Carreiras

| Empreendedorismo

Com o intuito de aproximar os estudantes e as oportunidades no mercado de trabalho, a Faculdade UNINASSAU Natal promove a terceira edição da Feira de Empregabilidade. Durante os dias 22 e 23 de outubro, empresas de diversos segmentos apresentam ofertas de estágios, vagas de emprego e recebem currículos dos estudantes.

Promovida pelo Núcleo de Trabalhabilidade Emprego e Carreiras (NTEC), a Feira tem como objetivo discutir o novo perfil profissional que o mercado exige. A programação conta com palestras, oficinas e mesas-redondas com todas as informações para os participantes conquistarem as vagas desejadas.

##RECOMENDA##

"O evento é importante para saber qual perfil profissional as empresas estão em busca e, dessa forma, aproximar os participantes do mercado de trabalho. Serão feitas triagens dos currículos que foram entregues às empresas que, posteriormente, entrarão em contato com os candidatos pré-selecionados para o agendamento das entrevistas”, explicou a analista de carreiras da UNINASSAU Natal, Andreza Carla.

Da assessoria de comunicação

A Gomes da Costa, empresa de produção e comercialização de pescados, irá inscrever mulheres, do dia 14 a 18 de outubro, para a ação “Gomes por Elas”. A campanha tem o objetivo de utilizar o espaço que a empresa possui na mídia online para divulgar o trabalho de mulheres maiores de 18 anos que têm pequenos negócios nos municípios de Recife e Caruaru, em Pernambuco.

De acordo com a organização, todas as inscritas que estiverem adequadas ao regulamento terão seu nome divulgado no site da empresa. Algumas também serão selecionadas para participar de ações especiais de comunicação online. Empresárias de quaisquer ramos poderão participar.

##RECOMENDA##

Interessadas podem realizar inscrição por meio de envio de uma mensagem para a página oficial da Gomes da Costa Brasil no Facebook, contendo nome completo, Cadastro de Pessoa Física (CPF), foto da empreendedora, além de uma lista de produtos que serão divulgados com foto.

O Instituto Peró, organização sem fins lucrativos, está com 30 vagas abertas para um curso gratuito de empreendedorismo em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), voltado para os moradores de Jaboatão dos Guararapes, localizado na Região Metropolitana do Recife. As candidaturas serão realizadas presencialmente do dia 14 de outubro, às 14h. 

O Programa Formação Empreendedora pretende direcionar e engajar os alunos para a abertura do seu negócio. O objetivo principal do curso é ampliar as competências de gestão e negócios e facilitar a vida dos profissionais, até mesmo daqueles que já atuam por conta própria.

##RECOMENDA##

No dia da inscrição, os candidatos vão participar de uma sensibilização para apresentação da proposta do curso. É preciso levar até o local, localizado na área externa do Shopping Guararapes, em Piedade, Jaboatão do Guararapes, xerox do RG, CPF, comprovante de residência e ficha 19. O pré-requisito principal é ser oriundo ou estudante de escolas públicas e ter mais de 18 anos.  

As aulas vão ser ministradas no turno da tarde, das 13h30 às 17h30, no Instituto Peró, com data de início previsto para 15 de outubro, e duração de um mês e meio. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Instituto Peró pelos telefones  (081) 2122.2284 e 2122.2250.

No dia 9 de novembro, um evento promete mostrar como o autoconhecimento pode contribuir para a vida profissional. O encontro, batizado de WorkCHOQUE, será realizado das 8h às 17h, no auditório do Overdrives, centro de inovação situado na área central do Recife.

Na ocasião, a coach e especialista em gestão de qualidade e produtividade, Lu Bazante, discutirá tópicos como “Pensar com clareza”, “Autoconhecimento”, “Quebra de crenças limitantes” e “Planejamentos para resultados”. As inscrições estão disponíveis e podem ser feitas pela internet.

##RECOMENDA##

O investimento na qualificação é de R$ 97. O Overdrives fica na Avenida Guararapes, 283, bairro de Santo Antônio, área central da cidade.

 

“O Catador de Sonhos” é o tema da palestra comandada pelo ex-ensacador de carvão, ex-catador de latinhas e atual CEO da JR Diesel, recicladora de caminhões, Geraldo Rufino. O evento, gratuito, será realizado na próxima sexta-feira (4), das 18h às 22h, no Teatro RioMar. Interessados podem realizar inscrição por meio do Sympla.

Durante a palestra, que possui o mesmo novo do livro lançado por Geraldo e em que ele conta como transformar a vida e os negócios, além de enxergar oportunidades em cenários diversificados e como não se deixar abalar pelas crises, também será lançado o livro “Empreendedores Resilientes - Histórias reais de pessoas que decidiram ser protagonistas de suas vidas", dos autores Erika Stancolovich e Fernando Castro, no qual Geraldo Rufino é um dos personagens.

##RECOMENDA##

A história de vida de Geraldo é composta por mudança de cidade e reviravoltas. Nascido em Minas gerais, ainda na infância foi morar na Favela do Sapé, em São Paulo e, aos 11 anos já fazia venda de latinhas. Aos 14, trabalhou como office boy em parque de diversões e, nesta época passou a poupar dinheiro. No ano seguinte, Geraldo fez a compra do seu primeiro carro, um fusca, que foi trocado posteriormente por uma Kombi, na qual seu irmão utilizava para serviços de uma transportadora. Após alguns anos, o mineiro conseguiu realizar a compra de dois caminhos, que utilizou para fazer entregas ainda maiores.

Os caminhões adquiridos por Geraldo, não possuíam seguro e causou uma reviravolta na vida do ex-catador de latinhas ao se envolverem em um acidente. Com grandes danos, a única alternativa encontrada por Rufino foi de vender as peças dos veículos e, neste momento, descobriu que a venda de peças usadas poderia ser uma oportunidade de negócio. Assim, surgiu a JR Diesel.

Um filtro que purifica a água usando apenas a luz solar rendeu à empreendedora social baiana, Anna Luisa Beserra, 21 anos, o prêmio Jovens Campeões da Terra, da Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente. É a primeira vez que uma brasileira recebe o prêmio.

A ideia do projeto, chamado Aqualuz, surgiu quando Anna Luisa ainda cursava o ensino médio, e viu um cartaz do Prêmio Jovem Cientista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem uma categoria voltada para a etapa escolar. Naquele ano, o tema foi Água - Desafios da Sociedade. “Eu quis pensar em algum projeto para participar que pudesse resolver uma das maiores problemáticas do Semiárido”, disse.

##RECOMENDA##

Na época, a estudante não ganhou a premiação. Quando ingressou na Universidade Federal da Bahia, no curso de biotecnologia, decidiu tirar a ideia do papel. “Comecei a conhecer o empreendedorismo e a ver o potencial da ideia.”

O Aqualuz foi desenvolvido junto com outros estudantes da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Ceará. Hoje, distribui água potável para 265 pessoas e alcançará mais 700 ainda neste ano.

Projeto Aqualuz

O Aqualuz funciona da seguinte forma: o filtro purifica a água da chuva coletada por cisternas de áreas rurais por meio de raios solares e um indicador muda de cor quando o consumo é seguro. A água é desinfetada sem o uso de substâncias nocivas como o cloro, por exemplo.

Para aqueles que pretendem seguir o caminho da ciência, Anna Luisa tem conselhos. “Eu diria que o primeiro passo é começar. Muitas pessoas têm ideias, mas não passam para a execução. Um fator que faz as pessoas desistirem é errar, achar que não vai dar certo. Isso é super normal, o Aqualuz está na versão 10, o que significa que erramos em pelo menos nove versões até chegar a um modelo funcional”.

O prêmio será entregue a Anna Luisa e outros seis vencedores durante a 74ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, em 26 de setembro, em Nova York.

Jovens Campeões da Terra

O prêmio Jovens Campeões da Terra é inspirado no prêmio Campeões da Terra, que é o principal prêmio da ONU para pessoas cujas ações tiveram um impacto positivo e transformador no meio ambiente. Criado em 2017, o prêmio é voltado para jovens de 18 a 30 anos.

Neste ano, cada jovem vencedor receberá 15 mil dólares em capital para investir em seu projeto e US$ 9 mil para investimento em comunicação e marketing, além de mentorias e convites para participação em eventos globais.

O Brasil nunca havia sido destaque na premiação até este ano. Em 2019, das quase mil inscrições recebidas em todo o mundo, 158 foram do Brasil. Além de Anna Luisa, três jovens brasileiros estão entre os 35 finalistas globais.

De acordo com a representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, a intenção é atrair cada vez mais jovens para o prêmio, estimulando o desenvolvam projetos voltados para o meio ambiente. “Os jovens, muitas vezes estão conectados com tecnologias e estão vendo problemas que são absolutamente invisíveis para todo mundo, mas que eles percebem”, disse.

Sobre as iniciativas contempladas na premiação, Denise afirmou que são multifacetadas, com elementos de mudança climática, envolvimento das comunidades, são aplicáveis e são replicáveis, são de baixo custo, simples. "O que a gente percebe é que as mudanças não precisam ser complicadas. Uma ideia simples pode achar soluções impressionantes”, afirmou.

Brasileiros finalistas

Bárbara Schorchit é formada em engenharia química, e natural do Rio de Janeiro. Ela fundou a empresa Genecoin, que utiliza tecnologias de blockchain - tecnologia por trás, por exemplo, das chamadas criptomoedas como o Bitcoin - para rastrear o uso da biodiversidade em toda a cadeia de valor de um produto.

Bernardo Andrade é cearense, formado em arquitetura e desenvolveu o projeto Casa do Seminárido, que oferece um modelo de arquitetura e engenharia domiciliar sustentável para lidar com a falta de água e o calor intenso da região. O projeto tem custo acessível, trabalha com economia circular, reciclagem e adaptação a mudanças do clima.

Felipe Villela é natural do Rio Grande do Sul, formado em agricultura sustentável. Ele fundou a empresa reNature, que utiliza técnicas agroflorestais para enfrentar desafios do desmatamento, degradação dos solos e recursos hídricos, ineficácia econômica e aumento de emissões causados por práticas agrícolas insustentáveis. A empresa aproxima especialistas e produtores.

 

O RioMar Shopping Recife, localizado na Zona Sul da capital pernambucana, recebe, nos dias 21 e 22 de outubro, a 19ª Feira de Miniempresas. O evento conta com a participação de cerca de 700 estudantes do ensino médio de instituições públicas e privadas.

O encontro é a fase prática do programa Miniempresa, da Junior Achievement Pernambuco, que é uma instituição sem fins lucrativos atuante na educação empreendedora de jovens ainda na escola. O programa tem como objetivo ensinar aos estudantes como planejar e operar uma empresa.

##RECOMENDA##

Neste ano, os alunos participantes criaram 31 produtos como bolsa ecológica, almofadas decorativas, estojo que vira nécessaire e outros que podem ser comercializados. Os “miniempresários” são do interior do Estado e da Região Metropolitana, como Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Belo Jardim, Caruaru, Vitória, Gravatá, Limoeiro, Belo Jardim e Itaíba.

Com o objetivo de ajudar pessoas que vivem em situação de rua, os alunos da Escola Técnica Estadual Mororó Moura, localizada em Belo Jardim, no Agreste pernambucano, criaram um kit para essas pessoas: a cada duas unidades vendidas dos “chaveiros solidários”, confeccionados por eles, os estudantes entregam um conjunto composto por lençol e travesseiro para um desabrigado da cidade.

De acordo com Alice Silva, de 16 anos, representante do grupo, a ideia surgiu após os educandos perceberam que há muitos moradores de rua passando frio, por isso está ansiosa para ajudar quem precisa e colocar seus conhecimentos em prática durante a feira. “Temos as melhores expectativas para a feira, pois irá complementar tudo que foi visto dentro da miniempresa. Sabemos que é muito sério e estamos dispostos a dar o nosso melhor”, revela a líder.

Alice conta ainda que a experiência em participar do projeto junto com os seus amigos de sala tem sido enriquecedora. “O miniempresa é algo que vem nos ajudando de forma incrível, não só para o lado empresarial para nós jovens empreendedores, mas também para o lado pessoal. Ver jovens no mercado de trabalho agindo de forma empresarial com responsabilidades e obrigações é fantástico, pois já vem nos preparando de forma grandiosa para o mercado de trabalho”, declara. 

Já o grupo da estudante Sarah Vitória, de 15 anos, da Escola Técnica José Alencar Gomes da Silva, localizada em Paulista, Região Metropolitana do Recife, tem a preocupação de preservar o meio ambiente, por isso e criou uma bolsa feita de banner. “Ela tem diversas funcionalidades como uma bolsa comum, no qual tem um diferencial de sustentabilidade, resistência e baixo custo”, conta a líder da equipe. 

Pensando também em sustentabilidade, o grupo do estudante Pedro Marcos, de 17 anos, criou a “Balu”, uma nécessaire feita com tecidos de roupas já usadas. O jovem conta que a ideia surgiu quando perceberam que após o almoço servido na instituição, eles levavam os seus produtos de higiene pessoal para o banheiro sem nenhuma proteção, portanto uma bolsa seria muito útil, principalmente se, além dessa função, o produto causasse impacto na sociedade e no meio ambiente. 

Durante encontros com os voluntários na Escola de Referência em Ensino Médio Beberibe, na Zona Norte do Recife, o grupo passou a pensar no bem comum. “Estamos aprendendo que a base de uma boa empresa é um bom relacionamento entre os colaboradores, gerando assim um ambiente onde todos têm espaço e atenção para manifestar suas opiniões e sugestões, ou seja, estamos aprendendo a respeitar uns aos outros”, revela Pedro. 

Para chegar à feira, durante cinco meses, os jovens participantes frequentaram 18 encontros com aulas semanais com uma duração de três horas, nos quais foram ensinados fundamentos de economia de mercado e da atividade empresarial, por meio do método Aprender-Fazendo. As atividades foram ministradas por voluntários, entre eles estudantes universitários e profissionais de diversas áreas.

Além da comercialização dos produtos, o evento proporciona interação entre as equipes, já que no ano passado, a Junior Achievement Pernambuco lançou o “Desafio Nexa”, no qual dois representantes do desafio de cada miniempresa receberão atividades para cumprir em um tempo determinado, para poder receber uma pontuação. As pontuações adquiridas no desafio serão registradas e divulgadas na formatura de miniempresa. 

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3421.2277 ou pelo e-mail jape@jape.org.br. O RioMar fica na Avenida República do Líbano, 251, bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

Com informações da assessoria.

A base da carrocinha é de ferro e na rodagem são três pneus que dão movimento ao meio de transporte. Foto: Júlio Gomes/LeiaJáImagens

##RECOMENDA##

É por volta das 12h20, de segunda a sexta-feira, que o trabalho de Gervânio Ronaldo do Nascimento, de 50 anos, tem início. É assim há pelo menos quatro anos, desde que decidiu transformar uma carcaça de ferro velho em um meio de transporte manual para levar crianças “ao caminho da escola”, como ele mesmo diz. O ponto de encontro é na esquina da Rua Cabo Eutrópio com a Rua Interlândia, no bairro Ilha Joana Bezerra, onde fica localizada a comunidade do Coque.

É lá que após o almoço as crianças começam a chegar aos poucos e já vão se acomodando no transporte escolar inventado por Ronaldo, que cobra R$ 1,50 por dia para levar e buscar os alunos à Escola Municipal Almirante Soares Dutra, no bairro do Cabanga. O percurso é de um quilômetro e dura aproximadamente 20 minutos. 

Longe de ser um um veículo escolar motorizado, como os ônibus, kombis ou até peruas, a carrocinha de Ronaldo é movida pela força dos braços, pernas e o sonho de colocar as crianças para estudar. A base da carrocinha é de ferro e na rodagem são três pneus que dão movimento ao meio de transporte. Revestida de madeira e coberta com adesivos e desenhos amarelos feitos sob medida, a criação do morador do Coque faz sucesso por onde passa, arranca olhares de curiosos e é a alegria das crianças, transportadas todos os dias de aula. 

Longe de ser um um veículo escolar motorizado, como os ônibus, kombis ou até peruas, a carrocinha de Ronaldo é movida pela força dos braços, pernas e o sonho de colocar as crianças para estudar. Foto: Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Mas, apesar da ideia ter se tornado a fonte de renda de Ronaldo, não era esse o objetivo inicial. Ele conta que comprou a carcaça de um familiar por apenas dez reais. “Não tinha nada, era só a estrutura de ferro. As pessoas reclamavam e me mandavam jogar fora chamando de lixo. E eu lembro que dizia, jogo nada, isso ainda vai ser uma grande coisa”, contou Gervânio Ronaldo, em entrevista ao LeiaJa.com.

Ainda que ele não sabia exatamente o que fazer, tinha em mente que construiria um brinquedo para levar os seus netos à escola porque eram muitas crianças e era sempre um perigo ao atravessar as avenidas. “Enquanto eu não colocava em prática, muitas pessoas queriam comprar porque ela ficava amarrada em um poste na rua, mas eu não conseguia vender, era como se tivesse algo maior que me impedisse”, relembrou Ronaldo, que também já trabalhou como palhaço, principalmente animando festas infantis. 

Formato antigo da carroça escolar de Ronaldo. Foto: Arquivo Pessoal

O sonho de reformular a carrocinha passou a se tornar realidade quando ele mandou soldar a ferragem e ganhou de presente pneus e o rolamento do pai do cantor recifense Sheldon Ferrer. No início do ano letivo, em fevereiro de 2015, Ronaldo começou a levar seus netos ao colégio. A carroça ainda era muito simples. A estrutura de ferro comportava os bancos de plástico para acomodar as crianças. Eram de quatro crianças e a repercussão durante o trajeto já era grande. 

Poucos meses após colocar o brinquedo em prática, muitas mães abordaram Ronaldo para contratar o serviço de transporte escolar. As razões eram diversas, mas em geral, a maioria precisava trabalhar e não tinha tempo para levar as crianças ao colégio. “Eu fiquei muito na dúvida se queria aquele compromisso. Mas a vontade de ajudar essas mães foi maior. Muitas vezes essas crianças não têm pai e como não há ninguém para fazer esse transporte, elas acabam não indo à escola. Eu sei disso porque meus pais não me levaram, também”, explicou Ronaldo, que cursou somente até a segunda série. 

Como a brincadeira se tornou um empreendimento, Ronaldo decidiu aperfeiçoar o carrinho. Com a ajuda do marceneiro chamado Fabinho, segundo ele, o melhor do Coque, a carroça ganhou até janelas, como se fosse um ônibus escolar. “No início cobrava 1 real por dia. As pessoas me chamavam de velho besta porque eu carregava peso por pouco dinheiro. Mas eu gosto e se eu não saio com ela, fico triste”, disse. 

[@#video#@]

Conhecido por muita gente no bairro, Ronaldo garante ainda que não pretende expandir o negócio, apesar de outras mães solicitarem novas vagas no transporte. Ele não quer contratar outras pessoas e construir novas carroças, justamente porque é feliz com a simplicidade do que faz. “Eu sei que faço a diferença na vida de muitas pessoas e contribuo de alguma forma com a educação desses meninos, mas por enquanto, do jeito que está, sou grato e feliz”, comentou Ronaldo. 

Atualmente, o empreendedor leva todos os dias treze crianças, incluindo os seus netos. A maioria embarca na primeira viagem, pontualmente às 12h20. O restante é transportado depois por conta do atraso, já que ele garante a pontualidade. A faixa etária varia entre crianças de seis anos até dez. 

O foco de seu trabalho é só no transporte escolar, mas houve um tempo em que ele também utilizada a carrocinha para oferecer passeios nos fins de semana. Os sábados e os domingos de Ronaldo também eram preenchidos com o barulho da criançada no Tour pelo Coque. “Eu levava os meninos para passear pelo bairro, a carroça tinha iluminação de tudo.  Eles adoravam, mas eu ficava com muito medo da violência no bairro e temia que uma criança se machucasse. Por enquanto, os passeios não acontecem mais”, lamentou. 

Mas, é na passada firme, com olhares atentos e ouvidos aguçados que Ronaldo empurra todos os dias um pouquinho de sua felicidade. “Não quero motor, vou mover apenas com força física e do coração. Meu único desejo é transformá-la no formato de uma kombi, eu vi uma no shopping assim e já passei o modelo para o marceneiro”, destacou. 

Os meses de setembro e outubro serão de muito aprendizado para os jovens empreendedores da cidade de São Paulo. Estão abertas até a próxima quarta-feira (18) as inscrições do Programa Fábrica de Negócios o qual disponibiliza, de maneira gratuita na região central da cidade, cursos de capacitação em dois módulos para quem tem visão de futuro para criar, empreender e inovar.

Direcionado a orientar aqueles que ainda não conseguiram colocar em prática suas boas ideias, o Programa Fábrica de Negócios oferece cursos com dois módulos de qualificação técnica para dar o suporte necessário na hora de começar um negócio. Na primeira fase, que tem como tema “Tenho uma ideia e agora?”, os participantes são estimulados a trocar informações sobre seus negócios para identificar oportunidades e, a partir de cada realidade, dividir experiências que facilitarão a identificação e a clareza das ideias. Durante a segunda etapa dos cursos, a “Teste seu negócio pondo a mão na massa”, os jovens serão guiados a fortalecer suas próprias ideias e modelos de negócio, desenvolvendo o Mínimo Produto Viável (MVP) para efetivar uma primeira venda.

##RECOMENDA##

As vagas são limitadas. Para participar é preciso ter mais de 16 anos e se inscrever pelo link da Fábrica de Negócios.

Serviço:

Fábrica de Negócios - Juventude Empreendedora

Datas:

1ª fase: “Tenho uma ideia, e agora?” - 23 e 24/09

2ª fase: “Teste o seu negócio pondo a mão na massa” - 30/09; 1/10; 3/10 e 04/10

Horário: das 9h até 16h

Endereço: Rua Boa Vista, 136 (mezanino) – Centro – Próximo à estação São Bento do Metrô

Inscrições: link da Fábrica de Negócios

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, acontece em São Paulo o Summit de Empreendedorismo Instituto Êxito – Facing the Giants, maior evento sobre empreendedorismo, criatividade e inovação do Brasil. Durante os três dias de evento, o público poderá acompanhar talks de 34 palestrantes, com grandes nomes do empreendedorismo nacional. O Summit acontece no São Paulo Expo, dentro do Welcome Tomorrow – evento que reúne startups e grandes empresas de inovação e tecnologia e que é referência em mobilidade na América Latina. Os ingressos já estão sendo vendidos direto no site do evento.

O Summit de Empreendedorismo vai reunir um público de três mil pessoas. Entre os palestrantes confirmados, estão: Fábio Coelho, presidente da Google Brasil; Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel; João Appolinário, fundador e CEO da Polishop; Murilo Gun, palestrante, professor de criatividade e fundador da Keep Learning Shool; Ana Carolina Paiffer, CEO da Atom; José Alberto Jr, controlador e atual CEO do Grupo Life Brasil S.A.; Thiago Nigro, fundador do canal do Youtube Primo Rico; Fernando Seabra, especialista em negócios, inovação e startups e líder do Acelera FIESP; José Roberto Marques, coach visionário, palestrante, empresário, escritor, fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching; Janguiê Diniz, fundador e controlador do grupo Ser Educacional; Gustavo Caetano, empreendedor, fundador e CEO da Sambatech; Eduardo Shinyashiki, consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional, especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional; Leandro Marcondes, fundador da Experiência de Sucesso; Lilian Primo Albuquerque, executiva de desenvolvimento de negócios na IBM e diretora executiva de Tecnologia na Anefac.

##RECOMENDA##

A programação inclui ainda nomes como Celso Niskier, reitor do Centro Universitário UniCarioca e doutor em Inteligência Artificial, diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES); Claudio Castro, empreendedor, CEO e fundador da Ensinar Tecnologia, maior partner Google Education do Nordeste, sócio da Beyond Cloud e Sunrise Tecnologia,  sócio da Faculdade ESM-FAMA, VP de inovação da Sucesu e do Instituto Êxito; Tatyane Luncah, CEO do Grupo Projeto, especialista em marketing e empreendedorismo feminino; Márcio Giacobeli, consultor empresarial nas áreas de liderança, vendas, gestão de pessoas e negócios, fundador do Conexão Rede e dirigente do Movimento Educacional Brasil Lúdico;

João Kepler, partner Bossa Nova Investments e um dos maiores investidores-anjo no Brasil; Edgar Ueda, empresário do segmento imobiliário, com conhecimento adquirido em institutos de renome nacional e internacional; Bruno Pinheiro, especialista em Marketing Digital e fundador da Be Academy; Erika Stancolovich Veiga, escritora especialista em educação em resiliência empreendedora, idealizadora do método “Vença o stress em 21 dias”; Ari de Sá Neto, fundador e CEO da Arcos Educação; Antônio Carbonari Netto, professor titular e reitor do Centro Universitário Anhanguera, diretor do Semesp e fundador da Miami University of Science & Technology; William Douglas, professor e juiz federal brasileiro, autor dos best sellers "Como passar em provas e concursos" e "As 25 leis bíblicas do sucesso";

Marc Tawil, empreendedor, palestrante, autor e filantropo, head da Tawil Comunicação, LinkedIn Top Voices & Live Broadcaster, colunista de Época Negócios, conselheiro da Revista HSM; Daniel Castanho, fundador do grupo Ânima Educação; Ricardo Bellino, ex-sócio de Donald Trump e fundador do Grupo SOL; Marcelo Cherto, advogado, presidente da empresa Cherto e um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF); Juliano Belletti, embaixador global do Barcelona, palestrante e co-fundador da rede de franquias Arena Belletti; Nina Silva, executiva de TI, uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo e sócia fundadora do Movimento Black Money; Roman Romancini, 18º brasileiro a chegar ao cume do monte Everest e VP da Sales Force; Surama Jurdi, fundadora e CEO da iWE; Verônica Filgueira, inovadora social, fundadora do movimento global #AwakeHumanity2019, empreendedora e diretora de Inovação da Accenture.

O presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, Janguiê Diniz, afirma que o evento promete entrar para a história. “Já temos grandes atrações confirmadas, incluindo palestras de alguns dos principais nomes do ecossistema empreendedor e do cenário de inovação do país”, explica. A programação do Summit de Empreendedorismo reúne ainda feira de estandes, lounge Giants, Shark Tank Overdrives de Startups, torneio de games de empresas, mentorias, tudo destinado ao fortalecimento de ideias empreendedoras e ao compartilhamento de experiências inovadoras entre o público envolvido.

Para a fundadora do Movimento Black Money, Nina Silva, uma das palestrantes do evento, o Summit Êxito chega em um momento muito apropriado. “É preciso disseminar a cultura empreendedora e o Summit vai permitir um contato direto com o que há de mais moderno no cenário atual, além de apresentar tendências e muitos cases para se inspirar e extrair lições”, comenta.

Para os apaixonados por startups, o espaço terá ainda uma hackathon, que é uma competição entre programadores para criar soluções de hardware e software usando tecnologia. A inclusão dessa modalidade no evento visa estimular a educação, a inovação e, também, a geração de negócios. “As hackathons já são uma grande tendência no mercado tecnológico, principalmente fora do Brasil, e ver no Summit um produto desses só reforça o seu comprometimento em proporcionar experiências incríveis para o público participante”, explica João Kepler, partner da Bossa Nova Investments.

Os ingressos para o Summit Êxito estão disponíveis no site www.summitexito.com.br. O ticket dará acesso livre aos cinco dias da Welcome Tomorrow e a quase todas as áreas do evento. Quem se antecipar poderá comprar os ingressos com o desconto do primeiro lote. Toda a arrecadação será destinada aos projetos filantrópicos desenvolvidos pelo Instituto Êxito de Empreendedorismo, uma entidade sem fins-lucrativos.

Sobre o Welcome Tomorrow

O Welcome Tomorrow é um evento de cinco dias que vai discutir mobilidade, tecnologia e o futuro da humanidade. Serão oito palcos, 300 expositores e startups, 250 palestrantes globais, coworkings, academias, salão de beleza, cinema, food trucks, mercados digitais, pubs, chopperia, esquinas musicais, boxes para reuniões. Tudo isso em 25 mil metros quadrados dentro do São Paulo Expo, o maior centro de exposições da América Latina.

Serviço:

Summit de Empreendedorismo Instituto Êxito – Facing the Giants

Data: 8, 9 10 de novembro

Local: São Paulo Expo - Rod. dos Imigrantes, Km 1,5, Vila Água Funda, São Paulo/SP

Horário: 9h às 21h

Informações e inscrições: www.summitexito.com.br

Da assessoria de comunicação

Em comemoração ao Dia do Administrador, a UNINABUCO – Centro Universitário Joaquim Nabuco, em Recife, promove, no dia 9 de setembro, a palestra “Empreendendo em tempos de crise”. A atividade, voltada para os estudantes, profissionais de administração e empreendedores, acontece nos turnos da manhã e noite, no auditório da Instituição.

A atividade tem como objetivo discutir as dificuldades encontradas por empreendedores para tirar suas ideias do papel no atual cenário econômico mundial. A palestra será ministrada pelo consultor empresarial e especialista em gestão financeira Pablo Urpia. 

##RECOMENDA##

O coordenador do curso de Administração da UNINABUCO Recife, Aureliano Barros, destaca que o evento “foi pensado com o intuito discutir com os alunos e profissionais sobre como enfrentar as dificuldades e conseguir empreender em momentos difíceis”. “Também será uma oportunidade para ouvir as dicas de um ex-aluno da UNINABUCO e que hoje é um profissional renomado no mercado”, explica.

A palestra acontece em dois horários. Pela manhã, a partir das 9h, e à noite, a partir das 19h30. Os interessados poderão realizar a inscrição na assessoria da coordenação, localizada no 1º andar da UNINABUCO Recife. Para confirmar a inscrição, é necessária a doação de 1kg de alimento não-perecível.

*Da assessoria

Com o objetivo de gerar mais produtividade e aumentar o número de empregos no Estado de Pernambuco, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou, na manhã desta quinta-feira (5), no Recife, o programa Mobiliza Brasil. Aplicado em outras cinco capitais do país, a ferramenta funciona como aplicativo, servindo para receber sugestões de cidadãos comuns para a melhoria de negócios na própria localidade.

Na cerimônia de lançamento, esteve presente Carlos da Costa, Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Governo Federal, que falou sobre a viabilização que a iniciativa pode levar aos munícipios e governos dos estados a criarem políticas públicas que possam diminuir as burocracias no cotidiano de empresas.

