anime Geek apresentou o espetáculo teatral “Noite dos vilões”, produzido pela companhia teatral Caixa de Teatro. Além disso, no dia 16, o público contou com a presença de convidados especiais, como o youtuber Imaginago, a streamer Diana Zambrozuski e o rapper VMZ.

##RECOMENDA##

Shows de stand-up, salas temáticas, labirinto (inspirado no filme it 2), jogos antigos, sala Just dance, HQs e mangás, fantasias e muito mais foram parte da programação do último final de semana. Também houve shows de bandas covers locais de Linkin Park e Queen.

O concurso K-play contou com a participação de solos, duplas e grupos que concorreram aos prêmios e foram avaliados por participantes da companhia Mirai de Dança. O dançarino e rapper Iago Aleixo esteve entre as atrações mais esperadas.

Segundo a estudante Luanna Gouveia, é de grande importância a ocorrência do concurso K-play. "Acho muito bacana fazerem o concurso e tudo mais, incentivarem as pessoas a participarem desse tipo de evento”, ressaltou a estudante.

No segundo dia, o Anime Geek proporcionou aos visitantes várias atrações, entre elas estava uma das mais aguardadas: um bate-papo interativo com os dubladores Alfredo Rollo e Wendel Bezerra, conhecidos por darem voz a personagens famosos como Goku, Lúcifer, Bob Esponja, Vegeta, entre outros.

Ainda no domingo, foi possível conferir o concurso de cosplay, momento em que as pessoas se vestem do seu personagem favorito e se apresentam no palco principal. Quem não participou poderia se fantasiar e aproveitar os dois dias de evento, como a fotógrafa Mariete Leão: “Eu participo desse tipo de evento há uns quatro anos. No início eu focava em participar dos concursos e esse ano é diferente, porque vim para interagir com o público, já que é como eu me divirto mais, além de aproveitar tudo o que o Anime Geek oferece”, afirmou.

Por Sabrina Avelar e Maria Rita Paiva.

 

Com o tema “Cruzamentos da arte”, o IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte será realizado de 16 a 20 de dezembro, na Casa das Artes, em Belém. Até o dia 22 de novembro, artistas, agenciadores, produtores, estudantes, professores e pesquisadores em arte podem fazer a submissão de resumo de trabalhos para comunicação oral e apresentação de pôster. Somente em janeiro de 2020 os artigos completos serão recebidos. Realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento pode ser acessado pelo site even3.com.br/9fbpa.

Como parte do Fórum, serão realizados também o Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap) e a Jornada Arte Educação do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes). O Fórum propõe o aprofundamento da discussão sobre as demandas da atualidade na interface das relações entre a arte e outros campos de conhecimento e abre espaço para discussões e produções inseridas nesse tema aberto à exploração pela área das Artes, Linguagens, Comunicação e Cultura, e pelas Artes em seu campo ampliado.

##RECOMENDA##

O Fórum foi implantado em 2002, pelo então Núcleo de Artes da UFPA. Atualmente, é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e também pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências da Arte e Faculdade de Artes Visuais, com os cursos Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Museologia e Produção Multimídia. 

Mais informações no Instagram (bienaldepesquisaemartes) e Facebook (forumbienalartes). Contatos por e-mail: forumbienalartes@gmail.com.

Da assessoria do evento.

 

Nos dias 20 e 21 de novembro, o artista Renato Valle ministrará uma oficina de desenhos. Intitulado Experimentando o Desenho, o curso será realizado na Arte Galeria Plural, no Bairro do Recife, desenvolvido por conceitos e técnicas, de forma teórica e prática.

Voltada para pessoas com ou sem experiência, a oficina vai se aprofundar na educação do olhar e experimentação de diferentes materiais como grafite, caneta e pastel óleo. Aproveitando o momento, o local também está com a exposição A Revisão da Pintura, de Renato, que segue até o dia 21 de dezembro, reunindo cerca de suas 19 obras.

##RECOMENDA##

Realizadas especialmente para esta exposição, as peças trazem temáticas e técnicas consagradas dentro da linha de trabalho do artista, que celebrou no ano passado 40 anos de carreira. A proposta da oficina visa explorar a versatilidade e as possibilidades do desenho, seja como estudo para outros projetos ou até mesmo como criação efetiva.

*Com informações da assessoria

As relações entre criação artística e a cidade são mote para a primeira edição do Fórum ArteCidade, que acontece neste sábado (16) e domingo (17), no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam). O evento vai reunir artistas e pesquisadores para debates, além de ganhar as ruas da capital numa investigação artística e patrimonial. 

Os diálogos no Mamam começam no sábado (16), a partir das 9h, e contarão com as participações de Lucia Padilha - idealizadora do Recife Arte Pública e organizadora do evento -; Lilian Amaral e Bia Santos - do projeto espanhol Tocar. À tarde, as professoras Renata Wilner e Bruna Rafaella Ferrer compartilham sobre suas pesquisas. Também participam o artista Demétrio Albuquerque, autor das esculturas do Circuito da Poesia do Recife, o Trilhas do Graffitti e o coletivo Pão e Tinta. 

##RECOMENDA##

No domingo (17), o evento conta com o 'circuito pela cidade', conduzido pela metodologia dos projetos Tocar e La Ursa Tours. A proposta é promover o encontro dos participantes com a cidade através de uma caminhada no centro do Recife. A programação do evento também conta com o lançamento do site Recife Arte Pública: Esculturas, que traz um mapeamento de estátuas e esculturas instaladas na capital. 

Programação

Dia 16/11

Diálogos no MAMAM (auditório)

09h às 12h

Lúcia Padilha – Recife Arte Pública

Lilian Amaral + Bia Santos – Projeto TOCAR (ES)

14h às 16h

Renata Wilner – Desafios da mediação em espaços públicos

Bruna Rafaella Ferrer – Guia Comum do Centro do Recife

Demetrio Albuquerque – Circuito da Poesia

16h às 18h

Josivan Rodrigues + Nicole Costa – Trilhas do Graffiti

Natan Nigro – Inciti

Stilo Santos – Coletivo Pão e Tinta

Mediação das mesas: Niedja Santos (UFRPE)

Dia 17/11

Circuito pela cidade (Centro do Recife)

09h às 12h

Lilian Amaral (SP) – Projeto TOCAR

Renata Gamelo (PE) – La Ursa Tours

14h às 16h

- Vivência de encerramento

- Registro de depoimentos com participantes

- Lançamento do site “Recife Arte Pública: Esculturas”

- Exposição coletiva “Arte Cidade”

Serviço

Fórum ArteCidade

Sábado (16) e domingo (17) - 9h às 18h

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)

Gratuito

 

O Museu de Arte do Rio vem passando por um momento delicado nos últimos dias. As portas do MAR correm o risco de fechar, por falta de pagamentos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, as pessoas que trabalham no museu estão com os salários atrasados desde setembro. Ainda segundo o jornal, os funcionários foram informados nessa segunda-feira (11) que iriam cumprir aviso prévio. Em meio à polêmica, existe chance da situação ser revertida caso haja os pagamentos.

##RECOMENDA##

Apesar das exposições e programas educativos nutridos por fundos de captação e leis de incentivos fiscais, os salários dos funcionários são efetuados pela Prefeitura. O Instituto Odeon é a organização social que administra o museu. A Secretaria Municipal de Cultura do Rio, junto à Secretaria de Fazenda, está buscando meios para que os pagamentos sejam realizados.

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando