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Com a proximidade do final do ano, muita gente pensa em reavaliar a carreira e até mesmo investir em uma nova formação. No entanto, com o mercado de trabalho sempre em ritmo de mudanças é preciso entender quais as áreas serão mais promissoras em 2020 e investir onde há expectativas de crescimento e avanço profissional.

Para a Consultora de Transição de Carreiras e Desenvolvimento de Talentos da Lee Hecht Harrison (LHH), Cristiane Mazotto, o avanço tecnológico e o desejo de conveniência dos consumidores ditarão as tendências das profissões futuramente. “Pela nossa experiência, os setores mais promissores serão o de saúde, energia, educação e tecnologia”, apostou.

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Tutores EAD

Com o crescimento dos cursos de graduação e pós-graduação na Educação a Distância (EAD), a tendência é que a demanda por profissionais cresça também.

Engenharia Hospitalar

Dentro da área da saúde, as inovações são constantes. Novos métodos e tecnologias que permitem cada vez mais que os pacientes se tratem com menos intervenções invasivas, visto isso, o profissional que seja capaz de pensar e desenvolver esses mecanismos será atraente para as empresas do ramo.

Tecnologia da informação

Esta é uma área que já está em alta há alguns anos. Quem atua em TI desenvolve soluções tecnológicas para empresas de diversos segmentos auxiliando nos setores de produção, transmissão, segurança, armazenamento, entre outras.

Engenharia Ambiental

Com as constantes preocupações com o meio ambiente e os efeitos que sua degradação pode ter para a humanidade, profissionais que trabalhem formas de utilização consciente dos recursos naturais, como desenvolvimento de tecnologias para consumo de energias sustentáveis, reciclagem e equipamentos, máquinas e veículos menos poluentes, por exemplo, terão chances de conquistar uma colocação no mercado de trabalho.

Marketing Digital

Cresce cada vez mais o número de pessoas que preferem aderir às lojas, bancos, serviços de toda a espécie no ambiente online. E é aí que entra o profissional de marketing digital, a pessoa responsável por ser a ponte entre o virtual e o mundo real, capaz de conquistar e fidelizar os clientes, divulgar as marcas e comercializar os produtos, preocupados também com o bom relacionamento entre todos os envolvidos.  

Quem está fora do mercado ou decidindo a profissão que vai seguir precisa conhecer as funções que chamam a atenção, buscando algo que traga motivação. Já para quem está pensando em começar 2020 abrindo o próprio negócio, a consultora Cristiane Mazotto aconselha: “É importante que o empreendimento seja em uma área que o profissional tenha afinidade, conhecimento, de preferência experiência, além de um bom planejamento financeiro, pessoal e para o negócio. Mas, muito mais importante é decidir se a vida de autônomo de qualquer tipo é a melhor opção para a sua carreira. Esta decisão se baseia principalmente em identificar se a pessoa tem as características necessárias para o sucesso empresarial”. 

Quais as áreas menos promissoras então?

De acordo com Cristiane Mazotto, trabalhos que sejam rotineiros ou previsíveis poderão ser substituídos por um algoritmo matemático nos próximos anos. Exemplos disso são os cargos relacionadas às agências bancárias, como caixas, suportes, gerentes de agência e relacionamento, muito devido às transições do público para contas online, aplicativos e atendimentos remotos.

“Vale ressaltar que mesmo as profissões altamente qualificadas passarão por transformação, pois parte do seu campo laboral também será reduzido em função da automação tecnológica. Assim, é fundamental que os profissionais estejam atentos a essa evolução do mercado de trabalho e estejam constantemente buscando atualização das suas habilidades, não somente técnicas, mas também as comportamentais e as socioemocionais, como solução de problemas complexos, criatividade, pensamento crítico e colaboração”, explicou a Consultora de Transição de Carreiras e Desenvolvimento de Talentos da Lee Hecht Harrison (LHH).

A demissão é um fechamento de ciclo. Independente da forma como se deu, ela influencia na maneira como o profissional passa a se enxergar. Muitos sentem-se subjugados, frustrados, sobretudo quando o desligamento não era algo esperado. Mas esse também pode ser o momento ideal para repensar os valores pessoais, os objetivos para a carreira e seguir em frente. 

O comodismo na função pode fazer algumas pessoas desenvolverem suas atividades sem entusiasmo ou inovação. A rotina também implica na falta de tempo livre para se atualizar e quando vem a notícia da demissão é uma surpresa. “Aproveitar esta oportunidade para aprender, se reciclar, desenvolver projetos que você tinha vontade de fazer e não tinha tempo na sua função anterior e também ampliar sua rede de relacionamentos. Conhecer mais do mercado. Aproveite a transição para desenvolver as habilidades que o mercado demanda e que você ainda precisa desenvolver. Por exemplo, seus conhecimentos de idiomas”, orienta a diretora de pperações da empresa LHH no Nordeste, Mariangela Schoenacker.

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Uma atitude que os profissionais podem ter é a de tentar manter um bom relacionamento com os colegas. Muitas vezes a recolocação surge por uma indicação. “É sempre importante ter com quem contar diante dos desafios cotidianos que enfrenta na sua vida profissional. Em um mundo de incertezas e muita complexidade, o que vai nos diferenciar é a nossa capacidade de aprender, desaprender e reaprender, para solucionar problemas complexos. Aquele que se permite conhecer novas realidades, aprender, trocar experiências com pessoas, se conectar com pessoas, consegue se reposicionar mais rápido no mercado e consequentemente ver esta fase como algo positivo”, explica Mariangela Schoenacker.

Muita gente também descobre novos sonhos e metas profissionais, mesmo que sejam em áreas diferentes. Luíza Falcão é um exemplo. Ela é bacharela em Comunicação Social e foi demitida da empresa onde trabalhava havia alguns anos, faltando dois dias para entrar de férias e com uma filha de um ano e meio em casa. “No dia que eu fui demitida, para mim, foi um baque. Eu nunca tinha sido chamada por nenhum chefe para falar dos meus resultados ou questionar quaisquer posturas. A empresa tinha planos de inovar no meu setor em 2019 e eu estava à frente de muitos projetos”, conta. 

Ela assinou os documentos necessários e foi para casa tentar digerir o desligamento. Com parte das feridas cicatrizando, a jovem mirou no desenvolvimento da profissão de doula, mulheres responsáveis pelo suporte físico e emocional às mães antes, durante e depois do parto, ao qual já era formada há três anos, mas não tinha tempo de se dedicar por causa do dia a dia no trabalho. Mesmo com propostas para voltar ao ramo da comunicação, ela focou no novo objetivo e seguiu. Fechou um ciclo em dezembro de 2018 e em fevereiro deste ano estava certa de onde queria chegar.

“Resolvi estudar muito e me dedicar exclusivamente a essa carreira. Eu segui o caminho mais difícil, mas que me faz infinitamente mais feliz. Hoje eu sou doula de parto, trabalho com preparação de gestantes e casais e com suporte no pós-parto. Tive que estudar muito pra chegar onde já cheguei. Ser demitida foi um baque, mas abri muitas portas para eu viver algo que me transforma a cada dia”, relata Luíza Falcão, que já está cheias de projetos para 2020.

Mantenha sua rotina o quanto puder

“Se você estiver acostumado a acordar às 5 he ir à academia, continue fazendo isso. O sentido é que você tem uma tarefa importante à sua frente: encontrar sua próxima oportunidade. Manter uma agenda previsível e produtiva o ajudará”, orienta a especialista Mariangela Schoenacker, direcionando a dica para quem foi demitido. 

Busque sua próxima oportunidade

“Será preciso inteligência, perseverança e um plano. Para muitos, isso é mais desafiador do que um “trabalho normal”. É melhor dizer aos outros que você está em transição. É mais motivador para os outros do que dizer que você está sem trabalho ou desempregado. Você não vai querer que as pessoas sintam pena de você, mas vai querer envolvê-las de maneira eficaz para que façam parte da sua busca por um emprego”, diz a especialista.

Resgate seu valor 

“É comum, quando abalado pela perda do trabalho, sentir-se como se você não fosse mais uma pessoa altamente capaz. Lembre-se, várias vezes ao dia, de que seu valor não mudou, somente o status da sua atividade. E você é dono do seu próprio valor. Ele nunca deve ser definido simplesmente pelo seu emprego. Embora seja bom ser um colaborador leal, uma boa meta é ser 'leal inteligente', isto é, você trabalha bastante, com qualidade, mas também entende que você, e não sua empresa, é responsável pela sua carreira”, comenta a diretora.

 Utilize o tempo presente

“Comece com o que você faz, e não onde trabalhou. 'Sou engenheiro de processo' é muito mais energizante. Então, mesmo que você se sinta um pouco incerto, tente soar positivo quando conversar com os outros. E, em um dia difícil, cuide da papelada ou outras atividades que lhe deem tempo para se recompor antes de pegar o telefone”, explana Mariangela.

Não fale mal do antigo empregador 

“Por mais que você possa às vezes querer dizer o quanto seu chefe era insuportável, guarde para si. Não é produtivo. Um possível empregador pode até telefonar para seu ex-chefe. É particularmente importante nunca falar mal de sua antiga empresa durante entrevistas - eles podem considerar seu comportamento atual um reflexo do que está por vir”, finaliza a diretora.

Terminam nesta quinta-feira (10) as inscrições para o programa de trainee da Honda, empresa do ramo automotivo. Para se candidatar é necessário acessar o site da empresa e realizar o cadastro. As oportunidades são direcionadas para recém-formados e estudantes dos últimos anos da graduação, com disponibilidade de 24 meses para trabalhar.

Podem participar candidatos de diversas áreas do conhecimento, com interesse em atuar em auditoria, setor comercial, controladoria, gestão de clientes, gestão de riscos, seguros e tecnologia da informação. Segundo a companhia, a remuneração oferecida é compatível com o mercado, porém, o valor não foi revelado.

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As etapas de seleção incluem processos online e presenciais, como testes de conhecimentos, dinâmica de grupo, painel de competências e entrevistas. Os aprovados terão benefícios como planos de saúde, seguro de vida, vale transporte e refeição, entre outros.

Durante todo o programa os profissionais serão acompanhados por supervisores e passarão por diferentes setores da Honda como fábrica, concessionárias, vendas e administrativo. Ainda é necessários disponibilidade para atuar em São Paulo.

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) anunciou a abertura de processo seletivo para formação de cadastro de reserva de cinco estagiários de direito. Para participar da seleção é necessário estar cursando o 3º período do curso de graduação e ter disponibilidade de 25 horas semanais. Os interessados devem realizar as inscrições online, no site do órgão, até o dia 12 de outubro.

A oportunidade é para a Secretaria da Direção do Fórum da Comarca de Chopinzinho, onde os aprovados exercerão as atividades e receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 1.050,84, além de auxílio transporte no valor de R$ 8,50 por dia. O processo deve contar com prova com dez questões objetivas e uma questão discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, além de entrevista presencial. 

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A data de aplicação da prova ainda não foi divulgada. Serão considerados aptos os candidatos que obtiverem aproveitamento de 60% ou superior. Mais informações podem ser obtidas no edital do certame

A empresa holandesa DSM, que atua na área de pesquisa e soluções para indústria, anunciou a abertura das inscrições para seu programa de estágio. Com 15 vagas disponíveis, as oportunidades são para as unidades da empresa localizadas em Mairinque e São Paulo, no Estado de São Paulo, além de Pecém, no Ceará. Os interessados podem efetuar as inscrições pela internet, até do dia 16 de outubro. 

Estudantes dos cursos de administração de empresas, ciências dos alimentos, ciências da computação, ciências contábeis, ciências econômicas, comércio exterior, economia, engenharia da computação, engenharia de produção, engenharia de alimentos, engenharia de gestão, estatística, farmácia, matemática, psicologia, química e relações internacionais podem participar do processo.

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O programa, que terá dois anos de duração, está previsto para ser iniciado em janeiro de 2020. Para se candidatar a uma das vagas é necessário ter conhecimentos de nível intermediário no Pacote Office e inglês intermediário ou avançado, além de conclusão da graduação prevista entre dezembro de 2022 e julho de 2023. Segundo a empresa, ter domínio do espanhol pode ser um diferencial. 

O processo seletivo será composto por etapas como avaliação dos dados fornecidos na inscrição, testes online e entrevista com gestores. A carga horária é de seis horas diárias e os selecionados poderão usufruir de benefícios como bolsa-auxílio, de valor não informado, auxílio transporte, vale-refeição, vale-alimentação e seguro de vida.

Considerado um dos maiores parques aquáticos do Brasil, o Beach Park Entretenimento, no Ceará, oferece cerca de 300 oportunidades de empregos temporários. Ao LeiaJá, a assessoria de imprensa do empreendimento informou que as vagas são destinadas ao período de alta estação, em que há a possibilidade de o local receber mais visitantes.

Algumas das funções disponíveis são serviços gerias, cozinheiro e auxiliar de cozinha, camareiro (a), churrasqueiro, atendente de A&B, commis, garçom, auxiliar de fotografia, copeira, recepcionista, operador(a) de loja/caixa e promotor de marketing. A empresa ainda dispõe de ocupações de entretenimento, tais como instrutor de brinquedos, monitor de esportes e lazer, além de recreadora.

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“Além de gerar empregos, nosso objetivo é desenvolver pessoas e cuidar dos nossos colaboradores oferecendo um ambiente propício para crescimento profissional”, destaca a coordenadora de recursos humanos do Beach Park, Selma Moreira, conforme informações da assessoria de comunicação do parque aquático.

Análise curricular e entrevistas são algumas etapas do processo seletivo que segue até o final de novembro. O Beach Park não divulgou as remunerações salariais.

Os interessados em participar da seleção devem se inscrever gratuitamente pelo site da empresa. No mesmo endereço eletrônico é possível ter mais detalhes sobre as vagas.    

O planejamento da carreira profissional de um colaborador pode variar de uma corporação para outra, já que elas possuem formas diferentes de trabalhar uma promoção. No entanto, muitas delas adotam os níveis júnior, pleno e sênior para desenvolver o plano de carreira do trabalhador.

De acordo com o consultor de gestão de pessoas Jessé Barbosa, as empresas possuem classificações diferenciadas para os níveis de cargo desempenhados na organização. Porém, ao se destacar os níveis júnior, pleno e sênior, é mais provável a corporação classificar a gradação de atividades e competências que cada colaborador dentro desta escala possa exercer.

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“Os profissionais juniores normalmente são os recém-formados e acabam desenvolvendo atribuições de pequena e média complexidade sob a supervisão de um profissional acima de seu nível. Algumas empresas desenvolvem o processo de mentoria para acompanhá-lo”, explica Barbosa.

Quando os profissionais do nível júnior possuem um tempo de "casa", em média de 2 a 5 anos, e acumulam uma formação mais consolidada, podem ser promovidos ao nível pleno. “Neste novo cargo eles desempenham atividades de complexidade especializada, que exigem um conhecimento profundo sobre o projeto desenvolvido, no qual os mesmos possuem uma certa autonomia para tomada de decisões desde que tenham o consentimento de um superior imediato”, comenta o especialista.

Já o profissional sênior costumam possuir uma formação mais aprofundada, com pós-graduação, por exemplo, e desempenha a função de gestor, sendo responsável por projetos e equipes. “Este funcionário possui um vasto conhecimento sobre sua área de atuação e toma decisões pautadas em sua maturidade e análise profissional”, fala Jessé.

A analista de RH Michele Barros, quando entrou para o grupo Ser Educacional, foi contratada para o nível júnior, no qual, segundo ela, pôde aprender sobre várias etapas do trabalho desenvolvido, até que surgiu a oportunidade de se tornar pleno, em que assumiu maiores responsabilidades. Após dois anos, Michele foi promovida ao cargo de analista sênior, função que exerce atualmente.

 “Cada empresa tem sua proposta, sua política e seu jeito de funcionar, então quando a gente consegue ir passando pelos níveis, acaba se apropriando das rotinas e conceitos da empresa, além de desenvolver um trabalho melhor ”, conta a colaboradora sobre sua experiência.

Para a instrutora de Gestão de RH do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Jéssica Acioly, quando a organização adota este plano de carreira promove um benefício para ambas as partes. “Quando a empresa faz um planejamento da carreira de um funcionário, é bom tanto para o profissional, que passa a se sentir valorizado, quanto também para a empresa, já que ela terá na liderança alguém que possui uma expertise na casa”, declara.

A Kimberly-Clark, uma empresa norte americana de produtos para cuidados pessoais, abriu inscrições para o Programa de Estágio Corporativo 2020. Podem participar estudantes dos últimos anos da graduação e com disponibilidade para morar em várias cidades. São 50 vagas e o prazo para se cadastrar no site da empresa termina no dia 12 de outubro.

As vagas são direcionadas para as áreas de marketing, vendas, compras, RH, pperações/manufatura, melhoria contínua, entre outras. São Paulo, Mogi das Cruzes, Suzano, todas em São Paulo,  Camaçari, na Bahia, Curitiba, no Paraná, Belo Horizonte, em Minas Gerais e Correia Pinto, em Santa Catarina, são as cidades onde os selecionados poderão trabalhar.

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O processo seletivo é realizado parte online e parte presencial. Os aprovados assinam contrato de até dois anos. Além da bolsa estágio compatível com o mercado, há benefícios como vale-refeição, auxílio transporte, recesso remunerado, assistência e médica.

Entre os principais requisitos para a contratação estão ser graduandos com previsão de formação em 2021; ter disponibilidade para trabalhar seis horas por dia, em horários flexíveis e ter inglês intermediário. A previsão para início das atividades é janeiro de 2020.

A Stone, uma empresa atuante no ramo de máquinas de cartões de crédito e débito, está oferecendo diversas oportunidades de emprego em algumas cidades pernambucanas. As vagas são para a área comercial e os interessados precisam acessar o site o site da empresa. Não há pré-requisitos, mas caso os profissionais já atuem na função desejada, isto será visto como diferencial.   

Há processos seletivos disponíveis nas cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, na Região Metropolitana do Recife; Gravatá e Caruaru, no Agreste; e Carpina, na Mata Norte. Todos para o cargo de consultor comercial externo.

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A Stone não divulgou detalhes sobre as etapas de seleção, mas os aprovados recebem remuneração compatível com o mercado, além das comissões conforme cumprimentos de metas. Ainda há benefícios como vale alimentação e refeição, vale transporte, seguro saúde e odontológico, seguro de vida, entre outros.

Habitantes da cidade de São Paulo e região metropolitana que estão à procura de emprego podem procurar qualquer uma das 24 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe). A semana começa com 5.443 vagas para candidatos a uma oportunidade de recolocação profissional. Entre os cargos de destaque estão os de auxiliar de carga e descarga, vendedor interno e auxiliar de limpeza. Esta última função oferece vagas para pessoas com deficiência (PCD).

Em sua maioria destinadas às regiões leste e oeste da capital paulista, há 290 vagas para auxiliar de carga e descarga. Com salários que variam entre R$ 1.093 e R$ 1.492 por mês, a exigência dos contratantes é de que os candidatos tenham o ensino fundamental completo e comprovem experiência de seis meses em carteira.

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Outro cargo com um grande número de postos de trabalho é o de auxiliar de limpeza. São 149 vagas para os candidatos que também devem comprovar a conclusão do ensino fundamental e pelo menos seis meses de prática na função. Do total, 62 oportunidades são para PCD. O salário varia entre R$ 1.200 e R$ 1.613.

Já para o cargo de vendedor interno serão 263 pessoas contratadas por período temporário para trabalhar pelo regime de escala de trabalho. As empresas exigem experiência na atividade e ensino médio completo. Os salários vão de R$ 562 a R$ 1.688.

As funções de estoquista e serralheiro também abriram oportunidades no CATe para candidatos que tenham completado o ensino médio. São 33 vagas para estoquista, com salários que vão de R$ 714 a R$ 1600. Algumas destas oportunidades são para o trabalho de meio período, ou seja, seis horas diárias. O cargo de serralheiro empregará 19 profissionais que comprovem seis meses de experiência. O salário varia de R$ 1.300 e R$ 1.800.

Estes e outros postos de trabalho podem ser consultadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em qualquer uma das 24 unidades do CATe. Para se inscrever nos processos seletivos, basta comparecer e apresentar RG, CPF, número do PIS e carteira de trabalho. A lista completa de endereços está disponível no site da Prefeitura de São Paulo.

Cerca de 3 mil quilômetros separam as cidades de Curitiba, no Paraná, e Recife, em Pernambuco. A distância entre o Estado do Sul para um no Nordeste do Brasil não foi suficiente para deter o motorista Eloir França, de 62 anos. A busca por emprego na área foi o seu motivo principal, mas hoje ele atua como “estátua viva” pelas ruas da capital pernambucana.

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Todos os dias, bem cedo, por volta das 7h, Eloir já está vestido de "morte" na ponte Duarte Coelho, divisora das icônicas Avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes, nos bairros da Boa Vista e Santo Antônio, respectivamente, área Central do Recife. “Eu vim tentar um emprego com mototáxi, ia alugar uma moto e tentar trabalhar por aqui”, disse, em entrevista ao LeiaJá

A vontade de trabalhar com moto não foi concretizada e a necessidade o fez apelar para a criatividade. “Comprei ali esses tecidos da fantasia, foi R$ 15 reais, e eu mesmo costurei tudo. Mas já fiz outras coisas também, já fui Zorro, já fui Superman, mas eu engordei e as fantasias não cabem mais em mim”, brincou. Eloir completou três meses em Recife e trabalha vestindo as fantasias há três semanas.

Sem endereço fixo, Eloir trabalha para comer e dormir. “Todos os dias eu vejo o que dá para fazer. Ontem, eu dormi na rodoviária. Às vezes, quando vou para a praia, consigo tirar mais dinheiro e alugo uma pensão para passar a noite. Mas, de vez em quando, a gente tem que escolher: ou comer ou dormir”, disse.

A situação do idoso não é fácil. Ele afirma que sofre de uma séria doença. “Como eu tenho remédio de uso contínuo, já comprei e trouxe para cá”, explicou.

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As inúmeras adversidades do dia a dia de quem vive à mercê da sorte poderiam fazer Eloir entristecer, mas o idoso segue firme com seu otimismo. “O movimento ainda é fraco, por dia só ganho uns R$ 25, R$ 30, mas acredito que no final do ano vai melhorar bastante. Tem que melhorar”, apostou. A ideia, segundo França, é chamar as pessoas que esboçam algum tipo de reação quando o veem passar. “Se aquela pessoa deu um sorrisinho quando me viu, mesmo que de longe, eu tento fazer ela vir até mim para tirar a foto”, falou.

Com a plaquinha que pede uma colaboração em troca de uma foto, diversas pessoas observam a situação e param para falar com a "morte". “Por dia, tiro muitas fotos, acho que umas 400. Mas pouca gente me dá dinheiro por isso”, lamenta. Eloir faz parte dos 13,4 milhões de desempregados no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A morte é divertida

A dona de casa Linda Loiola, 54, e o estudante Anderson Henrique, 23, passavam pela Ponte Duarte Coelho quando avistaram a morte de perto. “A morte é muito divertida, eu amo a morte, a gente vai para o paraíso”, brincou Linda. Segundo a dona de casa, a fantasia de Eloir é divertida porque a morte é apenas um estágio da vida. “Eu tirei foto porque achei engraçado, afinal se temos a vida, temos a morte”, disse. 

Já Anderson, por sua vez, acredita que o trabalho do homem é justo. “Tem que ser assim, se não for, como ele vai tirar o sustento? Além do mais, a pessoa vestida de morte tem sua graça, não é?”, brincou o jovem, que também alegou não ter medo algum da morte.

Na última terça-feira (30), milhares de pessoas foram atraídas por um anúncio de emprego contendo 80 mil vagas para diferentes cargos em apenas uma empresa, feito na rede social profissional LinkedIn. A situação acabou gerando confusão entre os candidatos a uma oportunidade de trabalho.

A situação aconteceu por conta de um erro técnico do LinkedIn. As ofertas de trabalho não eram falsas e sim associadas apenas a uma organização, o Grupo Tejofran. Ao clicarem no anúncio, os interessados deveriam ser direcionados ao site de empregos InfoJobs, que de fato disponibilizava as vagas, porém para centenas de empresas e não apenas para a Tejofran. 

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Depois da repercussão gerada em torno da divulgação, a plataforma tirou a postagem do ar e fez questão de se posicionar e esclarecer que as oportunidades não eram falsas e que os engenheiros da empresa já estão verificando para saber o que gerou o erro no sistema. 

"Temos como prática replicar vagas de outros de sites de emprego para garantir que nossos usuários nunca percam uma oportunidade. Nossa equipe detectou um problema técnico na publicação dessas vagas e a questão já foi resolvida. O LinkedIn possui recursos de monitoramento e um time dedicado para evitar que casos similares se repitam. Levamos assuntos como esse muito a sério e investimos continuamente em ferramentas e medidas apropriadas para preveni-los", argumentou a rede social.

A InfoJobs também se pronunciou e disse que as empresas anunciantes passam por análises para verificar a veracidades das informações divulgadas e reitera que todas as vagas são verdadeiras. "As vagas publicadas podem ser compartilhadas em redes sociais ou sites agregadores para aumentar a visibilidade da oportunidade. Nesse caso, identificamos um problema e solicitamos a remoção imediata das vagas. Apesar da questão já ter sido resolvida, continuaremos investigando a origem das publicações para que medidas apropriadas sejam tomadas e evitarmos casos similares", concluiu a nota à imprensa.

Mulheres transexuais, homens trans e travestis poderão participar de um processo seletivo que abrirá 35 vagas para o cargo de Operador de Loja em duas redes de supermercados de São Paulo. As empresas não solicitam experiência na área. A seleção acontece amanhã (4) no Centro Cultural Olido, região central da capital paulista. Os salários mensais variam entre R$ 786 e R$ 1.217.

Além dos contratos de trabalho efetivos, as lojas oferecem benefícios como assistência médica e odontológica, participação nos lucros, seguro de vida e vale transporte. A exigência é de que os interessados tenham concluído o ensino médio completo. Para a pré-seleção, é necessário portar RG, CPF, número do PIS e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

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A iniciativa faz parte do Programa Transcidadania, que oferece atividades de recolocação profissional, reintegração social e resgate da cidadania para o público trans.

Serviço

Processo seletivo – Operador de Loja

Data: 4 de outubro – sexta-feira

Horário: das 10h até 15h

Local: Centro Cultural Olido

Endereço: Avenida São João, 473 – 8º andar - Centro

 A Ternium está com inscrições abertas para todo Brasil até o dia 5 de novembro para o Programa de Estágio de Verão, que será realizado nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. As vagas, destinadas a estudantes de diversas áreas, principalmente engenharia e áreas administrativas, são para atuar no centro industrial da empresa, localizada em Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Interessados podem realizar inscrição por meio do site da organização.

Para participar do processo seletivo é necessário que o estudante tenha a previsão de formatura até julho de 2020 e possua inglês intermediário. Segundo a companhia, durante o período de estágio, os estudantes podem vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula, além de aproveitar o momento para avaliar diferentes possibilidades de atuação.

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“O programa integra a cultura da empresa em incentivar a formação e desenvolvimento profissional. Mais do que contribuir com a construção da carreira, nosso compromisso também é agregar valor e crescimento pessoal ao jovem que fará parte do nosso quadro de colaboradores”, destaca a coordenadora de Recursos Humanos da Ternium, Vanessa Antonie, sobre a importância da iniciativa para a empresa e jovens.

Ternium

A Ternium é uma siderúrgica que faz parte do bloco de controle da Usiminas. Desde 2017 tem um centro industrial no Rio de Janeiro que atende indústrias nos EUA, México, Brasil e Europa. Além do Brasil, a empresa conta com outros 17 centros de produção espalhados por cinco países: México, Argentina, Colômbia, Guatemala e EUA, sendo a do Rio de Janeiro a maior produtora de aço de toda a companhia.

A Embraer, empresa fabricante de aeronaves, está oferecendo 382 oportunidades para jovens talentos que irão atuar nos escritórios da corporação, situados nos municípios de São José dos Campos (SP), Gavião Peixoto (SP), Campinas (SP), Botucatu (SP), Sorocaba (SP), Florianópolis (SC) e Belo Horizonte (MG). As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas através do site.

As vagas são especificamente para estagiários e jovens aprendizes. Os selecionados receberão bolsa-auxílio, cujo valor não foi divulgado, vale-transporte, vale-refeição e assistências médica e odontológica. De acordo com a Embraer, as vagas estão distribuídas em 350 para estágio e 32 vagas para jovem aprendiz.

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Os novos estagiários irão trabalhar nos setores administrativo, engenharia, operações e tecnologia, e no caso dos jovens aprendizes, as áreas de atuação são mecânicas e manutenção. Os candidatos a jovem aprendiz precisam estar matriculados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em alguma das duas áreas.

Etapas do processo

A seleção para jovem aprendiz consiste em fases online e presencial, exame médico, análise de documentos e matrícula do Senai.

Para estágio, também haverá etapas online presencial e ainda testes de raciocínio lógico e inglês.

O período de inscrições é diferente. Os interessados na vaga de estágio devem se inscrever até 31 de outubro. Já as inscrições para jovem aprendiz estão disponíveis até 11 de outubro.

O último trimestre do ano é, geralmente, a época em que mais se contrata trabalhadores temporários. Uma pesquisa realizada em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que cerca de 103 mil vagas serão abertas até dezembro. O número representa um aumento de 43,8 mil postos de trabalho em relação ao ano passado.

Entre os empresários entrevistados, 23% afirmaram que pretendem abrir vagas temporárias para atender o aumento da demanda, pois 41% desses empresários apostam em um aumento das vendas em relação ao ano anterior. 

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Segundo a empresária Sirlene Costa, sócia-proprietária da Dassi Boutique, a ideia é agregar, no último trimestre, mais funcionários ao quadro que hoje é composto por 92 colaboradores. “São 20 vagas, dentre elas vendedores, estoque e operador de caixa”, destaca. Atuando no ramo da moda desde 2011, Sirlene conta que já virou tradição somar os trabalhadores eventuais ao quadro efetivo da empresa. “Temos uma boa taxa de conversão, de temporário para efetivo, mas, claro, depende muito da pessoa, das atitudes, características”, explica. 

Na pesquisa, entre os empresários que devem contratar o mesmo número de colaboradores ou menos que no ano passado, 48% disseram que a equipe atual atende à demanda de forma satisfatória. Outros 21% sentem-se inseguros pela diminuição das vendas e 13% disseram ter dificuldade em encontrar mão de obra qualificada.

Para Sirlene, mesmo que haja um aumento considerável no movimento nos últimos meses do ano, é necessário que as empresas consigam identificar o melhor perfil dos funcionários em cada função. “Vendedor precisa ser receptivo, simpático, prestativo, além de identificar a necessidade do cliente, e o operador de caixa também precisa dessas características, com mais atenção, raciocino rápido e agilidade”, ressalta. 

As redes de fast-food Burger King e Popeyes anunciaram a abertura de inscrições para o Programa de Estágio e Trainee 2020. O processo seletivo deve ser realizado “às cegas”, onde, segundo as empresas, as habilidades técnicas e comportamentais dos candiadatos serão priorizadas. Não há restrição de curso para as oportunidades.

Os interessados pelas vagas de estágio devem estar matriculados em um curso superior com formatura prevista para o fim de 2020 e ter disponibilidade de 30 horas semanais, além de possuir conhecimentos na língua inglesa. Para aqueles que vão se candidatar às vagas de trainee, é necessário ter concluído a graduação entre dezembro de 2017 e 2019 e ter disponibilidade para se mudar, além de conhecer o pacote Office. 

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O processo deve incluir análise das inscrições, testes de conhecimentos específicos, dinâmicas online e entrevista presencial. Os selecionados devem desfrutar de benefícios como bolsa-auxílio, vale-refeição e seguro de vida. As empresas não informaram a quantidade de vagas disponibilizadas. 

As inscrições para o programa de estágio podem ser feitas através da internet até o dia 13 de outubro, assim como para o programa de trainee. Todas as vagas são ofertadas em Alphaville, São Paulo.

A Prefeitura do Recife prorrogou as inscrições da seleção simplificada que tem como objetivo contratar sete médicos psiquiatras. Interessados podem realizar a candidatura, que é gratuita, via postal, por meio de formulários e documentos comprobatórios que devem ser enviados com destino à Diretoria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, localizada na na Rua Alfredo de Medeiros, 71, no Espinheiro, Zona Norte da cidade.

O novo prazo estendeu as inscrições até o dia de 5 de outubro. Antes, o encerramento seria no sábado (28). Com a oferta de um salário no valor de R$ 5.911,99, mais gratificações, para psiquiatras diaristas com carga horária de 20 horas semanais, a seleção da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife será realizada em uma única etapa composta por uma avaliação curricular, com avaliação de títulos e experiência profissional comprovada. 

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Do total de vagas, cinco são oferecidas para psiquiatras, uma para psiquiatra especialista em infância e adolescência, além de uma vaga para especialista em perícia médica. Uma vaga é reservada para pessoa com deficiência. Os novos profissionais serão contratados para atuar nas unidades da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde do Recife e na área de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador.

Os candidatos selecionados terão contrato de um ano, que pode ser renovado por mais um, no entanto, ele também pode ser rescindido, a qualquer momento, de acordo com as necessidades da Prefeitura do Recife ou por preenchimento das vagas por candidatos aprovados em concurso público. O resultado preliminar da avaliação curricular será divulgado no dia 26 de outubro, no Diário Oficial. Mais informações podem ser acessadas por meio do edital do processo seletivo.

A multinacional farmacêutica Bayer, com sede na cidade de São Paulo, abriu processo seletivo para o Programa de Estágio 2020 direcionado a estudantes de vários cursos. A empresa está oferecendo uma bolsa-auxílio de R$ 1.700,00. As inscrições estão abertas até 22 de outubro. 

Estudantes de todo o país podem participar da seleção. O programa tem duração de até dois anos e além do valor da bolsa, os estagiários receberão assistência médica e odontológica; seguro de vida; auxílio transporte; refeitório (para vagas em São Paulo e Belford Roxo) ou vale-refeição (para vagas em outros estados) e descontos nos medicamentos Bayer. 

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Os candidatos podem ser estudantes dos cursos de administração (todas as modalidades), agronomia, análise de sistemas, bioquímica, ciências biológicas, comércio exterior, finanças, rh, sistemas de informação, análise e desenvolvimento de sistemas, ciências atuariais, ciências contábeis, ciência da computação, ciências econômicas, comércio exterior, comunicação social, publicidade e propaganda, direito, engenharia (todas as modalidades), estatística, farmácia,  física, marketing, matemática, medicina veterinária, letras, psicologia, química, relações internacionais, sistemas de informação, tecnologia da informação e cursos correlatos, design, artes, game, antropologia, arquitetura e secretariado. A formação prevista deve ser a partir de dezembeo de 2021 a julho de 2022. Os participantes devem ter disponibilidade para estagiar 30 horas semanais.

A primeira etapa do processo é um teste de lógica feito online, no qual os candidatos responderão a 20 perguntas. A segunda fase é o fit cultural, onde será feito um teste para entender a personalidade do estudante e as expectativas com relação a vaga. As últimas etapas serão uma dinâmica em grupo e uma entrevista presencial com o gestor. 

As inscrições são realizadas exclusivamente através do site Venhatransformar.com.br. O período de ingresso na empresa é em fevereiro de 2020.

 

 

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Nesta quinta-feira (26), foi inaugurada mais uma unidade da rede de atacarejo Atacadão, que desta vez, está no município de Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Para essa loja, foram admitidos 300 funcionários. Esse é o primeiro empreendimento da lista das 15 lojas que abrirão no interior do Estado.

Além das 300 oportunidades de emprego, estima-se que com as inaugurações das futuras lojas, mais de mil novos empregos diretos e 3 mil indiretos devem ser gerados até 2020. Entre os cargos ofertados estão estoquista, operador de caixa, operador de empilhadeira, repositor de estoque, açougueiro, e gerente e subgerente de loja. Os interessados podem encaminhar os currículos para o email curriculo@novoatacadao.com.br, a partir do mês de outubro.

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De acordo com a AD Diper - Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, a rede investiu R$ 500 milhões para a construção de lojas em Pernambuco, até o ano de 2023. As próximas unidades a serem instauradas são as de Vitória de Santo Antão, que está prevista para dezembro deste ano, Arcoverde, para fevereiro de 2020, e Santa Cruz do Capibaribe, para abril de 2020.

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