##RECOMENDA##

"Os municípios e os estados também precisam implementar programas de simplificação e de redução da complexidade. E já temos tido enorme sucesso trabalhando com alguns municípios e governos dos estados e agora chega a hora de nós ampliarmos esse processo para muitos municípios e governos estaduais" ressaltou.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, explicou que a iniciativa surgiu da demanda de problemas administrativos e trabalhistas que envolvem as micro e pequenas empresas. "60% dos que atenderam à nós falaram da burocracia. E que tipo de burocracia? É fiscalização trabalhista, que ela deixa de ser punitiva no primeiro momento para ser orientadora. São os alvarás, que as empresas precisam de uma coleção de alvarás e agora não vão precisar mais. Não precisa mais de carteira assinada, você precisa de carteira digilitalizada. Enfim, há uma série de ações que facilitam a vida do empreendedor", explica.

A ferramenta já está disponível nas lojas Apple Store e Google Play e permite reunir e organizar dados que servirão de subsídios para a elaboração de políticas públicas.

Um festival com a presença de gestores de marketing, RH, consultores e CEO's será realizado na próxima quarta-feira (4), no Recife, com o objetivo de debater tendências nas áreas de mercado e gestão de pessoas. Além disso, serão oferecidas dicas direcionadas aos pequenos e grandes empresários que buscam inovar, acelerar e transformar seus negócios. 

O evento é viabilizado pelo Amcham Talks, juntamente com a consultoria Lee Hecht Harrison (LHH). O Amcham Talks já realizou diversos encontros do gênero na capital pernambucana, no qual especialistas de todo o país vêm ao Recife para dividirem com o público suas experiências no mundo do empreendedorismo e dos negócios. Nesta edição, a programação terá nomes como Rose Guareschi, fundadora grupo Julietto, Victor Fernandes, que é partner manager da rede social Pinterest, Paula Rabelo, business development manager no Ifood, Ana Fontes, CEO e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Carlos Pignatari, diretor de impacto social da Ambev, além de uma participação por meio de uma live de Claudio Garcia, Vice-Presidente Global de Estratégia da LHH, diretamente de Nova York.

##RECOMENDA##

O festival será realizado no Museu Cais do Sertão, das 10h às 17h. Para participar, é necessário fazer a inscrição online, no site da Amcham Recife. Os valores dos ingressos são de R$ 50,00 para sócios e R$ 100,00 para não sócios. Para inscrições e ver a programação completa, clique aqui.

Serviço

Amcham Talks: Acelere as transformações

Onde: Museu Cais do Sertão, Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n - Recife, PE, 50030-150

Quando: quarta-feira (4), das 10h às 17

Ingressos: R$ 50 e R$ 100

Discutindo assuntos que envolvem tecnologia, inovação e o futuro do trabalho, o Innovation Meeting chegou a Pernambuco reunindo grandes líderes e empreendedores do Norte/Nordeste.

Para apontar novos caminhos e provocar insights positivos, André Navarrete, empreendedor e produtor-executivo de encontros relacionados a tecnologia, gestão e inovação, convocou um time de empreendedores que combina experiência, conteúdo e sucesso empresarial. Um deles é Janguiê Diniz, fundador e presidente do grupo Ser Educacional - um dos maiores do país, com mais de 150 mil alunos e 60 unidades em todos os estados do Brasil. Janguiê dividiu sua história de sucesso com os participantes do encontro, que promete ser um dos mais destacados no segmento no Norte/Nordeste.

##RECOMENDA##

 

Programação: 

“Criamos um conceito de eventos complementares – meetings Innovation e Health – para integrar conteúdos e experiências bem-sucedidas em tecnologia, gestão e inovação. A área de saúde tem uma abordagem específica pelo tanto que representa para a vida e os negócios. O mundo crescerá também em torno dela, pois estamos vivendo mais, mas temos, também, de viver melhor, com mais saúde”, explica Navarrete. 

[@#video#@]

Temas das palestras: 

• O caminho para a singularidade;

• Salvando vidas com inteligência;

• A arte de empreender;

• Desafios em segurança de informações;

• Seu spa para inovação;

• Desafios da saúde pública e privada;

• Saúde 4.0.

Além das palestras, haverá business suítes (reuniões segmentadas de negócios). O evento também conta com uma programação social, voltada tanto para os participantes quanto para seus acompanhantes.

 

SERVIÇO:

Innovation Meeting/N-NE 2019 e Innovation Health 2019

Data: 30 e 31 de agosto de 2019 (sexta-feira e sábado)

Local: Sheraton Reserva do Paiva

Informações: www.innovationmeeting.com.br

O Innovation Metting/N-NE, evento com foco em tecnologia no empreendedorismo, teve seu primeiro dia de palestras nesta sexta-feira (30). O encontro reuniu diversos palestrantes, entre eles o diretor do grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz. O evento é realizado nesta sexta e sábado (31), no Sheraton Reserva do Paiva, localizado no Cabo de Santo Agostinho, litoral pernambucano.

Durante palestra, Diniz contou como sua vida mudou e o propiciou a se tornar um dos maiores empreendedores em educação no Brasil. "Aos oito anos de idade tive meu primeiro empreendimento que foi uma caixa de engraxate. Eu via meus amigos na matinê todos os sábados indo ao cinema e meu pai agricultor não podia me dar dinheiro para ir. Então, eu peguei a caixa de engraxate e, além de levar dinheiro para casa, ia ao cinema todo sábado", relembrou.

##RECOMENDA##

Janguiê Diniz também salientou como a tecnologia influencia no empreendedorismo. "Quem não entra na onda tecnológica vira uma empresa fadada ao esquecimento. Então é essencial que essas novas corporações consigam implantar tecnologias nos seus sistemas. Quem não surfa na tecnologia fica para trás", complementou.

O coordenador do evento e empreendedor André Navarrete salienta que o Innovation Metting/N-NE é um encontro que tem como objetivo fomentar a troca de informações entre empresas na área de tecnologia. "Queremos reinventar o que as empresas trazem como bagagem nas suas áreas de tecnologia da informação, além de buscar a redução de riscos na segurança da informação", explicou ao LeiaJá.

O empreendedor Renan Hannouche considera a saúde como um foco importante do Innovation Metting/N-NE. "Tem evento de médico para médico, mas não há evento de tecnologia para médicos. O mercado da saúde movimenta sete trilhões de dólares todos os anos, então é um segmento que impacta todos nós e quando se alia à educação, o valor sobe para 12 trilhões de dolares", disse.

[@#galeria#@]

O encontro também conta com a presença de diversas empresas participantes. Em estandes montados na área de convivência do Sheraton Reserva do Paiva, empreendedores trazem suas soluções tecnológicas para incentivar e lapidar as formas de empreendedorismo.

Uma pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nesta quarta-feira (28), apontou que os pequenos empresários brasileiros estão adotando práticas mais sustentáveis e econômicas. Entre as iniciativas estão a geração de energia limpa por meio do sistema fotovoltaico, que é a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. Cerca de 83,9% dos empresários conseguiram reduzir os custos com a conta de energia graças à utilização do processo.

O estudo foi apresentado pela gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), Suênia Souza, em Cuiabá, no Mato Grosso, para o presidente da instituição, Carlos Melles, e para o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa. Na ocasião, foi assinado um termo de cooperação entre o Sebrae e o Sicredi, instituição financeira cooperativa, para estimular mais iniciativas de busca por energia limpa entre os micro e pequenos empresários.

##RECOMENDA##

Entre os entrevistados, mais da metade se mostrou interessado em investir em uma forma mais sustentável de obtenção de energia, mas de acordo com Suênia Souza, poucos ainda a utilizam. “Temos uma nova economia se formando no país, com a economia do compartilhamento e os negócios digitais, e a inovação nos processos deve priorizar a preocupação com a preservação de recursos hídricos e energéticos. O nome disso é competitividade”, afirmou a gerente.

Já para o secretário do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, as micro e pequenas empresas tem o papel de transformar o Brasil através dos ambientes de negócios e o modelo de ter o governo à frente do empresariado não funciona mais. “Esse modelo acabou, agora será baseado no empreendedorismo para tirarmos de uma situação, que é o desemprego.”  Ele lembrou que alguns dos pilares que podem ajudar os pequenos empresários que são a sustentabilidade, a produtividade e o marketing.

No dia 18 de setembro vai ser realizado o lançamento oficial do programa de energia solar fotovoltaica para pequenos negócios, que prevê consultorias e linha de crédito especial para estimular a adesão do processo de geração de energia solar.

 

A Cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Budweiser, Colorado e Corona, está lançando o Start Ambev, programa que visa atrair e reter talentos. A ação é voltada para empreendedores do Brasil com ideias e projetos para diferentes áreas, como marketing, logística, finanças ou produção, tecnologia, sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro.

Os criadores das 60 ideias consideradas mais inovadoras serão convidados para participar de um final de semana de imersão na sede da empresa, em São Paulo. Lá, eles apresentarão os projetos  para os jurados. As 15 ideias finalistas serão escolhidas. Esses projetos vão receber aporte de R$ 50 mil para que saiam do papel e virem realidade. Os escolhidos também ganharão mentoria para assuntos jurídicos, financeiros e de marketing pelo período de três meses.   

##RECOMENDA##

Os interessados em participar devem inscrever seu projeto pelo site do programa até 30 de setembro de 2019. É necessário ter mais de 18 anos e residir no Brasil. 

 Serviço

Site: https://www.startambev.com.br/

Quem pode participar: Maiores de 18 anos com ideias empreendedoras

Prazo para cadastro: 30 de setembro de 2019

Premiação: aporte de R$ 50 mil 

Nos dias 30 e 31 de agosto, será realizado o Innovation Meeting/N-NE 2019, no Sheraton Reserva do Paiva Hotel, no Grande Recife. O evento é organizado pelo Optimize Group. O keynote será o  empreendedor Janguiê Diniz, que nasceu em Santana dos Garrotes, no interior da Paraíba, e hoje é presidente do Grupo Ser Educacional, um dos maiores do país, com mais de 150 mil alunos e 60 unidades em três regiões do Brasil: Nordeste, Norte e Sudeste. Janguiê Diniz vai dividir com a plateia, formada por gestores convidados, sua história de sucesso.

O meeting também contará com os talentos de speakers como Dante Freitas, Enrico de Vettori, Onicio Leal Neto, Renan Hannouche, Vinicius Senger e Alberto Oliveira (este último, em palestra patrocinada).

##RECOMENDA##

 “Não são somente exposições e debates, mas propostas de transformação do ambiente de negócios, que podem nos levar à retomada do crescimento com geração de trabalho e renda”, pontua André Navarrete, que é  empreendedor e produtor executivo de eventos, relacionados a tecnologia, gestão e inovaçãos.

“Criamos um conceito de eventos complementares – meetings Innovation e Health – para integrar conteúdos e experiências bem-sucedidas em tecnologia, gestão e inovação. A área de saúde tem uma abordagem específica pelo tanto que representa para a vida e os negócios. O mundo crescerá também em torno dela, pois estamos vivendo mais, mas temos, também, de viver melhor, com mais saúde”, explica Navarrete sobre a programação do evento. 

Para apontar novos caminhos e provocar insights positivos, Navarrete congregou um time de empreendedores que combina experiência, conteúdo e sucesso empresarial. “Temos de entender, de uma vez por todas, que times vencedores devem apresentar resultados, inclusive financeiros”, analisa.

Speakers

André Navarrete – É CEO do Optimize Group. Sua trajetória começou na área técnica, passando por gestão e empreendedorismo. Ajuda empresas a reduzir custos, acelerar processos e a se reinventar. Gosta mesmo de fazer amigos e de movimentar o ecossistema do qual faz parte. Em 2017, lançou o primeiro Innovation Meeting.

Dante Freitas – Já orientou mais de 15 mil empreendedores. Costuma “nadar de braçada” pelo mar da complexidade da vida. Destrincha o empreendedor e seus negócios em fragmentos em busca da alma e da verdade para, assim, construir pilares que sustentem a navegação em uma era muito além da Economia 4.0. É um decodificador da ambiguidade e desconfigurador de padrões. Criador da Daytox, um spa empresarial para a nova era.

Enrico de Vettori – Sócio-líder da consultoria Deloitte para a Indústria de Life Sciences & Health Care, integra o Global Advisory Group de Saúde da companhia. Tem anos de experiência no setor de saúde brasileiro e em consultoria para empresas multinacionais e nacionais, principalmente no desenvolvimento de estratégias de crescimento de mercado. Atua em planos de saúde, hospitais, indústria farmacêutica, indústria de materiais médico-hospitalares e empresas de medicina diagnóstica, no Brasil e no exterior.

Onicio Leal Neto – Pesquisador de pós-doutorado no Center for Child Well-Being & Development, na Universidade de Zurique, na Suíça, e consultor de pesquisa da Unicef Malawi. Lidera projetos de aplicação de wearables (tecnologias vestíveis), drones e machine learning (aprendizado de máquina) no desenvolvimento infantil. Fundou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), no Recife, tornando-se referência em Detecção Digital de Doenças. É um dos embaixadores da Singularity University no Brasil, estando à frente do SingularityU Recife Chapter.

Renan Hannouche – Super nerd apaixonado pelas pessoas e suas histórias, bem como por transformar seus problemas em inovação. Ajuda organizações e executivos a se preparar para as grandes mudanças que transformarão mais a humanidade nos próximos 20 anos, do que nos últimos três séculos. Faz isso por meio de estratégias de inovação disruptiva e incrementais, pela utilização de tecnologias exponenciais (que revolucionam negócios e vidas) e de frameworks autorais (templates com diversas funções, aplicados em diferentes projetos).

Vinicius Senger – Senior Technical Evangelist (responsável pela construção de massa crítica de suporte para tecnologia) na Amazon Web Services, começou a trabalhar com programação ainda na adolescência, aos 13 anos. Foi instrutor de linguagens de programação na Microsoft, Sun, Oracle, e também atuou em consultoria pela Sun Microsystems. IoT (Internet das coisas), cloud (computação na nuvem), serverless (computação sem servidor) e Inteligência Artificial têm sido os focos de sua atenção nos últimos anos.

Palestrante patrocinado

Alberto Oliveira – Especialista em CyberSecurity, trabalha com segurança da informação há mais de 20 anos. Atualmente, é Head of Security Services da Truesec Security Experts, empresa de consultoria em segurança da informação baseada no Recife (PE). Ajuda a proteger pessoas e negócios “neste insano mundo conectado”. É especializado na implantação e design de soluções de segurança da informação, gerenciamento de projetos, engenharia de pré-vendas, gerenciamento e análise de riscos, e na implementação e desenho de infraestrutura de redes.

 Temas das palestras

 • O caminho para a singularidade;

• Salvando vidas com inteligência;

• A arte de empreender;

• Desafios em segurança de informações;

• Seu spa para inovação;

• Desafios da saúde pública e privada;

• Saúde 4.0.

 Além das palestras, haverá business suítes (reuniões segmentadas de negócios). O evento também conta com uma programação social, voltada tanto para os participantes quanto para seus acompanhantes.

SERVIÇO:

Innovation Meeting N NE 2019 e Innovation Health 2019

Data: 30 e 31 de agosto de 2019 (sexta-feira e sábado)

Local: Sheraton Reserva do Paiva

Informações: www.innovationmeeting.com.br

Da assessoria

 

O Escola de Inovadores, um programa de cursos de extensão gratuitos sobre empreendedorismo oferecido pelo Centro Paula Souza (CPS), está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (23). As aulas estão previstas para começar em setembro e acontecem em 45 Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de 40 municípios do estado de São Paulo.

O curso é oferecido para estudantes de ensino público e privado de nível médio, médio técnico ou superior que tenham ideias inovadores. O candidato precisa apresentar um projeto de empreendedorismo que será avaliado com base em critérios de inovação, viabilidade técnica e potencial mercadológico.

##RECOMENDA##

Serão selecionados de 10 a 25 projetos por unidade de ensino. A relação de aprovados será divulgada no dia 9 de setembro no site das unidades participantes. Alguns dos temas abordados no curso serão sobre gestão empresarial, design thinking, marketing, tecnologia aos negócios, finanças e mercados.

As inscrições são feitas pelo site do Inova Paula Souza. Os interessados devem escolher a unidade de interesse mais próxima de sua moradia. No mesmo site está disponível o edital 2019/2, com as regras do programa.

Uma iniciativa inovadora promete incentivar o empreendedorismo nas escolas da rede municipal de ensino em São Paulo. A parceria entre a prefeitura e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para utilização da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) entre os alunos do 1º ao 5º ano foi firmada na última segunda-feira (12). O projeto piloto será realizado em três escolas da capital paulista.

A metodologia do curso é semiaberta, permitindo que as atividades possam ser adaptadas a cada projeto pedagógico elaborado pela escola sem alterar os conceitos praticados no ano letivo. No 3º ano, por exemplo, a sugestão é montar uma oficina de brinquedos ecologicamente sustentáveis, fabricados com material reciclável. O exercício incentiva fatores imprescindíveis ao comportamento dos empreendedores, os quais somados ao divertimento, facilitam o aprendizado das crianças. Relacionando teoria e prática, o programa realizará projetos de acordo com a faixa etária dos alunos.

##RECOMENDA##

Na ação, professores serão treinados e formados em um curso de três módulos, totalizando 76 horas de treinamento. Em sala de aula, serão abordados temas sobre cooperação, cultura, inovação, ecosustentabilidade, ética e cidadania. As lições de fundamentação teórica e metodológica do curso preparam os alunos para o comportamento empreendedor. Não é obrigatória a participação de todos os educadores, entretanto só estarão habilitados a participar do JEPP quem concluir, na íntegra, a formação que será finalizada com o Seminário Jovem Empreendedor da Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU).

Páginas

Leia Concursos

Procure os
Concursos

Inscrições  Inscrições: Até 13/12/2019
Salário  Salário: pré-estabelecido no plano de carreira dos Professores Docentes I e II
Inscrições  Inscrições: Até 02/11/2019
Provas  Provas: 19/09/2019
Salário  Salário: R$ 9.616,18
Inscrições  Inscrições: Até 31/10/2019
Salário  Salário: R$ 11.069,17
Inscrições  Inscrições: Até 29/10/2019
Salário  Salário: entre R$ 4.382,84 e R$7.139,16
Inscrições  Inscrições: Até 25/10/2019
Salário  Salário: R$ 998 a R$ 4.728
Inscrições  Inscrições: Até 21/10/2019
Salário  Salário: R$ 1.950,46

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando